A inclusão de servidores técnico-administrativos em educação, com deficiência: o olhar dos gestores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Evelise Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205224
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2018.
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spelling A inclusão de servidores técnico-administrativos em educação, com deficiência: o olhar dos gestoresAdministraçãoPessoa com deficiênciaIntegração socialPolíticas públicasDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2018.Este trabalho buscou compreender como se desenvolve, no olhar dos gestores, a política de inserção dos servidores técnico-administrativos em educação, com deficiência, da Universidade Federal de Santa Catarina. Para fundamentar esta pesquisa, são apresentadas na revisão bibliográfica a Política Institucional de Inclusão de Servidores com Deficiência e a Política Pública de Inclusão de Servidores com Deficiência. Também é apresentado um mapeamento de quem são esses servidores ingressantes por meio deste Edital nº 015/DDP/2016 (UFSC, 2017j). A pesquisa caracteriza-se por ser qualitativa, cujo instrumento de coleta de dados foi a aplicação de entrevistas semiestruturadas com os gestores que tem em suas unidades servidores com deficiência admitidos até janeiro de 2018. A análise das informações coletadas foi realizada por meio de análise de conteúdo, buscando compreender a visão dos gestores sobre a inserção de servidores com deficiência na Instituição. Ficou evidenciado, por meio dos resultados, que os gestores compreendem e confirmam a efetividade da política de inserção de servidores com deficiência no que tange ao ingresso na Instituição. Porém, apontam para uma inexistência de medidas de acompanhamento desse público durante sua vida funcional, após encerrado o estágio probatório. Uma contradição se evidencia, ao mesmo tempo que a Instituição é inclusiva observando a legislação vigente de ingresso de servidores com deficiência, ela nega a inclusão, por falta de uma política institucional inclusiva no desenvolvimento da carreira do servidor. Ao final, são propostas ações com objetivo de fortalecer a Política Institucional de inserção social de servidores técnico-administrativos em educação com deficiência.Abstract : This work sought to understand how the insertion's policy of the technical-administrative servants in education, with disabilities, of the Federal University of Santa Catarina, is developed - through the managers' perspective. To support this research, the Institutional Policy for the Inclusion of Servers with Disabilities and the Public Policy for the Inclusion of Servers with Disabilities are presented in the bibliographic review. A mapping of who are these incoming servers by the Call Notice nº 015 / DDP / 2016 (UFSC, 2017j) it's also presented. The research is characterized by being qualitative, whose instrument of data collection was the application of semi-structured interviews with the managers that have in their units disabled servers admitted until January 2018. The analysis of the information collected was made through content analysis, seeking to understand the managers' view about the inclusion of disabled employees in the Institution. It was evidenced, through the results, that the managers understand and confirm the effectiveness of the Public Policy for the Inclusion of Servers with Disabilities regarding the admission of the servers into the Institution. However, they point to a lack of measures to accompany this public during their functional life after the probationary period. A contradiction is evident: at the same time that the Institution is inclusive, observing the current legislation on the entry of disabled employees, it denies inclusion, due to the lack of an inclusive institutional policy for the development of these servers career. At the end of this work, actions are proposed with the objective of strengthening the Institutional Policy for social insertion of technical-administrative servants in education, with disabilities.Búrigo, Carla Cristina DutraUniversidade Federal de Santa CatarinaSousa, Evelise Santos2020-03-31T13:31:50Z2020-03-31T13:31:50Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis86 p.| il., gráfs.application/pdf359070https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205224porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-31T13:31:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/205224Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-31T13:31:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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