Diagnóstico qualitativo dos processos de gestão do conhecimento pela utilização de parâmentros OKA: o caso da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mallmann, Marthin Leo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100562
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2012
id UFSC_2e0d37e9023b889df82742a11043b32c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/100562
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Diagnóstico qualitativo dos processos de gestão do conhecimento pela utilização de parâmentros OKA: o caso da Empresa Brasileira de Correios e TelégrafosEngenharia e gestão do conhecimentoAdministração públicaGestão do conhecimentoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2012A literatura tem demonstrado a importância da variável conhecimento para as organizações na atualidade. O conhecimento tem se tornado cada vez mais um recurso chave, que diferencia organizações de sucesso. Nesse contexto, gerir o conhecimento organizacional é de suma importância. Para que uma boa gestão desse conhecimento ocorra, é necessário diagnosticar a situação existente da organização no que tange à gestão do conhecimento (GC) para, a partir desse diagnóstico, desenvolver planos de ação coerentes com a situação encontrada. O objetivo geral do estudo foi selecionar método de diagnóstico da GC e realizar teste de aplicação qualitativa do mesmo na ECT. Dentre os vários métodos de diagnóstico de GC encontrados na literatura destaca-se o método Organizational Knowledge Assessment (OKA), desenvolvido para o Banco Mundial. Trata-se de um método abrangente, que enfoca os eixos Processos, Pessoas e Tecnologia, subdivididos em 14 dimensões específicas, detalhadas em um questionário com 205 itens. Sua aplicação original é de natureza quantitativa, e seus resultados são apresentados na forma de um diagrama do tipo radar com os escores de cada dimensão. Verificada sua potencialidade como roteiro para um diagnóstico de cunho qualitativo da GC em organizações, ficou caracterizada a oportunidade de realização deste trabalho, proposto como um estudo de caso na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, de natureza qualitativa com enfoque descritivo e analítico, especificamente sobre os processos de gestão do conhecimento naquela organização. Os resultados do diagnóstico e um conjunto de recomendações são apresentados de forma descritiva à organização objeto do estudo de caso. Também é proposta uma metodologia de realização do diagnóstico e de análise dos resultados encontrados. Por fim, são sugeridos novos pontos para possíveis estudos futuros, como a adaptação do método OKA para diagnóstico qualitativo a outros tipos de organizações.<br>Abstract : Literature has already shown how important knowledge is for organizations nowadays. Knowledge has become increasingly a key feature that differentiates successful organizations. In this context, managing organizational knowledge is paramount. For proper knowledge management (KM) to occur, it's necessary to diagnose the current situation of the organization's KM to, based on it, develop solid plans. Among the different KM diagnosis methods, the Organizational Knowledge Assessment (OKA), developed for the World Bank is highlighted. OKA is a comprehensive method, focused at the axis Processes, People and Technology, subdivided in 14 specific dimensions, detailed in a 205 items questionnaire. Its original application is quantitative and its results are presented on a radar diagram with the scores of each dimension. Verified its potential use as a roadmap for qualitative KM diagnosis in organizations, it was characterized the opportunity to carry out this study, proposed as a case study, qualitative, descriptive and analytical, at Brazilian Post, Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, focusing specifically on the organization's knowledge management processes. Diagnosis results and a set of recommendations are presented to the studied organization. It is also proposed a methodology for diagnosis performing and analysis of results. Finally, new points are suggested for future studies, such as adapting the OKA method for qualitative diagnosis at other organization categories.Dandolini, Gertrudes AparecidaAbreu, Aline França deUniversidade Federal de Santa CatarinaMallmann, Marthin Leo2013-06-25T20:22:51Z2013-06-25T20:22:51Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis288 p.| il., grafs., tabs.application/pdf312905http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100562porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-06-25T20:22:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/100562Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-06-25T20:22:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Diagnóstico qualitativo dos processos de gestão do conhecimento pela utilização de parâmentros OKA: o caso da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
title Diagnóstico qualitativo dos processos de gestão do conhecimento pela utilização de parâmentros OKA: o caso da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
spellingShingle Diagnóstico qualitativo dos processos de gestão do conhecimento pela utilização de parâmentros OKA: o caso da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
Mallmann, Marthin Leo
Engenharia e gestão do conhecimento
Administração pública
Gestão do conhecimento
title_short Diagnóstico qualitativo dos processos de gestão do conhecimento pela utilização de parâmentros OKA: o caso da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
title_full Diagnóstico qualitativo dos processos de gestão do conhecimento pela utilização de parâmentros OKA: o caso da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
title_fullStr Diagnóstico qualitativo dos processos de gestão do conhecimento pela utilização de parâmentros OKA: o caso da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
title_full_unstemmed Diagnóstico qualitativo dos processos de gestão do conhecimento pela utilização de parâmentros OKA: o caso da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
title_sort Diagnóstico qualitativo dos processos de gestão do conhecimento pela utilização de parâmentros OKA: o caso da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
author Mallmann, Marthin Leo
author_facet Mallmann, Marthin Leo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dandolini, Gertrudes Aparecida
Abreu, Aline França de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Mallmann, Marthin Leo
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia e gestão do conhecimento
Administração pública
Gestão do conhecimento
topic Engenharia e gestão do conhecimento
Administração pública
Gestão do conhecimento
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012
2013-06-25T20:22:51Z
2013-06-25T20:22:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 312905
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100562
identifier_str_mv 312905
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100562
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 288 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651980937101312