Traduzindo Amphigorey: uma antologia goreyesca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thomazine, Angelica Micoanski
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214982
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução, Florianópolis, 2019.
id UFSC_2e8a3926032b62cd6e193cdcb27d7174
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/214982
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Traduzindo Amphigorey: uma antologia goreyescaTradução e interpretaçãoAntologiasLiteratura americanaFicção gótica (Gênero literário)Humor na literaturaTerror na literaturaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução, Florianópolis, 2019.Esta pesquisa propõe uma tradução comentada para a antologia Amphigorey, de Edward Gorey. Para isso, foi realizado um estudo sobre o estilo de escrita do autor, apontando referências a outros gêneros e períodos literários com o objetivo de compreender suas produções. Das características observadas na antologia, destacam-se o nonsense, o gótico cômico e o humor. Para a realização da tradução, buscou-se embasamento teórico em autores e estudiosos da Teoria de Tradução Literária. O projeto de tradução propõe recriar os elementos poéticos do texto, tais como rimas e ritmos, ao mesmo tempo em que intenta preservar a ideia geral contida em cada obra. A análise da tradução organiza-se em três partes: o estudo da fidelidade semântica, da fidelidade linguístico-estrutural e da fidelidade retórico-formal para, assim, alcançar a fidelidade semiótico-textual, com base em Mário Laranjeira (1993). A tradução da antologia demandou recriações de elementos como nomes próprios, títulos e neologismos; além de alterações estruturais, devido a pretensão em recriar elementos rítmicos e sonoros, para preservar a ideia geral e a inter-relação com as ilustrações. A antologia é ilustrada pelo próprio autor, por isso, propõe-se também um estudo dessas ilustrações como uma forma de autotradução intersemiótica do texto verbal, baseando-se na premissa de que o autor primeiramente escrevia os textos verbais para, em seguida, ilustrá-los. O estudo sobre ilustrações também se baseia nas teorias de Tradução Literária, além das teorias de Tradução Intersemiótica. Por fim, notou-se que é possível traduzir a antologia, mas para isso é necessário analisar caso a caso o que deve ser recriado e de que maneira isso pode ser feito. Os esquemas de rimas dos poemas foram preservados, as aliterações e os ritmos foram recriados, buscando, sempre que possível, respeitar as pausas e as pontuações. Para tanto, algumas estratégias de compensação foram utilizadas. Como autotradutor intersemiótico, Gorey faz recortes daquilo que queria enfatizar. Em alguns casos, as ilustrações são recortes da informação narrada no texto verbal, em outros casos o texto verbal destaca algum detalhe da ilustração, característica que buscamos preservar nas traduções. Ao ler a antologia, compreende-se texto verbal e texto não verbal como elementos que se inter-relacionam. Além de escritor e ilustrador, Gorey também foi diagramador e conhecia todo o processo de produção de livros, nota-se, assim, que se expressa também através das fontes e dos hand letterings que criava.Abstract: This research aims to make a commented translation of the anthology Amphigorey, written by Edward Gorey. In order to make this happen, a study about the author writing style was made. This study shows that there are references about different literary genres and periods in his works. Among the characteristics found in the anthology, the nonsense genre, the comic gothic genre and humor were the main discussed ones. In order to make the translation, Literary Translation Theories were researched. Based on them, a translation projected was developed, This translation project aims to recreate poetical elements in the texts, as rhymes and rhythms, and to keep the main semantic idea of each text. The analysis of the translations was based on the categories suggested by Mário Laranjeira (1993): semantic fidelity, linguistic and structure fidelity and rhetorical and form fidelity, which are necessary to reach the semiotic textual fidelity. The translation of the anthology had different elements recreated, as the proper names, the titles and the neologisms; some structure changes were made in order to recreate rhythm and sound; and some of the rhythms of the texts were recreated to keep the main idea of the texts and the inter-relation between the texts and the images. The author himself illustrated the anthology, because of that, it was proposed a study about the illustrations as intersemiotic self-translation, based on the assertion that the author used to write before illustrating. The study of the illustrations was also based on the theories of Literary Translation, and on the Intersemiotic Translation Studies. In conclusion, it was possible to translate the anthology, but it was necessary to analyze what could be recreated and how it could be done. It was possible to keep the rhyme schemes, recreating alliterations and rhythms. The punctuation was kept most of the times, what helps to keep the rhythms. As an intersemiotic self-translator, Gorey developed in his pictures what he wanted to focus. Some of his illustrations are based on pieces of the verbal text. Sometimes, the text focuses on details of the illustrations, connections that were kept in some of the translations that were made by us. The reading of the anthology shows that verbal text and non-verbal text are inter-related elements. Besides writer and illustrator, Gorey was also a graphic artist and a designer, and he knew the whole process of books creation. Because of that, it is possible to see that he also could express himself through the types and hand lettering he made.Amarante, Dirce Waltrick doUniversidade Federal de Santa CatarinaThomazine, Angelica Micoanski2020-10-21T21:11:55Z2020-10-21T21:11:55Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis240 p.| il.application/pdf369400https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214982porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:11:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/214982Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:11:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Traduzindo Amphigorey: uma antologia goreyesca
title Traduzindo Amphigorey: uma antologia goreyesca
spellingShingle Traduzindo Amphigorey: uma antologia goreyesca
Thomazine, Angelica Micoanski
Tradução e interpretação
Antologias
Literatura americana
Ficção gótica (Gênero literário)
Humor na literatura
Terror na literatura
title_short Traduzindo Amphigorey: uma antologia goreyesca
title_full Traduzindo Amphigorey: uma antologia goreyesca
title_fullStr Traduzindo Amphigorey: uma antologia goreyesca
title_full_unstemmed Traduzindo Amphigorey: uma antologia goreyesca
title_sort Traduzindo Amphigorey: uma antologia goreyesca
author Thomazine, Angelica Micoanski
author_facet Thomazine, Angelica Micoanski
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amarante, Dirce Waltrick do
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Thomazine, Angelica Micoanski
dc.subject.por.fl_str_mv Tradução e interpretação
Antologias
Literatura americana
Ficção gótica (Gênero literário)
Humor na literatura
Terror na literatura
topic Tradução e interpretação
Antologias
Literatura americana
Ficção gótica (Gênero literário)
Humor na literatura
Terror na literatura
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução, Florianópolis, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-10-21T21:11:55Z
2020-10-21T21:11:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 369400
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214982
identifier_str_mv 369400
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 240 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652141669122048