Estudo de adaptação de uma ferrovia entre São Paulo (SP) e São José dos Campos (SP) com uso combinado para transporte de cargas e passageiros
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248199 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia Civil. |
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Estudo de adaptação de uma ferrovia entre São Paulo (SP) e São José dos Campos (SP) com uso combinado para transporte de cargas e passageirosFerroviasInfraestruturabrownfieldTraçadoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia Civil.O setor ferroviário do Brasil apresenta-se estagnado nas últimas décadas, já que a malha não apresentou avanços significativos em sua extensão e muitos trechos estão inativos. Consequentemente, as rodovias são responsáveis por grande porcentagem do transporte de cargas tanto entre o transporte de cargas quanto para a mobilidade de passageiros, ocasionando no sobre uso de um único modal. É sabido que o modal ferroviário é o mais indicado para o transporte de produtos de baixo valor agregado em longas distâncias, contudo há ainda a possibilidade do uso deste modal para carga geral, que possuem um maior valor agregado, utilizando-se da intermodalidade, fazendo a última milha com o transporte rodoviário, que satisfaz a necessidade do transporte porta a porta para cargas gerais. Desse modo, considerando sua extensão territorial, o investimento em ferrovias torna-se um assunto prioritário na pauta de infraestrutura e logística do país. Este estudo alia a importância do uso da infraestrutura existente para novos projetos ferroviários com soluções de intermodalidade para a eliminação dos gargalos físicos e operacionais existentes no setor. Abordou-se o conceito de projetos brownfield para a adaptação de traçados existentes de ferrovia para um uso de transporte de cargas e passageiros, considerando a adequação de parâmetros a serem considerados como rampa máxima de inclinação vertical e raio mínimo de curva horizontal, além de soluções para garantir o acesso a outros modais. Como estudo da adaptação foi escolhido o a ferrovia que liga São Paulo (SP) a São José dos Campos (SP). A região em questão apresenta um relevo de planalto, que facilita em muito a exequibilidade e análises de adaptação, dando enfoque para as soluções de acesso para os usuários e conexão com outros modais. Por fim, o estudo foi feito utilizando-se principalmente de imagens de satélites disponíveis e verificação de normas estabelecidas.The railway sector in Brazil has been stagnant in recent decades, as the network has not experienced significant expansion, and many sections are inactive. Consequently, highways account for a large percentage of both freight transportation and passenger mobility, leading to the overuse of a single mode of transport. It is well known that the railway mode is most suitable for transporting low-value goods over long distances. However, there is still the possibility of utilizing this mode for general cargo, which has higher added value, by employing intermodality and incorporating the last mile with road transport, which meets the need for door-to-door transportation for general cargo. Thus, considering its territorial expanse, investment in railways becomes a priority on the country's infrastructure and logistics agenda. This study combines the importance of utilizing existing infrastructure for new railway projects with intermodal solutions to eliminate existing physical and operational bottlenecks in the sector. The concept of brownfield projects was addressed, focusing on the adaptation of existing railway alignments for the transportation of goods and passengers. This includes the adjustment of parameters such as maximum vertical incline gradient and minimum horizontal curve radius, as well as solutions to ensure access to other modes of transport. The railway linking São Paulo (SP) to São José dos Campos (SP) was chosen as a case study for the adaptation. The region in question has a plateau topography, which greatly facilitates the feasibility and analysis of adaptation, with emphasis on solutions for user access and connection to other modes of transport. Finally, the study primarily relied on available satellite images and compliance with established regulations.Florianópolis, SC.Noronha, Marcos Aurélio MarquesUniversidade Federal de Santa Catarina.Andrade, Vinícius de2023-07-06T15:12:18Z2023-07-06T15:12:18Z2023-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis102 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248199Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-07-06T15:12:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/248199Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-07-06T15:12:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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