A escolarização da matemática nos grupos escolares paraenses (1899-1930)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193820 |
Resumo: | Fortaleza, Francisca Janice dos Santos. A escolarização da matemática nos grupos escolares paraenses (1899- 1930) / Francisca Janice dos Santos Fortaleza, orientadora Profa. Dra. Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha – 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, 2017. 1. Matemática – estudo e ensino. 2. Matemática – história. 3. Educação – matemática. 3. Alfabetização matemática. I. Rocha, Maria Lúcia Pessoa Chaves, orient. II. Título. CDD - 22. ed. 510.7 |
id |
UFSC_300e6d06e296f23b809425d8964da16f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/193820 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A escolarização da matemática nos grupos escolares paraenses (1899-1930)História da Educação MatemáticaEnsino primárioGrupos escolaresEscolarização da MatemáticaFortaleza, Francisca Janice dos Santos. A escolarização da matemática nos grupos escolares paraenses (1899- 1930) / Francisca Janice dos Santos Fortaleza, orientadora Profa. Dra. Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha – 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, 2017. 1. Matemática – estudo e ensino. 2. Matemática – história. 3. Educação – matemática. 3. Alfabetização matemática. I. Rocha, Maria Lúcia Pessoa Chaves, orient. II. Título. CDD - 22. ed. 510.7Ao considerar a representatividade da constituição dos saberes matemáticos elementares à História da Educação Matemática, esta dissertação objetiva identificar o processo de escolarização da Matemática nos Grupos Escolares paraenses no período compreendido entre 1899 e 1930, focalizando os saberes matemáticos destinados aos Grupos Escolares nesse período, as indicações metodológicas para seu ensino e a ocorrência (ou não) do fenômeno de vulgata entre os programas estudados, considerando como escolarização da Matemática o processo regulado por normas que fundamentaram a institucionalização da Aritmética, da Geometria e do Desenho, estabelecendo as formas como esses saberes eram ensinados e praticados na escola. Para formalizar esse estudo, utilizamos como fonte de pesquisa os programas de ensino primário implementados no estado do Pará nos anos de 1903, 1910 e 1929, bem como elegemos como base teórico-metodológica a história das disciplinas escolares, o que nos fez perpassar também a História Cultural. Ao coligirmos os programas de ensino primário selecionados como fonte de pesquisa, notamos que os saberes matemáticos constantes neles são referentes à Aritmética e à Geometria, nos programas de 1903,1910 e 1929, e ao Desenho, nos programas de 1910 e 1929. A história que, aqui, escrevemos para representar a escolarização da Matemática no período indicado, mostra que as indicações metodológicas destinadas ao ensino dos saberes matemáticos concernentes à Aritmética, à Geometria e ao Desenho relacionavam-se com o método de ensino intuitivo. Naqueles idos, era estabelecido que os professores utilizassem materiais concretos, os quais fossem de conhecimento dos alunos para despertar seu interesse e viabilizar o processo de abstração dos conhecimentos ensinados. Nessa história, também consta que os saberes de Aritmética dos três programas eram muito similares, bem como os de Geometria e os de Desenho, o que nos permitiu indicar a ocorrência do fenômeno de vulgata entre os programas de Aritmética, de Geometria e de Desenho, dos respectivos cursos primário elementar e primário complementar, o que evidencia que no período de 1899 a 1930 os programas de Aritmética, de Geometria e de Desenho para esses cursos eram muito semelhantes, sendo um tido como referência para a elaboração dos outros. Ao constatar tal ocorrência, é possível afirmar que a escolarização da Matemática nos Grupos Escolares paraenses entre 1899 e 1930 manteve-se estável, obedecendo aos mesmos direcionamentos conteudísticos e metodológicos conduzidos pelos programas de ensino adotados nesse período.Rocha, Maria Lúcia Pessoa ChavesFortaleza, Francisca Janice dos Santos2019-03-16T01:11:07Z2019-03-16T01:11:07Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFORTALEZA, Francisca Janice dos Santos. A escolarização da matemática nos grupos escolares paraenses (1899-1930). 2017. 200f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Pará, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Maemáticas, Belém, 2017.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193820porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-16T01:12:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/193820Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-03-16T01:12:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escolarização da matemática nos grupos escolares paraenses (1899-1930) |
title |
A escolarização da matemática nos grupos escolares paraenses (1899-1930) |
spellingShingle |
A escolarização da matemática nos grupos escolares paraenses (1899-1930) Fortaleza, Francisca Janice dos Santos História da Educação Matemática Ensino primário Grupos escolares Escolarização da Matemática |
title_short |
A escolarização da matemática nos grupos escolares paraenses (1899-1930) |
title_full |
A escolarização da matemática nos grupos escolares paraenses (1899-1930) |
title_fullStr |
A escolarização da matemática nos grupos escolares paraenses (1899-1930) |
title_full_unstemmed |
A escolarização da matemática nos grupos escolares paraenses (1899-1930) |
title_sort |
A escolarização da matemática nos grupos escolares paraenses (1899-1930) |
author |
Fortaleza, Francisca Janice dos Santos |
author_facet |
Fortaleza, Francisca Janice dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rocha, Maria Lúcia Pessoa Chaves |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fortaleza, Francisca Janice dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação Matemática Ensino primário Grupos escolares Escolarização da Matemática |
topic |
História da Educação Matemática Ensino primário Grupos escolares Escolarização da Matemática |
description |
Fortaleza, Francisca Janice dos Santos. A escolarização da matemática nos grupos escolares paraenses (1899- 1930) / Francisca Janice dos Santos Fortaleza, orientadora Profa. Dra. Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha – 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, 2017. 1. Matemática – estudo e ensino. 2. Matemática – história. 3. Educação – matemática. 3. Alfabetização matemática. I. Rocha, Maria Lúcia Pessoa Chaves, orient. II. Título. CDD - 22. ed. 510.7 |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2019-03-16T01:11:07Z 2019-03-16T01:11:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FORTALEZA, Francisca Janice dos Santos. A escolarização da matemática nos grupos escolares paraenses (1899-1930). 2017. 200f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Pará, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Maemáticas, Belém, 2017. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193820 |
identifier_str_mv |
FORTALEZA, Francisca Janice dos Santos. A escolarização da matemática nos grupos escolares paraenses (1899-1930). 2017. 200f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Pará, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Maemáticas, Belém, 2017. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193820 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652079468642304 |