Uma Análise de necessidades comunicativas de profissionais do eixo tecnológico hospitalidade e lazer: subsídios para um programa de ensino de inglês baseado em tarefas
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94991 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2011 |
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Uma Análise de necessidades comunicativas de profissionais do eixo tecnológico hospitalidade e lazer: subsídios para um programa de ensino de inglês baseado em tarefasLinguisticaLingua inglesaEstudo e ensinoEnsino profissionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2011Este estudo relata uma análise de necessidades conduzida como primeiro passo para o desenho de um currículo baseado em tarefas para alunos adultos do eixo tecnológico Hospitalidade e Lazer, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Quando os cursos desse eixo foram introduzidos no IFSC, as habilidades de comunicação oral tornaram-se essenciais, o que exigiu uma mudança no desenho do currículo dessa instituição. Considerando a noção de tarefa (LONG, 1985) como unidade curricular, este estudo seguiu os procedimentos desse autor para o desenho de um programa baseado em tarefas, iniciando com uma análise de necessidades de recepcionistas de hotel e de garçons/garçonetes para a definição de tarefas-alvo e a sua classificação em tarefas-tipo. As seguintes perguntas de pesquisa foram propostas: (1) Quais necessidades comunicativas recepcionistas de hotel e garçons/garçonetes de restaurantes apresentam ter no exercício de sua profissão? (2) Como as tarefas-alvo podem ser organizadas em tarefas-tipo? Quatorze profissionais participaram desse estudo: dois professores formadores, um chefe de recepção, um maitre, cinco recepcionistas e cinco garçons/garçonetes. Os dados foram coletados através de (a) entrevistas gravadas em áudio com os professores-formadores, o chefe de recepção e o maitre, (b) observação não-participativa dos recepcionistas e dos garçons/garçonetes em sua rotina de trabalho e (c) um questionário com esses profissionais. Os dados mostraram que as noções de tarefa-alvo e subtarefa, propostas por Long, podem ser associadas à noção de gênero discursivo (MARTIN, 1984) para possibilitar a identificação de tarefas-alvo e tarefas-tipo. Numa direção oposta ao que propôs Long, este estudo concluiu que as tarefas-alvo deveriam, também, ser utilizadas como base para o desenvolvimento das tarefas pedagógicas no desenho de um currículo baseado em tarefas para programas de educação profissional de ensino de inglês como língua estrangeira.Florianópolis, SCXavier, Rosely PerezUniversidade Federal de Santa CatarinaAmorim, Telma Pires Pacheco2012-10-25T18:59:58Z2012-10-25T18:59:58Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf297506http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94991porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T19:39:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/94991Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T19:39:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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