Indicadores de produção intelectual na Ciência da Informação: perspectivas para o Sistema de Avaliação da Capes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Mateus Rebouças
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234795
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2022.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaNascimento, Mateus RebouçasPinto, Adilson Luiz2022-05-19T14:48:58Z2022-05-19T14:48:58Z2022375156https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234795Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2022.A construção de saberes na ciência é permeada por um ecossistema congregado por pesquisadores que investigam questões da sociedade prospectadas em produções intelectuais como artigos, capítulos de livro, livros, trabalhos em anais de eventos, dentre outras tipologias disseminadas em múltiplos canais comunicativos. A difusão do conhecimento científico pode ser mensurada por meio dos estudos métricos da informação, utilizando recursos quantitativos para mapear o cenário nas áreas do conhecimento focando em apresentar panoramas da informação científica registrada, como exemplo, as oriundas em programas de pós-graduação. Neste cenário, este estudo objetiva analisar indicadores de produção intelectual dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação, relativos ao Sistema de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Com isso, questiona-se como indicadores métricos concretos podem ser apresentados para análise da pós-graduação em Ciência da Informação que contribuam para o Sistemas de Avaliação como o aplicado pela Capes? Em resposta a essa problemática, busca-se: a) Identificar os programas de pós-graduação em Ciência da Informação aptos para avaliação da Capes; b) Mapear a produção intelectual dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação no período de 2017-2020; c) Apresentar indicadores da produção intelectual nos programas de pós-graduação em Ciência da Informação visando o Sistema de Avaliação da Capes; d) Propor diretrizes para o Sistema de Avaliação da Capes pautados na área da Informação. Com base para pesquisa, utiliza-se como referencial teórico os preceitos dos estudos métricos da informação, com foco central na bibliometria e cientometria, destacando posteriormente o processo de avaliação que é aplicado na pós-graduação brasileira. Metodologicamente a pesquisa apresenta quanto a sua abordagem caráter quantitativo e qualitativo, quanto aos objetivos como exploratória e descritiva, e quanto aos procedimentos como um estudo bibliométrico do cenário aplicado na Ciência da Informação. O constructo metodológico da pesquisa congrega seis etapas: a) identificação dos docentes dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação para geração da coleção de dados; b) extração de dados na Plataforma Sucupira para geração de indicadores métricos para pós-graduação; c) extração manual dos IDs dos currículos Lattes dos docentes para coleta no framework Lattesdataxplorer; d) geração, tratamento e análise dos dados extraídos; e) análise crítica de conteúdo do documento da avaliação da área de comunicação & informação; g) apresentação de diretrizes de avaliação para área da informação. Como resultado, os dados refletem que a avaliação da Capes apresenta um viés mais quantitativo da produção intelectual dos programas, necessitando de uma metodologia aplicada. Conclui-se que os indicadores de produção intelectual podem ser apresentados nas dimensões qualitativas de análise dos produtos gerados em um por meio de metodologias consolidadas dos campos da Ciência da Informação, como a análise de domínio e os de indicadores de produção, indicadores de ligação, indicadores de citação e de impacto.Abstract: The construction of knowledge in science is permeated by an ecosystem brought together by researchers who investigate issues of society prospected in intellectual productions such as articles, book chapters, books, works in proceedings of events, among other typologies disseminated in multiple communicative channels. The diffusion of scientific knowledge can be measured through metric studies of information, using quantitative resources to map the scenario in areas of knowledge, focusing on presenting panoramas of recorded scientific information, for example, those from postgraduate programs. In this scenario, this study aims to analyze indicators of intellectual production of graduate programs in Information Science, related to the Evaluation System of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes). With this, the question is how concrete metric indicators can be presented for analysis of postgraduate studies in Information Science that contribute to the Assessment Systems as applied by Capes? In response to this problem, we seek to: a) Identify graduate programs in Information Science suitable for Capes evaluation; b) Map the intellectual production of postgraduate programs in Information Science in the period 2017- 2020; c) Present indicators of intellectual production in postgraduate programs in Information Science aiming at the Capes Evaluation System; d) Propose guidelines for the Capes Assessment System based on the Information area. Based on the research, the precepts of the metric studies of information are used as a theoretical framework, with a central focus on bibliometrics and scientometrics, later highlighting the evaluation process that is applied in Brazilian graduate studies. Methodologically, the research presents a quantitative and qualitative approach in terms of its objectives, as exploratory and descriptive, and in terms of procedures as a bibliometric study of the scenario applied in Information Science. The methodological construct of the research brings together six steps: a) identification of professors of graduate programs in Information Science to generate the data collection; b) data extraction on the Sucupira Platform to generate metric indicators for postgraduate studies; c) manual extraction of the IDs from the teachers' Lattes curricula for collection in the Lattesdataxplorer framework; d) generation, treatment and analysis of the extracted data; e) critical analysis of the content of the communication & information area evaluation document; g) presentation of evaluation guidelines for the information area. As a result, the data reflect that the Capes evaluation presents a more quantitative bias of the intellectual production of the programs, requiring an applied methodology. It is concluded that the indicators of intellectual production can be presented in the qualitative dimensions of analysis of the products generated in one through consolidated methodologies of the fields of Information Science, such as domain analysis and those of production indicators, linkage indicators, citation and impact indicators.107 p.| il., gráfs.porCiência da informaçãoProdução científicaComunicação na ciênciaIndicadores de produção intelectual na Ciência da Informação: perspectivas para o Sistema de Avaliação da Capesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPCIN0290-D.pdfPCIN0290-D.pdfapplication/pdf2955706https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/234795/-1/PCIN0290-D.pdf625174bffa0ed6447bd6168de8c9e2cfMD5-1123456789/2347952022-05-19 11:48:58.833oai:repositorio.ufsc.br:123456789/234795Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-19T14:48:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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