A escolarização da matemática nos grupos escolares paraenses (1899-1930)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fortaleza, Francisca Janice dos Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193820
Resumo: Fortaleza, Francisca Janice dos Santos. A escolarização da matemática nos grupos escolares paraenses (1899- 1930) / Francisca Janice dos Santos Fortaleza, orientadora Profa. Dra. Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha – 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, 2017. 1. Matemática – estudo e ensino. 2. Matemática – história. 3. Educação – matemática. 3. Alfabetização matemática. I. Rocha, Maria Lúcia Pessoa Chaves, orient. II. Título. CDD - 22. ed. 510.7
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spelling A escolarização da matemática nos grupos escolares paraenses (1899-1930)História da Educação MatemáticaEnsino primárioGrupos escolaresEscolarização da MatemáticaFortaleza, Francisca Janice dos Santos. A escolarização da matemática nos grupos escolares paraenses (1899- 1930) / Francisca Janice dos Santos Fortaleza, orientadora Profa. Dra. Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha – 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, 2017. 1. Matemática – estudo e ensino. 2. Matemática – história. 3. Educação – matemática. 3. Alfabetização matemática. I. Rocha, Maria Lúcia Pessoa Chaves, orient. II. Título. CDD - 22. ed. 510.7Ao considerar a representatividade da constituição dos saberes matemáticos elementares à História da Educação Matemática, esta dissertação objetiva identificar o processo de escolarização da Matemática nos Grupos Escolares paraenses no período compreendido entre 1899 e 1930, focalizando os saberes matemáticos destinados aos Grupos Escolares nesse período, as indicações metodológicas para seu ensino e a ocorrência (ou não) do fenômeno de vulgata entre os programas estudados, considerando como escolarização da Matemática o processo regulado por normas que fundamentaram a institucionalização da Aritmética, da Geometria e do Desenho, estabelecendo as formas como esses saberes eram ensinados e praticados na escola. Para formalizar esse estudo, utilizamos como fonte de pesquisa os programas de ensino primário implementados no estado do Pará nos anos de 1903, 1910 e 1929, bem como elegemos como base teórico-metodológica a história das disciplinas escolares, o que nos fez perpassar também a História Cultural. Ao coligirmos os programas de ensino primário selecionados como fonte de pesquisa, notamos que os saberes matemáticos constantes neles são referentes à Aritmética e à Geometria, nos programas de 1903,1910 e 1929, e ao Desenho, nos programas de 1910 e 1929. A história que, aqui, escrevemos para representar a escolarização da Matemática no período indicado, mostra que as indicações metodológicas destinadas ao ensino dos saberes matemáticos concernentes à Aritmética, à Geometria e ao Desenho relacionavam-se com o método de ensino intuitivo. Naqueles idos, era estabelecido que os professores utilizassem materiais concretos, os quais fossem de conhecimento dos alunos para despertar seu interesse e viabilizar o processo de abstração dos conhecimentos ensinados. Nessa história, também consta que os saberes de Aritmética dos três programas eram muito similares, bem como os de Geometria e os de Desenho, o que nos permitiu indicar a ocorrência do fenômeno de vulgata entre os programas de Aritmética, de Geometria e de Desenho, dos respectivos cursos primário elementar e primário complementar, o que evidencia que no período de 1899 a 1930 os programas de Aritmética, de Geometria e de Desenho para esses cursos eram muito semelhantes, sendo um tido como referência para a elaboração dos outros. Ao constatar tal ocorrência, é possível afirmar que a escolarização da Matemática nos Grupos Escolares paraenses entre 1899 e 1930 manteve-se estável, obedecendo aos mesmos direcionamentos conteudísticos e metodológicos conduzidos pelos programas de ensino adotados nesse período.Rocha, Maria Lúcia Pessoa ChavesFortaleza, Francisca Janice dos Santos2019-03-16T01:11:07Z2019-03-16T01:11:07Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFORTALEZA, Francisca Janice dos Santos. A escolarização da matemática nos grupos escolares paraenses (1899-1930). 2017. 200f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Pará, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Maemáticas, Belém, 2017.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193820porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-16T01:12:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/193820Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-03-16T01:12:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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