Uma Análise de necessidades comunicativas de profissionais do eixo tecnológico hospitalidade e lazer: subsídios para um programa de ensino de inglês baseado em tarefas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Telma Pires Pacheco
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94991
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2011
id UFSC_a0648a6fd943524a5cced26acac34799
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/94991
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Uma Análise de necessidades comunicativas de profissionais do eixo tecnológico hospitalidade e lazer: subsídios para um programa de ensino de inglês baseado em tarefasLinguisticaLingua inglesaEstudo e ensinoEnsino profissionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2011Este estudo relata uma análise de necessidades conduzida como primeiro passo para o desenho de um currículo baseado em tarefas para alunos adultos do eixo tecnológico Hospitalidade e Lazer, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Quando os cursos desse eixo foram introduzidos no IFSC, as habilidades de comunicação oral tornaram-se essenciais, o que exigiu uma mudança no desenho do currículo dessa instituição. Considerando a noção de tarefa (LONG, 1985) como unidade curricular, este estudo seguiu os procedimentos desse autor para o desenho de um programa baseado em tarefas, iniciando com uma análise de necessidades de recepcionistas de hotel e de garçons/garçonetes para a definição de tarefas-alvo e a sua classificação em tarefas-tipo. As seguintes perguntas de pesquisa foram propostas: (1) Quais necessidades comunicativas recepcionistas de hotel e garçons/garçonetes de restaurantes apresentam ter no exercício de sua profissão? (2) Como as tarefas-alvo podem ser organizadas em tarefas-tipo? Quatorze profissionais participaram desse estudo: dois professores formadores, um chefe de recepção, um maitre, cinco recepcionistas e cinco garçons/garçonetes. Os dados foram coletados através de (a) entrevistas gravadas em áudio com os professores-formadores, o chefe de recepção e o maitre, (b) observação não-participativa dos recepcionistas e dos garçons/garçonetes em sua rotina de trabalho e (c) um questionário com esses profissionais. Os dados mostraram que as noções de tarefa-alvo e subtarefa, propostas por Long, podem ser associadas à noção de gênero discursivo (MARTIN, 1984) para possibilitar a identificação de tarefas-alvo e tarefas-tipo. Numa direção oposta ao que propôs Long, este estudo concluiu que as tarefas-alvo deveriam, também, ser utilizadas como base para o desenvolvimento das tarefas pedagógicas no desenho de um currículo baseado em tarefas para programas de educação profissional de ensino de inglês como língua estrangeira.Florianópolis, SCXavier, Rosely PerezUniversidade Federal de Santa CatarinaAmorim, Telma Pires Pacheco2012-10-25T18:59:58Z2012-10-25T18:59:58Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf297506http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94991porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T19:39:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/94991Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T19:39:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma Análise de necessidades comunicativas de profissionais do eixo tecnológico hospitalidade e lazer: subsídios para um programa de ensino de inglês baseado em tarefas
title Uma Análise de necessidades comunicativas de profissionais do eixo tecnológico hospitalidade e lazer: subsídios para um programa de ensino de inglês baseado em tarefas
spellingShingle Uma Análise de necessidades comunicativas de profissionais do eixo tecnológico hospitalidade e lazer: subsídios para um programa de ensino de inglês baseado em tarefas
Amorim, Telma Pires Pacheco
Linguistica
Lingua inglesa
Estudo e ensino
Ensino profissional
title_short Uma Análise de necessidades comunicativas de profissionais do eixo tecnológico hospitalidade e lazer: subsídios para um programa de ensino de inglês baseado em tarefas
title_full Uma Análise de necessidades comunicativas de profissionais do eixo tecnológico hospitalidade e lazer: subsídios para um programa de ensino de inglês baseado em tarefas
title_fullStr Uma Análise de necessidades comunicativas de profissionais do eixo tecnológico hospitalidade e lazer: subsídios para um programa de ensino de inglês baseado em tarefas
title_full_unstemmed Uma Análise de necessidades comunicativas de profissionais do eixo tecnológico hospitalidade e lazer: subsídios para um programa de ensino de inglês baseado em tarefas
title_sort Uma Análise de necessidades comunicativas de profissionais do eixo tecnológico hospitalidade e lazer: subsídios para um programa de ensino de inglês baseado em tarefas
author Amorim, Telma Pires Pacheco
author_facet Amorim, Telma Pires Pacheco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Xavier, Rosely Perez
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Telma Pires Pacheco
dc.subject.por.fl_str_mv Linguistica
Lingua inglesa
Estudo e ensino
Ensino profissional
topic Linguistica
Lingua inglesa
Estudo e ensino
Ensino profissional
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011
2012-10-25T18:59:58Z
2012-10-25T18:59:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 297506
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94991
identifier_str_mv 297506
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94991
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652283761655808