Expert, intelectual e/ou polímata? Uma contribuição para a História da Educação Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Neto, Oscar
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Costa, David Antonio da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225763
Resumo: SILVA NETO, O.; COSTA, D. A. DA. Expert, intelectual e/ou polímata? Uma contribuição para a História da Educação Matemática. History of Education in Latin America - HistELA, v. 3, p. e23450, 14 dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/23450
id UFSC_2f8b8b4291af8cdd8b98d97c7aa3e266
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/225763
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Expert, intelectual e/ou polímata? Uma contribuição para a História da Educação MatemáticaExpertsIntelectuaisPolímatasSILVA NETO, O.; COSTA, D. A. DA. Expert, intelectual e/ou polímata? Uma contribuição para a História da Educação Matemática. History of Education in Latin America - HistELA, v. 3, p. e23450, 14 dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/23450O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (Capes) - Código de Financiamento 001 e surgiu do desdobramento de uma pesquisa de doutorado em andamento que tem o objetivo de problematizar os conceitos de expert, intelectual e polímata, no intuito de auxiliar as pesquisas no âmbito da História da Educação Matemática. Foram utilizados referenciais teórico-metodológicos como Hofstetter e Schneuwly (2017), para definir experts; Vieira (2011), para definir intelectuais; e Burke (2011; 2016) para definir polímatas. Os estudos mostram que cada vocábulo possui uma definição própria, com características que lhes são peculiares e que não são tratados como sinônimos, tampouco como antônimos. Eles simplesmente possuem funções diferentes e o que importa, na realidade, é perceber o conhecimento que produzem.2021-08-13T00:08:14Z2021-08-13T00:08:14Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA NETO, O.; COSTA, D. A. DA. Expert, intelectual e/ou polímata? Uma contribuição para a História da Educação Matemática. History of Education in Latin America - HistELA, v. 3, p. e23450, 14 dez. 2020.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225763Silva Neto, OscarCosta, David Antonio daporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-13T00:08:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/225763Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-13T00:08:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Expert, intelectual e/ou polímata? Uma contribuição para a História da Educação Matemática
title Expert, intelectual e/ou polímata? Uma contribuição para a História da Educação Matemática
spellingShingle Expert, intelectual e/ou polímata? Uma contribuição para a História da Educação Matemática
Silva Neto, Oscar
Experts
Intelectuais
Polímatas
title_short Expert, intelectual e/ou polímata? Uma contribuição para a História da Educação Matemática
title_full Expert, intelectual e/ou polímata? Uma contribuição para a História da Educação Matemática
title_fullStr Expert, intelectual e/ou polímata? Uma contribuição para a História da Educação Matemática
title_full_unstemmed Expert, intelectual e/ou polímata? Uma contribuição para a História da Educação Matemática
title_sort Expert, intelectual e/ou polímata? Uma contribuição para a História da Educação Matemática
author Silva Neto, Oscar
author_facet Silva Neto, Oscar
Costa, David Antonio da
author_role author
author2 Costa, David Antonio da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Neto, Oscar
Costa, David Antonio da
dc.subject.por.fl_str_mv Experts
Intelectuais
Polímatas
topic Experts
Intelectuais
Polímatas
description SILVA NETO, O.; COSTA, D. A. DA. Expert, intelectual e/ou polímata? Uma contribuição para a História da Educação Matemática. History of Education in Latin America - HistELA, v. 3, p. e23450, 14 dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/23450
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-08-13T00:08:14Z
2021-08-13T00:08:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA NETO, O.; COSTA, D. A. DA. Expert, intelectual e/ou polímata? Uma contribuição para a História da Educação Matemática. History of Education in Latin America - HistELA, v. 3, p. e23450, 14 dez. 2020.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225763
identifier_str_mv SILVA NETO, O.; COSTA, D. A. DA. Expert, intelectual e/ou polímata? Uma contribuição para a História da Educação Matemática. History of Education in Latin America - HistELA, v. 3, p. e23450, 14 dez. 2020.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651943603601408