Descrever a contribuição do design gráfico na gestão das marcas de moda catarinense a partir das ações no site da rede social Facebook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aquino, Daniela de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103385
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2012
id UFSC_2ce46c13dfb8401c53f220c3fd57edd2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/103385
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Descrever a contribuição do design gráfico na gestão das marcas de moda catarinense a partir das ações no site da rede social FacebookDesenho graficoRedes sociais on-lineMarca de produtosSanta CatarinaModaSanta CatarinaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2012A influência dos sites de redes sociais no mercado está contribuindo para um novo redirecionamento do cenário da gestão da marca, visando o relacionamento empresa e consumidor, assim, o branding organiza as ações estratégicas para a construção e a projeção da marca no mercado. O objetivo desta pesquisa é descrever a contribuição do design gráfico na gestão das marcas de moda catarinense, a partir das ações no site da rede social Facebook. Para tanto, esta pesquisa adotou a abordagem metodológica, um estágio exploratório e descritivo, caracterizada a pesquisa como estudo de caso no meio on-line, para estabelecer um estudo que explora e descreve a gestão da marca no Facebook. As unidades-caso selecionadas para este estudo foram as marcas de moda de Santa Catarina Hering, Colcci e Dudalina Feminina, para o qual utilizou-se uma entrevista estruturada com as gestoras das marcas, a observação sistemática das marcas no Facebook, e o questionário aplicado com designers gráficos. O processo de análise dos dados envolveu diversos procedimentos entre eles: análise e interpretação, análise de conteúdo, e tabulação dos dados e cálculos estatísticos. Nos resultados da pesquisa conclui-se que, é expressivo e essencial a participação e aplicação do design gráfico, na gestão da marca no Facebook, para que se desenvolva uma linguagem visual unificada, a fim de transmitir a personalidade da marca, alinhando-se com as estratégias de posicionamento para que se consiga diferencial competitivo.<br>Abstract : The influence of social networking sites on the market is contributing to a new direct area of brand management, targeting the relationship between company and consumer, thus, the branding organizes strategic actions for the construction and projection of the brand#s impact on the market. The objective of this research is to describe the contribution that graphic design makes towards the management of fashion related brands in Santa Catarina state, specifically from the engagement experienced on the social networking site, Facebook. In order to ensure valuable insight is achieved, this survey adopted the following methodological approach; an exploratory and descriptive stage characterizing the research as a case study in the area of online social engagement to establish a study which explores and describes the management of the brand on Facebook. The case study brands of fashion selected for this research are Hering, Colcci and Dudalina, for which we used a structured interview with the managers of the brands, the systematic observation of the brands impact on Facebook and a questionnaire sent to associated graphic designers. The process of data analysis involved various procedures including the analysis and interpretation, content analysis, tabulation of data and statistical calculations. In the research results we concluded that the participation and application of graphic design is expressive and essential for the brand management on Facebook in order to develop a unified visual language and convey the personality of the brand, aligning itself with the strategies of positioning to achieve competitive advantage.Gomez, Luiz Salomão RibasUniversidade Federal de Santa CatarinaAquino, Daniela de2013-07-16T04:25:25Z2013-07-16T04:25:25Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis159 p.| il., tabs.application/pdf314636http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103385porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-16T04:25:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/103385Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T04:25:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Descrever a contribuição do design gráfico na gestão das marcas de moda catarinense a partir das ações no site da rede social Facebook
title Descrever a contribuição do design gráfico na gestão das marcas de moda catarinense a partir das ações no site da rede social Facebook
spellingShingle Descrever a contribuição do design gráfico na gestão das marcas de moda catarinense a partir das ações no site da rede social Facebook
Aquino, Daniela de
Desenho grafico
Redes sociais on-line
Marca de produtos
Santa Catarina
Moda
Santa Catarina
title_short Descrever a contribuição do design gráfico na gestão das marcas de moda catarinense a partir das ações no site da rede social Facebook
title_full Descrever a contribuição do design gráfico na gestão das marcas de moda catarinense a partir das ações no site da rede social Facebook
title_fullStr Descrever a contribuição do design gráfico na gestão das marcas de moda catarinense a partir das ações no site da rede social Facebook
title_full_unstemmed Descrever a contribuição do design gráfico na gestão das marcas de moda catarinense a partir das ações no site da rede social Facebook
title_sort Descrever a contribuição do design gráfico na gestão das marcas de moda catarinense a partir das ações no site da rede social Facebook
author Aquino, Daniela de
author_facet Aquino, Daniela de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomez, Luiz Salomão Ribas
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Aquino, Daniela de
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho grafico
Redes sociais on-line
Marca de produtos
Santa Catarina
Moda
Santa Catarina
topic Desenho grafico
Redes sociais on-line
Marca de produtos
Santa Catarina
Moda
Santa Catarina
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012
2013-07-16T04:25:25Z
2013-07-16T04:25:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 314636
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103385
identifier_str_mv 314636
url http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 159 p.| il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652357073895424