A morte e o morrer no cotidiano da hospitalização infantil: contruindo possibilidades de cuidado ao cuidador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Laura Cristina da
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84291
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
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spelling A morte e o morrer no cotidiano da hospitalização infantil: contruindo possibilidades de cuidado ao cuidadorEnfermagemEnfermagem pediatricaCriancas -Assistencia hospitalarMortePessoal da área médica e pacientesDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.Este estudo foi realizado em uma Unidade de Internação Pediátrica de um Hospital Geral do Estado de Santa Catarina, cuja coleta de dados foi realizada no período de novembro a dezembro de 2001, com o objetivo de construir possibilidades de cuidado ao cuidador a partir da compreensão dos significados da morte e do morrer para a equipe de saúde no cotidiano da hospitalização infantil. Para fundamentar esta prática de cuidar-pesquisar foi elaborado um marco a partir do Interacionismo Simbólico. Adotou-se como metodologia o processo de cuidar e a análise reflexiva dos dados encontrados. O processo de cuidar foi desenvolvido a partir das seguintes etapas: conhecendo o cotidiano da equipe de saúde; definindo a situação; construindo e avaliando o cuidado. Este estudo evidenciou a dificuldade dos profissionais da saúde em lidar com a morte e o morrer da criança, sendo atribuído a estes, significados de tristeza, inconformismo, revolta entre outros. Isto demonstrou que os significados geram sentimentos e os sentimentos geram significados. Por estas dificuldades comuns ao cotidiano da hospitalização infantil, enfatiza-se a necessidade do profissional ser cuidado e se cuidar na busca de uma convivência saudável no cotidiano de trabalho. Para isto, apontaram como caminhos possíveis: cursos de reciclagem para discussão temática, vivências em grupo, aproximar-se dos colegas nos momentos de morte na unidade.Florianópolis, SCNitschke, Rosane GonçalvesUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Laura Cristina da2012-10-20T08:01:10Z2012-10-20T08:01:10Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf192745http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84291porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-09T05:07:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/84291Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-01-09T05:07:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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