Inserção do tema internet no ensino superior: o caso da disciplina "introdução à tecnologia digital"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80171 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
id |
UFSC_2c09f67cd41a8dfa1c535b1800afe440 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/80171 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Inserção do tema internet no ensino superior: o caso da disciplina "introdução à tecnologia digital"Engenharia de produçãoEnsino auxiliado por computadorInternet (Redes de computadores)Ensino superior -Efeito de inovações tecnológicasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoA ascensão da Internet desencadeou uma demanda no ensino superior por conteúdos programáticos que contemplassem o tema "Internet e suas influências", de modo a promover a compreensão por parte dos alunos das mudanças pelas quais passa a humanidade. O presente trabalho contribui na solução desse problema através do relato da experiência ocorrida com a disciplina "Introdução à Tecnologia Digital", que teve seu início a partir de uma revisão bibliográfica que serviu de base para a organização inicial do conteúdo, que, por sua vez, foi testado em três turmas do Curso de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina. Encerrada a experiência, foi aplicado um questionário com os alunos que dela participaram, com o objetivo de colher a opinião deles sobre a própria. Para complementar, foi aplicado outro questionário com alguns profissionais e professores, com o objetivo de colher opiniões sobre o tema proposto. Como resultado, são apresentados, além da disciplina, alguns subsídios para a organização de conteúdos programáticos que contemplem o tema "Internet e suas influências", que se caracterizam pela presença constante do assunto "Mídia e Conhecimento" em suas bases.Florianópolis, SCLoch, CarlosUniversidade Federal de Santa CatarinaAlves, Dimas Pincinato2012-10-18T11:13:54Z2012-10-18T11:13:54Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxv, 141 f.| il., grafs., tabs.application/pdf180335http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80171porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-16T18:29:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/80171Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T18:29:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inserção do tema internet no ensino superior: o caso da disciplina "introdução à tecnologia digital" |
title |
Inserção do tema internet no ensino superior: o caso da disciplina "introdução à tecnologia digital" |
spellingShingle |
Inserção do tema internet no ensino superior: o caso da disciplina "introdução à tecnologia digital" Alves, Dimas Pincinato Engenharia de produção Ensino auxiliado por computador Internet (Redes de computadores) Ensino superior - Efeito de inovações tecnológicas |
title_short |
Inserção do tema internet no ensino superior: o caso da disciplina "introdução à tecnologia digital" |
title_full |
Inserção do tema internet no ensino superior: o caso da disciplina "introdução à tecnologia digital" |
title_fullStr |
Inserção do tema internet no ensino superior: o caso da disciplina "introdução à tecnologia digital" |
title_full_unstemmed |
Inserção do tema internet no ensino superior: o caso da disciplina "introdução à tecnologia digital" |
title_sort |
Inserção do tema internet no ensino superior: o caso da disciplina "introdução à tecnologia digital" |
author |
Alves, Dimas Pincinato |
author_facet |
Alves, Dimas Pincinato |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Loch, Carlos Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Dimas Pincinato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Ensino auxiliado por computador Internet (Redes de computadores) Ensino superior - Efeito de inovações tecnológicas |
topic |
Engenharia de produção Ensino auxiliado por computador Internet (Redes de computadores) Ensino superior - Efeito de inovações tecnológicas |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2001 2012-10-18T11:13:54Z 2012-10-18T11:13:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
180335 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80171 |
identifier_str_mv |
180335 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80171 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
xv, 141 f.| il., grafs., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652232971780096 |