A ESCOLARIZAÇÃO DOS SABERES GEOMÉTRICOS NOS GRUPOS ESCOLARES PARAENSES (1899 – 1930)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos Fortaleza, Francisca Janice
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rocha, Maria Lúcia Pessoa Chaves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/218
Resumo: Desenvolvemos este trabalho orientadas pela questão de pesquisa que interroga: quais eram os saberes geométricos que integravam o ensino primário dos Grupos Escolares paraenses entre 1899 e 1930? Direcionamos tal questão para os programas de ensino primário publicados no estado do Pará em 1903, 1910 e 1929 com o objetivo de caracterizar a forma como se dispôs o processo e escolarização da Geometria nos Grupos Escolares paraenses entre 1899 e 1930. Para tanto, nos amparamos teórico-metodologicamente na concepção de Chervel (1990) sobre história das disciplinas escolares. Constatamos que os saberes geométricos dispostos em cada programa estudado eram muito semelhantes, bem como as orientações pedagógicas que os norteavam. Os saberes geométricos que integraram a escolarização da Geometria entre 1899 e 1930 contavam com o estudo de corpos redondos e poliédricos, figuras planas, envolvendo linhas e ângulos, evidenciando como proposta pedagógica adotada o método de ensino intuitivo, demonstrando estabilidade para a escolarização dos saberes geométricos durante o período indicado.
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