A Matemática Moderna em Portugal: o que dizem os cadernos escolares dos alunos?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160955 |
Resumo: | Disponível em: http://www.apm.pt/portal/quadrante.php?id=178553&rid=178304 |
id |
UFSC_2da45ed35ca7de6754d14d6ea50a9aed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/160955 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A Matemática Moderna em Portugal: o que dizem os cadernos escolares dos alunos?Sebastião e SilvaMovimento da matemática modernaCadernos de alunosDisponível em: http://www.apm.pt/portal/quadrante.php?id=178553&rid=178304O texto analisa alguns cadernos de exercícios de alunos que freqüentaram as chamadas “turmas-piloto”, classes que desenvolveram as primeiras experiências pedagógicas propostas pelo movimento de modernização do ensino de matemática em Portugal. Tais cadernos foram utilizados em conjunto com o material didático elaborado por Sebastião e Silva, para os 6º e 7º anos do 3º ciclo dos liceus. O objetivo do trabalho é, através do uso desses materiais didático-pedagógicos, buscar uma interpretação histórica das práticas que ocorreram nas turmas-piloto. A análise dessas fontes – cadernos escolares – traz elementos importantes para a compreensão do Movimento da Matemática Moderna em Portugal, referenciada pelos estudos culturais. O que mostram os cadernos relativamente à incorporação de novos conteúdos de ensino? Quais são os exercícios praticados nesta nova proposta? Qual a sua ênfase? Quais conteúdos são predominantemente estudados? Essas, dentre outras, são algumas das questões norteadoras da análise.Revista Quadrante (Lisboa)2016-04-26T21:08:41Z2016-04-26T21:08:41Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLEME DA SILVA, M. C.; VALENTE, W. R. A Matemática Moderna em Portugal: o que dizem os cadernos escolares dos alunos?. Quadrante (Lisboa), v. XVII, p. 78-92, 2008.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160955Leme da Silva, Maria CéliaValente, Wagner Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-26T21:08:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160955Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-04-26T21:08:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Matemática Moderna em Portugal: o que dizem os cadernos escolares dos alunos? |
title |
A Matemática Moderna em Portugal: o que dizem os cadernos escolares dos alunos? |
spellingShingle |
A Matemática Moderna em Portugal: o que dizem os cadernos escolares dos alunos? Leme da Silva, Maria Célia Sebastião e Silva Movimento da matemática moderna Cadernos de alunos |
title_short |
A Matemática Moderna em Portugal: o que dizem os cadernos escolares dos alunos? |
title_full |
A Matemática Moderna em Portugal: o que dizem os cadernos escolares dos alunos? |
title_fullStr |
A Matemática Moderna em Portugal: o que dizem os cadernos escolares dos alunos? |
title_full_unstemmed |
A Matemática Moderna em Portugal: o que dizem os cadernos escolares dos alunos? |
title_sort |
A Matemática Moderna em Portugal: o que dizem os cadernos escolares dos alunos? |
author |
Leme da Silva, Maria Célia |
author_facet |
Leme da Silva, Maria Célia Valente, Wagner Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Valente, Wagner Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leme da Silva, Maria Célia Valente, Wagner Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sebastião e Silva Movimento da matemática moderna Cadernos de alunos |
topic |
Sebastião e Silva Movimento da matemática moderna Cadernos de alunos |
description |
Disponível em: http://www.apm.pt/portal/quadrante.php?id=178553&rid=178304 |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2016-04-26T21:08:41Z 2016-04-26T21:08:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LEME DA SILVA, M. C.; VALENTE, W. R. A Matemática Moderna em Portugal: o que dizem os cadernos escolares dos alunos?. Quadrante (Lisboa), v. XVII, p. 78-92, 2008. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160955 |
identifier_str_mv |
LEME DA SILVA, M. C.; VALENTE, W. R. A Matemática Moderna em Portugal: o que dizem os cadernos escolares dos alunos?. Quadrante (Lisboa), v. XVII, p. 78-92, 2008. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160955 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Quadrante (Lisboa) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Quadrante (Lisboa) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651924229062656 |