A aprendizagem do check-in hoteleiro na língua inglesa: o papel do resultado comunicativo em uma reavaliação do conceito de tarefa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Telma Pires Pacheco
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215611
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2019.
id UFSC_2d88b4d3fe2dabc385ae52a16494e190
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/215611
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A aprendizagem do check-in hoteleiro na língua inglesa: o papel do resultado comunicativo em uma reavaliação do conceito de tarefaLinguísticaLíngua inglesaHotéisTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2019.Alguns autores (BARBIRATO, 2005; ELLIS, 2003; SKEHAN, 1998; WILLIS, 1996; XAVIER, 2007, 2010, 2012, 2016.) definem ?tarefa? como uma atividade de ensino de língua caracterizada por dois elementos principais: foco primário no significado e produção de um resultado comunicativo, sendo que esse último elemento não é mencioando por outros (LONG, 1985; NUNAN, 1989). Essa pesquisa buscou verificar o impacto do resultado comunicativo (communicative outcome) na aprendizagem do gênero check-in hoteleiro por alunos do Curso Superior de Hotelaria em Florianópolis, SC, Brazil. Duas sequências de atividades comunicativas ? (a) um conjunto de tarefas (foco primário no significado e resultado comunicativo) e (b) um conjunto de atividades comunicativas (foco primário no significado) ? foram desenhadas objetivando a reanálise do conceio de ?tarefa?. O desenho das atividades foi informado por pesquisas recentes sobre planejamento, autenticidade e repetição. Depois de um pré-teste, objetivando o conhecimento prévio dos estudantes, as sequências foram aplicadas com dois grupos distintos. Dois pós-testes, com cinco semanas de intervalo, foram aplicados e a produção oral dos alunos foi transcrita e analizada, considerando sua adequação comunicativa e complexidade proposicional. Os resultados apontaram um impacto positivo do resultado comunicativo na aprendizagem do check-in na língua inglesa, especialmente em alunos intermediários, sugerindo a importância desse elemento para o conceito de ?tarefa?. Os resultados também revelaram uma vantagem das tarefas em comparação a outras atividades comunicativas.Abstract: Some TBLT authors (BARBIRATO, 2005; ELLIS, 2003; SKEHAN, 1998; WILLIS, 1996; XAVIER, 2007, 2010, 2012, 2016.) conceptualize 'task' as a language teaching activity characterized by two main elements: a primary focus on meaning and the production of a communicative outcome, being the latter not mentioned by other authors (LONG, 1985; NUNAN, 1989). This research focused on the impact of 'communicative outcome' in the learning of the 'hotel check-in' genre by Brazilian undergraduate students of a hotel management course in Florianópolis, SC, Brazil. Two pedagogic sets of communicative activities - (a) a set of tasks (primary focus on meaning and a communicative outcome) and (b) a set of communicative activities (primary focus on meaning) - were designed aiming at a reanalysis of the concept of 'task'. The activities design was informed by recent research findings on planning, authenticity and repetition. After a pretest aiming at students? previous knowledge, the pedagogic sets were applied with two different groups. Then, two posttests with a five-week interval were applied and students? oral production as receptionists was transcribed and analyzed considering their communicative adequacy and propositional complexity. Results pointed to a positive impact of 'communicative outcome' in the learning the 'hotel check-in' in English, especially in the case of students with an intermediate level of proficiency, suggesting the importance of considering this element in the concept of ?task?. The findings also revealed an advantage of 'tasks' as compared to other communicative activities.Xavier, Rosely PerezUniversidade Federal de Santa CatarinaAmorim, Telma Pires Pacheco2020-10-21T21:18:30Z2020-10-21T21:18:30Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis272 p.| il.application/pdf369552https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215611porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:18:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215611Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:18:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem do check-in hoteleiro na língua inglesa: o papel do resultado comunicativo em uma reavaliação do conceito de tarefa
title A aprendizagem do check-in hoteleiro na língua inglesa: o papel do resultado comunicativo em uma reavaliação do conceito de tarefa
spellingShingle A aprendizagem do check-in hoteleiro na língua inglesa: o papel do resultado comunicativo em uma reavaliação do conceito de tarefa
Amorim, Telma Pires Pacheco
Linguística
Língua inglesa
Hotéis
title_short A aprendizagem do check-in hoteleiro na língua inglesa: o papel do resultado comunicativo em uma reavaliação do conceito de tarefa
title_full A aprendizagem do check-in hoteleiro na língua inglesa: o papel do resultado comunicativo em uma reavaliação do conceito de tarefa
title_fullStr A aprendizagem do check-in hoteleiro na língua inglesa: o papel do resultado comunicativo em uma reavaliação do conceito de tarefa
title_full_unstemmed A aprendizagem do check-in hoteleiro na língua inglesa: o papel do resultado comunicativo em uma reavaliação do conceito de tarefa
title_sort A aprendizagem do check-in hoteleiro na língua inglesa: o papel do resultado comunicativo em uma reavaliação do conceito de tarefa
author Amorim, Telma Pires Pacheco
author_facet Amorim, Telma Pires Pacheco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Xavier, Rosely Perez
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Telma Pires Pacheco
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística
Língua inglesa
Hotéis
topic Linguística
Língua inglesa
Hotéis
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-10-21T21:18:30Z
2020-10-21T21:18:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 369552
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215611
identifier_str_mv 369552
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 272 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652409434537984