O PROCESSAMENTO DAS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS: O CASO DOS DEPARTAMENTOS DIDÁTICOS DE UMA UNIVERSIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weber, Cláudia
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Schuch Junior, Vitor Francisco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131470
Resumo: As universidades de ensino públicas federais fazem parte do conjunto dos órgãos burocrático-administrativos que demandam intensos estudos sobre ambiente organizacional e competente análise de seus processos administrativos. Haja vista a necessária superação de diferentes desafios nesse contexto, este estudo guiou-se pelo objetivo geral de mapear os processos administrativos executados no âmbito dos Departamentos Didáticos do Centro de Artes e Letras da UFSM e identificar dificuldades com vistas à operacionalização dos procedimentos. O trabalho foi classificado como de natureza descritiva, envolvendo abordagem qualitativa. A coleta dos dados ocorreu por meio de análise documental e de entrevistas semiestruturadas realizadas com servidores técnico-administrativos dos citados departamentos. Como resultante do trabalho identificou-se os processos administrativos, bem como, dentre eles, se classificou (Primários e Críticos) os que exigem formalização, baseado no modelo de Valle e Oliveira (2009). Outro ponto significativo foi a verificação de dificuldades operacionais que apontou demandas cujas soluções praticadas não as satisfazem inteiramente. Assim, como contribuição prática aos departamentos pesquisados, elaborou-se Tutorial com vistas a subsidiar a operacionalização dos processos classificados como Críticos.
id UFSC_2fca71e2eb3aaab245d4544298d1e2b0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131470
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O PROCESSAMENTO DAS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS: O CASO DOS DEPARTAMENTOS DIDÁTICOS DE UMA UNIVERSIDADECompetência. Processos Administrativos. Departamentos Didáticos.As universidades de ensino públicas federais fazem parte do conjunto dos órgãos burocrático-administrativos que demandam intensos estudos sobre ambiente organizacional e competente análise de seus processos administrativos. Haja vista a necessária superação de diferentes desafios nesse contexto, este estudo guiou-se pelo objetivo geral de mapear os processos administrativos executados no âmbito dos Departamentos Didáticos do Centro de Artes e Letras da UFSM e identificar dificuldades com vistas à operacionalização dos procedimentos. O trabalho foi classificado como de natureza descritiva, envolvendo abordagem qualitativa. A coleta dos dados ocorreu por meio de análise documental e de entrevistas semiestruturadas realizadas com servidores técnico-administrativos dos citados departamentos. Como resultante do trabalho identificou-se os processos administrativos, bem como, dentre eles, se classificou (Primários e Críticos) os que exigem formalização, baseado no modelo de Valle e Oliveira (2009). Outro ponto significativo foi a verificação de dificuldades operacionais que apontou demandas cujas soluções praticadas não as satisfazem inteiramente. Assim, como contribuição prática aos departamentos pesquisados, elaborou-se Tutorial com vistas a subsidiar a operacionalização dos processos classificados como Críticos.INPEAU2015-04-02T14:53:27Z2015-04-02T14:53:27Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131470Weber, CláudiaSchuch Junior, Vitor Franciscoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-02T14:53:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131470Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-02T14:53:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O PROCESSAMENTO DAS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS: O CASO DOS DEPARTAMENTOS DIDÁTICOS DE UMA UNIVERSIDADE
title O PROCESSAMENTO DAS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS: O CASO DOS DEPARTAMENTOS DIDÁTICOS DE UMA UNIVERSIDADE
spellingShingle O PROCESSAMENTO DAS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS: O CASO DOS DEPARTAMENTOS DIDÁTICOS DE UMA UNIVERSIDADE
Weber, Cláudia
Competência. Processos Administrativos. Departamentos Didáticos.
title_short O PROCESSAMENTO DAS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS: O CASO DOS DEPARTAMENTOS DIDÁTICOS DE UMA UNIVERSIDADE
title_full O PROCESSAMENTO DAS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS: O CASO DOS DEPARTAMENTOS DIDÁTICOS DE UMA UNIVERSIDADE
title_fullStr O PROCESSAMENTO DAS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS: O CASO DOS DEPARTAMENTOS DIDÁTICOS DE UMA UNIVERSIDADE
title_full_unstemmed O PROCESSAMENTO DAS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS: O CASO DOS DEPARTAMENTOS DIDÁTICOS DE UMA UNIVERSIDADE
title_sort O PROCESSAMENTO DAS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS: O CASO DOS DEPARTAMENTOS DIDÁTICOS DE UMA UNIVERSIDADE
author Weber, Cláudia
author_facet Weber, Cláudia
Schuch Junior, Vitor Francisco
author_role author
author2 Schuch Junior, Vitor Francisco
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Weber, Cláudia
Schuch Junior, Vitor Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Competência. Processos Administrativos. Departamentos Didáticos.
topic Competência. Processos Administrativos. Departamentos Didáticos.
description As universidades de ensino públicas federais fazem parte do conjunto dos órgãos burocrático-administrativos que demandam intensos estudos sobre ambiente organizacional e competente análise de seus processos administrativos. Haja vista a necessária superação de diferentes desafios nesse contexto, este estudo guiou-se pelo objetivo geral de mapear os processos administrativos executados no âmbito dos Departamentos Didáticos do Centro de Artes e Letras da UFSM e identificar dificuldades com vistas à operacionalização dos procedimentos. O trabalho foi classificado como de natureza descritiva, envolvendo abordagem qualitativa. A coleta dos dados ocorreu por meio de análise documental e de entrevistas semiestruturadas realizadas com servidores técnico-administrativos dos citados departamentos. Como resultante do trabalho identificou-se os processos administrativos, bem como, dentre eles, se classificou (Primários e Críticos) os que exigem formalização, baseado no modelo de Valle e Oliveira (2009). Outro ponto significativo foi a verificação de dificuldades operacionais que apontou demandas cujas soluções praticadas não as satisfazem inteiramente. Assim, como contribuição prática aos departamentos pesquisados, elaborou-se Tutorial com vistas a subsidiar a operacionalização dos processos classificados como Críticos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-05
2015-04-02T14:53:27Z
2015-04-02T14:53:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-00-4
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131470
identifier_str_mv 978-85-68618-00-4
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823043229586554880