Foreign language vocabulary acquisition using Semantic Mapping Software: a systematic review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosário, Janaina do
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230943
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2021.
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spelling Foreign language vocabulary acquisition using Semantic Mapping Software: a systematic reviewLíngua inglesaMapas conceituaisSemânticaAprendizagemVocabulárioDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2021.Conhecimento de vocabulário é vital para a comunicação em qualquer língua, pelo fato de poder auxiliar os alunos nas habilidades receptivas e produtivas. Ao mesmo tempo, seu desenvolvimento é complexo e pode ser facilitado com o uso de ferramentas digitais tais como programas de computadores para gerar mapas semânticos. Mapa semântico pode ser descrito como uma técnica de vocabulário para graficamente mostrar palavras e conceitos que permite os alunos aprenderem novas palavras ao mapeá-las com outras palavras relacionadas semelhantes em significado com a nova palavra. Considerando a importância do conhecimento de vocabulário para o processo de aprendizagem de uma L2, e à influência desta era em constante mudança, elucidar a contribuição dos programas de mapeamento semântico no contexto educacional do Inglês como língua estrangeira parece ser relevante. Esta pesquisa consiste em uma revisão sistemática que sintetizou 10 anos de pesquisa primária em torno da eficácia de aprender com programas de mapeamento semântico comparados com outras técnicas educativas tradicionais (não mapeamento) para ensinar e aprender vocabulário no contexto do Inglês como uma língua estrangeira. Dois objetivos de pesquisa foram abordados: investigar se, ou não ensinar vocabulário para alunos de Inglês como Língua Estrangeira via programa de mapeamento semântico significativamente melhora o vocabulário, baseado nas evidências coletadas pelos pesquisadores primários em estudos entre 2010 e 2020, e identificar as conclusões dos pesquisadores primários para o uso do programa de mapeamento semântico para aprendizagem de vocabulário. Seguiu-se um protocolo de revisão sistemática de 8 passos, baseado no estudo de Zawacki-Ritcher (2020) que incluiu: delimitação pergunta de pesquisa, criação estrutura conceitual, criação critérios de seleção, elaboração estratégia de busca, seleção dos estudos, sistematização dos resultados dos estudos, avaliação da qualidade dos estudos, e sintetização dos resultados. Esta busca sistemática da literatura, via 7 base de dados de bibliotecas virtuais identificaram 7 estudos de alta qualidade, que atenderam aos critérios de inclusão determinados e foram apreciados. A avaliação crítica dos estudos revisados foi baseada na declaração da ?Transparent Reporting of Evaluations with Non- randomized Designs? (TREND). Os resultados indicam ganhos estatisticamente significantes sobre aprendizagem e retenção de vocabulário em todos os grupos experimentais, ou seja, os usuários dos programas de MS, quando comparados com seus equivalentes nos grupos controles. Todos os resultados quantitativos obtidos e analisados sobre uma perspectiva qualitativa são evidências empíricas claras que os programas de mapeamento semântico funcionam efetivamente em promover aquisição de vocabulário dos alunos de Inglês como Língua Estrangeira. Em outras palavras, o uso do Mapa Semântico com Auxílio do Computador (CASM) como uma técnica educativa de vocabulário teve um impacto significante e, portanto, melhorou a aprendizagem e retenção do conhecimento de vocabulário dos alunos de Inglês como Língua Estrangeira. Como conclusão, é possível dizer que os programas de mapeamento semântico são uma técnica potencialmente viável e bem-sucedida para expansão e aquisição de vocabulário em Inglês como Língua Estrangeira.Abstract: Vocabulary knowledge is vital for communication in any language, due to the fact it can assist learners in their receptive and productive skills. At the same time, its development is complex and can be facilitated with the use of digital tools such as computer software to generate semantic mappings. Semantic mapping can be described as a vocabulary technique for graphically displaying words and concepts, which allows learners to learn new words by mapping it with other related words similar in meaning to the new word. Considering the importance of vocabulary knowledge to the language learning process of an L2, and the influence of this ever-changing technological era, to elucidate the contribution of Semantic Mapping Software in the EFL educational contexts seems to be relevant. This research consists of a Systematic Review, which synthesized 10 years of primary research studies around the efficacy of learning with SM software compared to other traditional instructional (non-mapping) techniques for teaching and learning vocabulary in the context of English as a Foreign Language. Two research objectives were addressed: to investigate whether or not teaching vocabulary to EFL learners via Semantic Mapping software improves their vocabulary learning, based on the primary research studies, from 2010 to 2020, and to identify primary researchers? conclusions for the use of Semantic Mapping software for vocabulary learning. It followed an 8- step systematic review protocol based on Zawacki-Richter?s study (2020) which encompassed: develop research question, design review of literature, construct selection criteria, develop search strategy, select studies, coding studies, assess the quality of studies, and synthesize the results. This systematic search of the literature via 7 virtual library databases identified 7 high quality studies that met the inclusion criteria and were appraised. The critical appraisal of the studies reviewed was based on Transparent Reporting of Evaluations with Non-randomized Designs (TREND) statement. The findings indicate statistically significant gains over vocabulary learning and retention in all experimental groups, that is, in the users of the SM software, when compared to their counterparts in the control groups. All the quantitative outcomes obtained and analyzed from a qualitative perspective are clear empirical evidence that SM software work effectively in promoting EFL learners? vocabulary acquisition, in other words, the use of Computer- Assisted Semantic Mapping (CASM) as a vocabulary instructional technique had a significant impact and hence improved students? learning and retention of EFL vocabulary knowledge. As a conclusion, it is possible to state that SM software are a potentially feasible and successful technique for vocabulary expansion and acquisition in EFL.Tumolo, Celso Henrique SoufenUniversidade Federal de Santa CatarinaRosário, Janaina do2022-02-14T13:30:05Z2022-02-14T13:30:05Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis104 p.| il., tabs.application/pdf373953https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230943engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-14T13:30:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/230943Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-02-14T13:30:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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