Como desenvolver o raciocínio matemático na sala de aula?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponte, João Pedro da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Quaresma, Marisa, Mata-Pereira, Joana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/44393
Resumo: Um dos grandes objetivos do ensino da Matemática é desenvolver a capacidade de raciocinar. Mas o que é raciocinar? Quais os aspetos fundamentais da capacidade de raciocínio? De que modo pode o professor na sala de aula promover o desenvolvimento desta capacidade? São questões que iremos analisar, procurando conjugar perspetivas teóricas e exemplos concretos da sala de aula.
id RCAP_7e9d5c9682d2d4fe0eca54c7ed2978a1
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/44393
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Como desenvolver o raciocínio matemático na sala de aula?Raciocínio matemáticoProcessos de raciocínioAções do professorUm dos grandes objetivos do ensino da Matemática é desenvolver a capacidade de raciocinar. Mas o que é raciocinar? Quais os aspetos fundamentais da capacidade de raciocínio? De que modo pode o professor na sala de aula promover o desenvolvimento desta capacidade? São questões que iremos analisar, procurando conjugar perspetivas teóricas e exemplos concretos da sala de aula.APMRepositório da Universidade de LisboaPonte, João Pedro daQuaresma, MarisaMata-Pereira, Joana2020-09-17T15:27:34Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/44393porPonte, J. P., Quaresma, M., & Mata-Pereira, J. (2020). Como desenvolver o raciocínio matemático na sala de aula? Educação e Matemática, 156, 7-11.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:45:21Zoai:repositorio.ul.pt:10451/44393Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:56:56.976360Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Como desenvolver o raciocínio matemático na sala de aula?
title Como desenvolver o raciocínio matemático na sala de aula?
spellingShingle Como desenvolver o raciocínio matemático na sala de aula?
Ponte, João Pedro da
Raciocínio matemático
Processos de raciocínio
Ações do professor
title_short Como desenvolver o raciocínio matemático na sala de aula?
title_full Como desenvolver o raciocínio matemático na sala de aula?
title_fullStr Como desenvolver o raciocínio matemático na sala de aula?
title_full_unstemmed Como desenvolver o raciocínio matemático na sala de aula?
title_sort Como desenvolver o raciocínio matemático na sala de aula?
author Ponte, João Pedro da
author_facet Ponte, João Pedro da
Quaresma, Marisa
Mata-Pereira, Joana
author_role author
author2 Quaresma, Marisa
Mata-Pereira, Joana
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ponte, João Pedro da
Quaresma, Marisa
Mata-Pereira, Joana
dc.subject.por.fl_str_mv Raciocínio matemático
Processos de raciocínio
Ações do professor
topic Raciocínio matemático
Processos de raciocínio
Ações do professor
description Um dos grandes objetivos do ensino da Matemática é desenvolver a capacidade de raciocinar. Mas o que é raciocinar? Quais os aspetos fundamentais da capacidade de raciocínio? De que modo pode o professor na sala de aula promover o desenvolvimento desta capacidade? São questões que iremos analisar, procurando conjugar perspetivas teóricas e exemplos concretos da sala de aula.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-17T15:27:34Z
2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/44393
url http://hdl.handle.net/10451/44393
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ponte, J. P., Quaresma, M., & Mata-Pereira, J. (2020). Como desenvolver o raciocínio matemático na sala de aula? Educação e Matemática, 156, 7-11.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv APM
publisher.none.fl_str_mv APM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134512567812096