Marketing social: estudo de caso em um empresa têxtil de Toledo - PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maschio, Gilmar Geraldo
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83853
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_2bfc41d9cccafd94dca0a553eaf447a2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83853
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Marketing social: estudo de caso em um empresa têxtil de Toledo - PREngenharia de produçãoIndustria textilMarketing socialResponsabilidade socialPlanejamento empresarialDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O ambiente externo e interno impõe exigências à empresa que vão além da esfera econômica. A empresa deve implementar mudanças para garantir sua sustentabilidade frente às exigências que a realidade apresenta como relevantes. Uma das exigências que se consolida em diferentes setores da sociedade é a consciência da necessidade do engajamento do setor empresarial nas questões sociais. São os conceitos de responsabilidade social e ética que consolidam um novo paradigma: o relacionamento entre a empresa, o Estado e a sociedade. Esses três formam uma reciprocidade onde um influencia o outro e contribuem no enfrentamento dos indicadores sociais e para o aumento da qualidade de vida das populações. Nesse sentido, cabe à empresa repensar o seu modelo de gestão, estratégias, estruturas e processos administrativos, incluindo o marketing. A empresa desenvolve filantropia e estratégias de marketing com base em ações sociais, pautada numa tecnologia de administração voltada para a mudança social. É o marketing social conduzido pela organização que consiste na utilização de um conjunto de princípios e técnicas para a promoção de uma causa, idéia, comportamento ou até mesmo, um produto socialmente responsável. O marketing social está voltado às práticas nas áreas de educação, lazer, saúde, trabalhos e outros serviços humanos. Representa uma nova maneira de se conceber o indivíduo e a sociedade, como enfoque de uma empresa cidadã. Uma empresa que adota o marketing social é uma empresa diferente e vigilante na promoção da atualidade de vida da sociedade da qual também faz parte e obtém lucratividade. Torna-se indispensável à empresa com eficiente gerenciamento de estratégias como resposta aos desafios do ambiente e um programa geral de ações para a consecução de objetivos de curto, médio e longo prazo, visando cumprir sua missão. Para adesão de seu projeto e produto social, o plano de marketing precisa ser bem elaborado, organizado e implantado. O processo de planejamento de marketing social consiste em: planejamento, desenvolvimento da mensagem, apresentação do programa ou campanha, implantação avaliação e controle. O conhecimento teórico oportuniza um estudo de caso na empresa têxtil Fiasul, Toledo - PR, no que se refere a percepção do marketing social para a gerência e funcionários. Objetivando-se ao final, a elaboração de estratégias de atuação para a empresa Fiasul no sentido de implementar seu programa de ações e projetos sociais. Marketing social, responsabilidade social e ética tornam-se parte de um conceito mais amplo: do desenvolvimento sustentável e fortalecimento do desempenho econômico, social e ambiental.Florianópolis, SCValladares, AngeliseUniversidade Federal de Santa CatarinaMaschio, Gilmar Geraldo2012-10-20T04:00:48Z2012-10-20T04:00:48Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxiii, 98 f.| il., tabs., grafs.application/pdf192184http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83853porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-26T01:10:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83853Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-26T01:10:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Marketing social: estudo de caso em um empresa têxtil de Toledo - PR
title Marketing social: estudo de caso em um empresa têxtil de Toledo - PR
spellingShingle Marketing social: estudo de caso em um empresa têxtil de Toledo - PR
Maschio, Gilmar Geraldo
Engenharia de produção
Industria textil
Marketing social
Responsabilidade social
Planejamento empresarial
title_short Marketing social: estudo de caso em um empresa têxtil de Toledo - PR
title_full Marketing social: estudo de caso em um empresa têxtil de Toledo - PR
title_fullStr Marketing social: estudo de caso em um empresa têxtil de Toledo - PR
title_full_unstemmed Marketing social: estudo de caso em um empresa têxtil de Toledo - PR
title_sort Marketing social: estudo de caso em um empresa têxtil de Toledo - PR
author Maschio, Gilmar Geraldo
author_facet Maschio, Gilmar Geraldo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valladares, Angelise
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Maschio, Gilmar Geraldo
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Industria textil
Marketing social
Responsabilidade social
Planejamento empresarial
topic Engenharia de produção
Industria textil
Marketing social
Responsabilidade social
Planejamento empresarial
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002
2012-10-20T04:00:48Z
2012-10-20T04:00:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 192184
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83853
identifier_str_mv 192184
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83853
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xiii, 98 f.| il., tabs., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651989194637313