A ESCOLARIZAÇÃO DOS SABERES GEOMÉTRICOS NOS GRUPOS ESCOLARES PARAENSES (1899 – 1930)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/218 |
Resumo: | Desenvolvemos este trabalho orientadas pela questão de pesquisa que interroga: quais eram os saberes geométricos que integravam o ensino primário dos Grupos Escolares paraenses entre 1899 e 1930? Direcionamos tal questão para os programas de ensino primário publicados no estado do Pará em 1903, 1910 e 1929 com o objetivo de caracterizar a forma como se dispôs o processo e escolarização da Geometria nos Grupos Escolares paraenses entre 1899 e 1930. Para tanto, nos amparamos teórico-metodologicamente na concepção de Chervel (1990) sobre história das disciplinas escolares. Constatamos que os saberes geométricos dispostos em cada programa estudado eram muito semelhantes, bem como as orientações pedagógicas que os norteavam. Os saberes geométricos que integraram a escolarização da Geometria entre 1899 e 1930 contavam com o estudo de corpos redondos e poliédricos, figuras planas, envolvendo linhas e ângulos, evidenciando como proposta pedagógica adotada o método de ensino intuitivo, demonstrando estabilidade para a escolarização dos saberes geométricos durante o período indicado. |
id |
SBHMAT_449a73d36d47cb15c7eeb592cb1ab071 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.histemat.com.br:article/218 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
A ESCOLARIZAÇÃO DOS SABERES GEOMÉTRICOS NOS GRUPOS ESCOLARES PARAENSES (1899 – 1930)Grupos EscolaresProgramas de ensinoSaberes geométricos Desenvolvemos este trabalho orientadas pela questão de pesquisa que interroga: quais eram os saberes geométricos que integravam o ensino primário dos Grupos Escolares paraenses entre 1899 e 1930? Direcionamos tal questão para os programas de ensino primário publicados no estado do Pará em 1903, 1910 e 1929 com o objetivo de caracterizar a forma como se dispôs o processo e escolarização da Geometria nos Grupos Escolares paraenses entre 1899 e 1930. Para tanto, nos amparamos teórico-metodologicamente na concepção de Chervel (1990) sobre história das disciplinas escolares. Constatamos que os saberes geométricos dispostos em cada programa estudado eram muito semelhantes, bem como as orientações pedagógicas que os norteavam. Os saberes geométricos que integraram a escolarização da Geometria entre 1899 e 1930 contavam com o estudo de corpos redondos e poliédricos, figuras planas, envolvendo linhas e ângulos, evidenciando como proposta pedagógica adotada o método de ensino intuitivo, demonstrando estabilidade para a escolarização dos saberes geométricos durante o período indicado. Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2018-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/218Revista de História da Educação Matemática; v. 4 n. 2 (2018)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/218/164Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos Fortaleza, Francisca JaniceRocha, Maria Lúcia Pessoa Chaves2023-12-13T15:00:51Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/218Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T15:00:51Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ESCOLARIZAÇÃO DOS SABERES GEOMÉTRICOS NOS GRUPOS ESCOLARES PARAENSES (1899 – 1930) |
title |
A ESCOLARIZAÇÃO DOS SABERES GEOMÉTRICOS NOS GRUPOS ESCOLARES PARAENSES (1899 – 1930) |
spellingShingle |
A ESCOLARIZAÇÃO DOS SABERES GEOMÉTRICOS NOS GRUPOS ESCOLARES PARAENSES (1899 – 1930) dos Santos Fortaleza, Francisca Janice Grupos Escolares Programas de ensino Saberes geométricos |
title_short |
A ESCOLARIZAÇÃO DOS SABERES GEOMÉTRICOS NOS GRUPOS ESCOLARES PARAENSES (1899 – 1930) |
title_full |
A ESCOLARIZAÇÃO DOS SABERES GEOMÉTRICOS NOS GRUPOS ESCOLARES PARAENSES (1899 – 1930) |
title_fullStr |
A ESCOLARIZAÇÃO DOS SABERES GEOMÉTRICOS NOS GRUPOS ESCOLARES PARAENSES (1899 – 1930) |
title_full_unstemmed |
A ESCOLARIZAÇÃO DOS SABERES GEOMÉTRICOS NOS GRUPOS ESCOLARES PARAENSES (1899 – 1930) |
title_sort |
A ESCOLARIZAÇÃO DOS SABERES GEOMÉTRICOS NOS GRUPOS ESCOLARES PARAENSES (1899 – 1930) |
author |
dos Santos Fortaleza, Francisca Janice |
author_facet |
dos Santos Fortaleza, Francisca Janice Rocha, Maria Lúcia Pessoa Chaves |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Maria Lúcia Pessoa Chaves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos Fortaleza, Francisca Janice Rocha, Maria Lúcia Pessoa Chaves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Grupos Escolares Programas de ensino Saberes geométricos |
topic |
Grupos Escolares Programas de ensino Saberes geométricos |
description |
Desenvolvemos este trabalho orientadas pela questão de pesquisa que interroga: quais eram os saberes geométricos que integravam o ensino primário dos Grupos Escolares paraenses entre 1899 e 1930? Direcionamos tal questão para os programas de ensino primário publicados no estado do Pará em 1903, 1910 e 1929 com o objetivo de caracterizar a forma como se dispôs o processo e escolarização da Geometria nos Grupos Escolares paraenses entre 1899 e 1930. Para tanto, nos amparamos teórico-metodologicamente na concepção de Chervel (1990) sobre história das disciplinas escolares. Constatamos que os saberes geométricos dispostos em cada programa estudado eram muito semelhantes, bem como as orientações pedagógicas que os norteavam. Os saberes geométricos que integraram a escolarização da Geometria entre 1899 e 1930 contavam com o estudo de corpos redondos e poliédricos, figuras planas, envolvendo linhas e ângulos, evidenciando como proposta pedagógica adotada o método de ensino intuitivo, demonstrando estabilidade para a escolarização dos saberes geométricos durante o período indicado. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/218 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/218 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/218/164 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 4 n. 2 (2018) 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053462710583296 |