Tecnologias de informação e comunicação em odontologia: desenvolvimento de um aplicativo auxiliar no ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96183 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Odontologia |
id |
UFSC_2d940c7c19995617f0a9c1963e13dc3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96183 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Tecnologias de informação e comunicação em odontologia: desenvolvimento de um aplicativo auxiliar no ensinoOdontologiaTecnologia da informaçãoEducação em OdontologiaTecnologia educacionalCaries dentariasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em OdontologiaAtualmente, o modelo formador da odontologia traz a perspectiva do equilíbrio entre excelência técnica e relevância social e está apoiado em modelos pedagógicos mais dialógicos e interativos, na adoção de metodologias ativas de ensino-aprendizagem e no professor como facilitador do processo de construção do conhecimento. Dentre as metodologias de ensino-aprendizagem, existem as que são baseadas nas tecnologias de informação e comunicação (TIC) como uma nova possibilidade à educação, sustentada na construção do conhecimento pelo aluno e no desenvolvimento de novas competências, como capacidade de enfrentar o novo, criatividade, autonomia e comunicação. Dentro deste contexto, situa-se este trabalho de pesquisa que tem por objetivo apresentar a trajetória da construção de um aplicativo para estudo dos determinantes da doença cárie dentária e suas características operacionais, além de demonstrar a utilização das TIC como instrumentos de apoio ao processo de ensino-aprendizagem em odontologia, por meio do uso deste sistema. O aplicativo foi desenvolvido por meio de um trabalho interdisciplinar do qual participaram profissionais das áreas de Odontologia, Sistemas de Informação e Design. Os pesquisadores da área da Odontologia forneceram o referencial teórico que fundamentou as regras necessárias para o desenvolvimento do aplicativo. Os profissionais das áreas de Sistemas de Informação e de Design codificaram o sistema utilizando as tecnologias HTML com CSS e Java para o desenvolvimento estrutural das páginas, Java Script para o desenvolvimento das interatividades e MYSQL para o desenvolvimento do banco de dados. O aplicativo foi utilizado por alunos da 6ª fase do Curso de Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina, numa disciplina que aborda conteúdos de Odontologia em Saúde Coletiva, no contexto da escola de ensino fundamental. Sua utilização foi relatada através de uma pesquisa qualitativa com os alunos de odontologia, cujo processo investigativo ancorou-se na técnica do grupo focal e análise dos dados foi realizada seguindo os pressupostos da Análise de Conteúdo de Bardin, com o auxílio do software NVivo® 9.0. A análise dos dados evidenciou as vantagens da utilização das TIC no ensino da odontologia, como instrumentos fundamentais e facilitadores deste processo, percebendo-se a importância e o potencial do seu uso na formação dos alunos frente à necessidade de se adaptarem ao contexto atual de constantes avanços tecnológicos e rápida expansão dos conhecimentos científicos.Currently, the dental educational model brings the perspective of the balance between technical excellence and social relevance. It is supported by dialogical strategies and interactive methodologies in an active teaching-learning process. The teacher is considered a facilitator of the process of knowledge construction. Among the methods of teaching and learning, there are those that are based on information and communication technologies (ICT) as a new possibility to education developing new skills, such as: ability to face the new, creativity, autonomy and communication. Within this context this research which aims to demonstrate the path of building an application to studying the determinants of dental caries and its operational characteristics, and demonstrate the use of ICT as tools to support the teaching-learning process in dentistry. The application was developed by an interdisciplinary work, which was attended by Dentistry, Information Systems and Design professionals. Dentistry researchers provided the theoretical framework that oriented the rules for the application development. The professionals in the areas of Information Systems and Design have coded the system using technologies with CSS HTML and Java to the structural development of the pages, Java Script for the interactivity and MySQL for the database. The application was used by students from the 3rdd year of the Federal University of Santa Catarina Dental School, in a Public Oral Health course, in the context of an elementary school. Its use was reported by a qualitative study with the dental students. Data collection was conducted through the focus group technique and data analysis was carried out following the Content Analysis statements, utilizing NVivo 9.0® software. The results showed the advantages of using ICTs in dental education as basic tools and facilitators of teaching-learning process. It was revealed the importance and the potential of the ICT's use to face the demands of constant advances of technology and the fast expansion of scientific knowledge.Florianópolis, SCMello, Ana Lúcia Schaefer Ferreira deAmante, Claudio JoseUniversidade Federal de Santa CatarinaWarmling, Alessandra Martins Ferreira2012-10-26T09:35:30Z2012-10-26T09:35:30Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis156 p.| il.application/pdf303925http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96183porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T16:45:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96183Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T16:45:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias de informação e comunicação em odontologia: desenvolvimento de um aplicativo auxiliar no ensino |
title |
Tecnologias de informação e comunicação em odontologia: desenvolvimento de um aplicativo auxiliar no ensino |
spellingShingle |
Tecnologias de informação e comunicação em odontologia: desenvolvimento de um aplicativo auxiliar no ensino Warmling, Alessandra Martins Ferreira Odontologia Tecnologia da informação Educação em Odontologia Tecnologia educacional Caries dentarias |
title_short |
Tecnologias de informação e comunicação em odontologia: desenvolvimento de um aplicativo auxiliar no ensino |
title_full |
Tecnologias de informação e comunicação em odontologia: desenvolvimento de um aplicativo auxiliar no ensino |
title_fullStr |
Tecnologias de informação e comunicação em odontologia: desenvolvimento de um aplicativo auxiliar no ensino |
title_full_unstemmed |
Tecnologias de informação e comunicação em odontologia: desenvolvimento de um aplicativo auxiliar no ensino |
title_sort |
Tecnologias de informação e comunicação em odontologia: desenvolvimento de um aplicativo auxiliar no ensino |
author |
Warmling, Alessandra Martins Ferreira |
author_facet |
Warmling, Alessandra Martins Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mello, Ana Lúcia Schaefer Ferreira de Amante, Claudio Jose Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Warmling, Alessandra Martins Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Odontologia Tecnologia da informação Educação em Odontologia Tecnologia educacional Caries dentarias |
topic |
Odontologia Tecnologia da informação Educação em Odontologia Tecnologia educacional Caries dentarias |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Odontologia |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-26T09:35:30Z 2012-10-26T09:35:30Z 2012 2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
303925 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96183 |
identifier_str_mv |
303925 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96183 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
156 p.| il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652262570983424 |