Expert, intelectual e/ou polímata? Uma contribuição para a História da Educação Matemática
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Data de Publicação: | 2020 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225763 |
Resumo: | SILVA NETO, O.; COSTA, D. A. DA. Expert, intelectual e/ou polímata? Uma contribuição para a História da Educação Matemática. History of Education in Latin America - HistELA, v. 3, p. e23450, 14 dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/23450 |
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Expert, intelectual e/ou polímata? Uma contribuição para a História da Educação MatemáticaExpertsIntelectuaisPolímatasSILVA NETO, O.; COSTA, D. A. DA. Expert, intelectual e/ou polímata? Uma contribuição para a História da Educação Matemática. History of Education in Latin America - HistELA, v. 3, p. e23450, 14 dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/23450O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (Capes) - Código de Financiamento 001 e surgiu do desdobramento de uma pesquisa de doutorado em andamento que tem o objetivo de problematizar os conceitos de expert, intelectual e polímata, no intuito de auxiliar as pesquisas no âmbito da História da Educação Matemática. Foram utilizados referenciais teórico-metodológicos como Hofstetter e Schneuwly (2017), para definir experts; Vieira (2011), para definir intelectuais; e Burke (2011; 2016) para definir polímatas. Os estudos mostram que cada vocábulo possui uma definição própria, com características que lhes são peculiares e que não são tratados como sinônimos, tampouco como antônimos. Eles simplesmente possuem funções diferentes e o que importa, na realidade, é perceber o conhecimento que produzem.2021-08-13T00:08:14Z2021-08-13T00:08:14Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA NETO, O.; COSTA, D. A. DA. Expert, intelectual e/ou polímata? Uma contribuição para a História da Educação Matemática. History of Education in Latin America - HistELA, v. 3, p. e23450, 14 dez. 2020.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225763Silva Neto, OscarCosta, David Antonio daporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-13T00:08:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/225763Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-13T00:08:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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