Ação e raciocínio pedagógico de professoras de enfermagem em diferentes contextos educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menegaz, Jouhanna do Carmo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169605
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2015.
id UFSC_2eb640b062c4066e8de6893dd5902fbf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169605
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Ação e raciocínio pedagógico de professoras de enfermagem em diferentes contextos educacionaisEnfermagemEnsino superiorProfessoresRaciocínioTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2015.Estudo coletivo de casos instrumentais, com abordagem qualitativa, cujo objetivofoi compreender a Ação e Raciocínio Pedagógico de professores de ensinosuperior em enfermagem de diferentes contextos educacionais. Os casos são aAção e Raciocínio Pedagógico de duas professoras de enfermagem nominadascaso privada e caso pública, respectivamente, professora de universidadepública e professora de universidade privada de um estado da Região Sul doBrasil. Também participaram do estudo os coordenadores dos cursos de graduaçãoem enfermagem a que os casos estavam vinculados e os estudantes degraduação e pós-graduação das disciplinas ministradas pelos casos no períodode estudo. A coleta de dados foi realizada de abril de 2014 a julho de 2015e envolveu a triangulação de fontes. Documentos, entrevistas e observaçãoforam articulados em três fases construídas a partir das diretrizes de Stake(2007) para estudos de caso qualitativos em educação e também dos conceitosde Shulman (2005) de fontes de conhecimento base para o ensino, categoriasde conhecimento base para o ensino e fases do Modelo de Ação e RaciocínioPedagógico. Os dados coletados, transcritos e validados pelos participantes,foram analisados no software Atlas Ti versão 7.1 e orientados pelo métododas comparações constantes de Strauss e Corbin (2008). Os resultados sãoapresentados em forma de três manuscritos relacionados ao objetivo do estudoe ao marco teórico utilizado na análise de dados, que incorpora conceitos deShulman utilizados também no delineamento metodológico, a epistemologiada prática de Schön (1998), a ideia de saberes experenciais e sociais de Tardif(2012) e os conceitos relacionados à prática, sendo negociação de significado,comunidade, aprendizagem, no âmbito de comunidades de prática de Wenger(2011). O manuscrito 1 explora as relações entre as fontes de conhecimentobase, categorias de conhecimento base e fases do Modelo de Ação e RaciocínioPedagógico no âmbito de cada caso. As relações são distintas em cadacaso. O manuscrito 2 apresenta a relação entre as características da prática noâmbito da comunidade de prática e sua influência para a Ação e RaciocínioPedagógico. A comunidade de prática tem influência sobre certas fases daAção e Raciocínio Pedagógico. O manuscrito 3 analisa obstáculos ao encontropedagógico de professores e estudantes de enfermagem. Certas compreensõese atitudes de professores e estudantes dificultam o aproveitamento dos espaçose atividades de ensino. Considera-se que a compreensão do professor é umelemento-chave na Ação e Raciocínio Pedagógico e que a oferta de maiores,diversificadas e compartilhadas experiências contribui para a formação docente.Considera-se que o contexto educacional, não somente de trabalho, masde formação, tem influência na Ação e Raciocínio Pedagógico. Considera-seo ensino e aprendizagem um processo de relação entre professor e estudante,de responsabilidade partilhada, não se devendo, portanto, imputar somente àcapacidade de Ação e Raciocínio Pedagógico do professor a responsabilidadedo êxito formativo.<br>Abstract : Collective study of instrumental cases, with a qualitative approach that aimedto understand Pedagogical Reasoning and Action of higher education teachersin nursing from different educational contexts. The cases are the PedagogicalReasoning and Action of two nursing teachers nominated private case andpublic case, respectively, a professor of public university and a professor ofa private university from a state in southern Brazil. Also participating in thestudy coordinators of undergraduate programs in nursing that cases were linkedand graduate and undergraduate students of the subjects taught by the cases inthe study period. Data collection was conducted from April 2014 to July 2015and involved the triangulation of sources. Documents, interviews and observationwere articulated in three phases built from the Stake guidelines (2007)for qualitative case studies in education and also the concepts of Shulman(2005) sources of knowledge base for teaching, knowledge base categories forteaching and fases of the Model of Pedagogical Reasoning and Action. Thedata collected, transcribed and validated by the participants were analyzed inthe Atlas Ti software version 7.1 and guided by the method of constant comparisonsof Strauss and Corbin (2008). The results are presented in the formof three manuscripts related to the purpose of the study and the theoreticalframework used for data analysis, which incorporates Shulman concepts alsoused in the methodological design, the epistemology of practice (Schön, 1998),the idea of experiential and social knowledge of Tardif (2012) and the conceptsrelated to the practice, including negotiation of meaning, community, learning,under Wenger concept of communities of practice (2011). The manuscript1 explores the relationships between sources of knowledge base, knowledgebase categories and fases of the Model of Pedagogical Reasoning and Actionin the context of each case. The relationships are different in each case. Themanuscript 2 shows the relationship between the practice of features withinthe community of practice and its influence on the Pedagogical Reasoning andAction. The practice of community influences certain phases of PedagogicalReasoning and Action. The manuscript 3 analyzes obstacles to pedagogicalmeeting of teachers and nursing students. Certain understandings and attitudesof teachers and students impede the use of space and teaching activities. Itis considered that understanding the teacher is a key element in PedagogicalReasoning and Action and the largest offer, diversified and shared experiencescontributes to teacher training. It is considered that the educational context, notonly of work, but training, influences the Pedagogical Reasoning and Action.It is considered the teaching and learning process a relation between teacherand student, shared responsibility and should not be therefore be attributedonly to Action capacity and professor Pedagogical Reasoning and Actionresponsibility of the training successfully.Backes, Vania Marli SchubertMedina, José LuísUniversidade Federal de Santa CatarinaMenegaz, Jouhanna do Carmo2016-10-19T13:15:07Z2016-10-19T13:15:07Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis310 p.| tabs.application/pdf338253https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169605porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-19T13:15:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169605Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-19T13:15:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ação e raciocínio pedagógico de professoras de enfermagem em diferentes contextos educacionais
title Ação e raciocínio pedagógico de professoras de enfermagem em diferentes contextos educacionais
spellingShingle Ação e raciocínio pedagógico de professoras de enfermagem em diferentes contextos educacionais
Menegaz, Jouhanna do Carmo
Enfermagem
Ensino superior
Professores
Raciocínio
title_short Ação e raciocínio pedagógico de professoras de enfermagem em diferentes contextos educacionais
title_full Ação e raciocínio pedagógico de professoras de enfermagem em diferentes contextos educacionais
title_fullStr Ação e raciocínio pedagógico de professoras de enfermagem em diferentes contextos educacionais
title_full_unstemmed Ação e raciocínio pedagógico de professoras de enfermagem em diferentes contextos educacionais
title_sort Ação e raciocínio pedagógico de professoras de enfermagem em diferentes contextos educacionais
author Menegaz, Jouhanna do Carmo
author_facet Menegaz, Jouhanna do Carmo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Backes, Vania Marli Schubert
Medina, José Luís
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Menegaz, Jouhanna do Carmo
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Ensino superior
Professores
Raciocínio
topic Enfermagem
Ensino superior
Professores
Raciocínio
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-10-19T13:15:07Z
2016-10-19T13:15:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 338253
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169605
identifier_str_mv 338253
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169605
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 310 p.| tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652309969764352