Inserção do tema internet no ensino superior: o caso da disciplina "introdução à tecnologia digital"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Dimas Pincinato
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80171
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
id UFSC_2c09f67cd41a8dfa1c535b1800afe440
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/80171
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Inserção do tema internet no ensino superior: o caso da disciplina "introdução à tecnologia digital"Engenharia de produçãoEnsino auxiliado por computadorInternet (Redes de computadores)Ensino superior -Efeito de inovações tecnológicasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoA ascensão da Internet desencadeou uma demanda no ensino superior por conteúdos programáticos que contemplassem o tema "Internet e suas influências", de modo a promover a compreensão por parte dos alunos das mudanças pelas quais passa a humanidade. O presente trabalho contribui na solução desse problema através do relato da experiência ocorrida com a disciplina "Introdução à Tecnologia Digital", que teve seu início a partir de uma revisão bibliográfica que serviu de base para a organização inicial do conteúdo, que, por sua vez, foi testado em três turmas do Curso de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina. Encerrada a experiência, foi aplicado um questionário com os alunos que dela participaram, com o objetivo de colher a opinião deles sobre a própria. Para complementar, foi aplicado outro questionário com alguns profissionais e professores, com o objetivo de colher opiniões sobre o tema proposto. Como resultado, são apresentados, além da disciplina, alguns subsídios para a organização de conteúdos programáticos que contemplem o tema "Internet e suas influências", que se caracterizam pela presença constante do assunto "Mídia e Conhecimento" em suas bases.Florianópolis, SCLoch, CarlosUniversidade Federal de Santa CatarinaAlves, Dimas Pincinato2012-10-18T11:13:54Z2012-10-18T11:13:54Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxv, 141 f.| il., grafs., tabs.application/pdf180335http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80171porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-16T18:29:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/80171Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T18:29:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Inserção do tema internet no ensino superior: o caso da disciplina "introdução à tecnologia digital"
title Inserção do tema internet no ensino superior: o caso da disciplina "introdução à tecnologia digital"
spellingShingle Inserção do tema internet no ensino superior: o caso da disciplina "introdução à tecnologia digital"
Alves, Dimas Pincinato
Engenharia de produção
Ensino auxiliado por computador
Internet (Redes de computadores)
Ensino superior -
Efeito de inovações tecnológicas
title_short Inserção do tema internet no ensino superior: o caso da disciplina "introdução à tecnologia digital"
title_full Inserção do tema internet no ensino superior: o caso da disciplina "introdução à tecnologia digital"
title_fullStr Inserção do tema internet no ensino superior: o caso da disciplina "introdução à tecnologia digital"
title_full_unstemmed Inserção do tema internet no ensino superior: o caso da disciplina "introdução à tecnologia digital"
title_sort Inserção do tema internet no ensino superior: o caso da disciplina "introdução à tecnologia digital"
author Alves, Dimas Pincinato
author_facet Alves, Dimas Pincinato
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Loch, Carlos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Dimas Pincinato
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Ensino auxiliado por computador
Internet (Redes de computadores)
Ensino superior -
Efeito de inovações tecnológicas
topic Engenharia de produção
Ensino auxiliado por computador
Internet (Redes de computadores)
Ensino superior -
Efeito de inovações tecnológicas
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001
2012-10-18T11:13:54Z
2012-10-18T11:13:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 180335
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80171
identifier_str_mv 180335
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xv, 141 f.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652232971780096