Planejamento de marketing: Caso Rocambole Café

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Réus, Gabriel Gattino
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202323
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração.
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spelling Planejamento de marketing: Caso Rocambole CaféPlanejamento de MarketingCafeteria e confeitariaMarketingSWOTTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração.Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo elaborar o planejamento de marketing da empresa de nome fantasia Rocambole Café, uma cafeteria e confeitaria situada na Lagoa da Conceição, bairro de Florianópolis – SC, há 33 anos. As informações foram obtidas durante do ano de 2019. A justificativa do presente trabalho se dá pela viabilidade e interesse do autor e do gestor para o desenvolvimento de um plano de marketing para sua empresa. A metodologia utilizada no presente trabalho foi de pesquisa mista qualitativa e descritiva por meio de estudo de caso. Para a coleta de dados primários foram realizadas entrevistas semiestruturadas, questionário estruturado online, cliente oculto e observação direta ou livre. Para a elaboração do plano de marketing foi utilizado como principal ferramenta o modelo adaptado de Ferrel e Hartline (2010). Através do questionário aplicado aos clientes do Rocambole Café e observação livre do autor foram identificados pontos fortes da empresa como: atendimento, qualidade dos produtos, preço, localização, tradição e bom relacionamento com clientes. Também se identificou pontos fracos: pouca utilização das redes sociais, site desatualizado, estacionamento insuficiente. A análise interna e externa também auxiliou a identificar as oportunidades (retração de concorrentes, crescimento do consumo de café, aumento do hábito de frequentar cafeterias e recuperação da economia) e ameaças (nova concorrência, falta de variedade de cafés, falta de certos produtos desejados pelos clientes). A partir daí foram desenvolvidos a missão, visão e valores do Rocambole Café e em seguida os objetivos do planejamento de marketing. As estratégias criadas para alcançar tais objetivos foram: utilização das redes sociais de maneira constante, chamativa e profissional; utilizar de promoções ou propagandas para atrair novos clientes e incentivar o retorno de clientes fidelizados; adoção de novos produtos; e, por fim, analisar a capacidade de produção de tortas versus a demanda.This work has the purpose of elaborating the marketing plan of the company named Rocambole Café, a coffee shop and confectionery placed at Lagoa da Conceição, a Florianópolis – SC neighborhood, for 33 years. The information used here was gathered in the year of 2019. The reason for the present work is due to the viability and interest of the author and manager for the development of a marketing plan for his company. The methodology used in this work was qualitative and descriptive research through the study of case. To collect the primary data, semi structured interviews were performed. There were also done online structured quizzes, mystery shoppers and finally direct and indirect observation. For the marketing plan it was used as the main tool the adapted model of Ferrel and Hartline (2010). Through the quiz applied to Rocambole Café customers and the author's observation it was possible to identify strong points of the company such as: service, quality of the product, price, location and the good relation with the customers. There were also identified the weak points: low use of social media, updated website and not enough parking spots. The internal and external analysis also helped to identify the opportunities (retraction of competitors, increase in coffee consumption, increase in the habit of visiting coffee shops and the recovery of the economy) and threats (new competition, low variety of coffees, lack of products searched by the customers). From that it was possible to develop the mission, vision and values of Rocambole Café and then the objectives of the marketing plan. The strategies created to achieve these objectives were: constant use of social media in a flashy and professional way, creating sales and advertising to attract new customers and enhance the return of older customers, adoption of new products and finally analyzing the capacity of producing pies on demand.Florianópolis, SCRocha, Rudimar Antunes daJúnior, João Henrique de SousaUniversidade Federal de Santa Catarina.Réus, Gabriel Gattino2019-12-05T16:32:30Z2019-12-05T16:32:30Z2019-11-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202323info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-12-05T16:32:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202323Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-05T16:32:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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