Desenvolvimento de protótipo para o uso de recursos de realidade aumentada junto com jogos de xadrez tradicional e modificado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Márcio José de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205290
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2018.
id UFSC_3021b781756ccc5679cfe3d554bc1f8a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/205290
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Desenvolvimento de protótipo para o uso de recursos de realidade aumentada junto com jogos de xadrez tradicional e modificadoTecnologias da informação e comunicaçãoRealidade aumentadaXadrezDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2018.Diante dos novos desafios proporcionados com a popularização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e dos dispositivos móveis: smartphones e tablets, é preciso buscar soluções para deixar as aulas de Física mais atraentes para os alunos acostumados com esta nova realidade. A Realidade Aumentada (RA) proporciona um acréscimo de informações visuais, de forma digital, sobre aquilo que seus usuários estão vendo no mundo real. Esta característica demonstra um grande potencial para o ensino. Neste trabalho analisaram-se as ferramentas de modelos tridimensionais com base em requisitos técnicos criados para esta pesquisa. Diante da escolha das melhores ferramentas, desenvolveram-se modelos em 3D de tabuleiro de xadrez, aplicando os recursos de RA para dispositivos móveis nos sistemas Android e iOs. Criou-se um protótipo de jogo de xadrez modificado em que foi empregado para o ensino de física. Ao final realizou-se a aplicação de um questionário online. Os resultados da pesquisa foram positivos e demonstraram que o protótipo desenvolvido com jogo de xadrez modificado e RA contribuiu para que os participantes pudessem fixar os conceitos físicos apresentados e ainda proporcionou uma maior autonomia para os alunos. Não foram identificados empecilhos técnicos nos aparelhos dos participantes ao fazer uso dos recursos do protótipo.Abstract : Faced with the new challenges offered by the popularization of Information and Communication Technologies (ICT) and mobile devices: smartphones and tablets, solutions must be sought to make physics classes more attractive to students who are accustomed to this new reality. Augmented Reality (AR) provides an increase in visual information, digitally, of what your users are seeing in the real world. This feature demonstrates great potential for teaching. In this work the tools of three-dimensional models were analyzed based on technical requirements created for this research. Faced with the choice of the best tools has been developed 3D chessboard models applying the features of RA for mobile devices in Android and iOs systems. A modified chess game prototype was created where it was used for physics teaching. At the end, an online questionnaire was applied. The results of the research were positive and showed that the prototype developed with modified chess set and RA contributed to the participants being able to fix the presented physical concepts and also provided a greater autonomy for the students. No technical impediments were identified in the participants' devices when making use of the features of the prototype.Yevseyeva, OlgaFrigo, Luciana BolanUniversidade Federal de Santa CatarinaLemos, Márcio José de2020-03-31T13:34:15Z2020-03-31T13:34:15Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis159 p.| il., gráfs.application/pdf360942https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205290porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-31T13:34:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/205290Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-31T13:34:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de protótipo para o uso de recursos de realidade aumentada junto com jogos de xadrez tradicional e modificado
title Desenvolvimento de protótipo para o uso de recursos de realidade aumentada junto com jogos de xadrez tradicional e modificado
spellingShingle Desenvolvimento de protótipo para o uso de recursos de realidade aumentada junto com jogos de xadrez tradicional e modificado
Lemos, Márcio José de
Tecnologias da informação e comunicação
Realidade aumentada
Xadrez
title_short Desenvolvimento de protótipo para o uso de recursos de realidade aumentada junto com jogos de xadrez tradicional e modificado
title_full Desenvolvimento de protótipo para o uso de recursos de realidade aumentada junto com jogos de xadrez tradicional e modificado
title_fullStr Desenvolvimento de protótipo para o uso de recursos de realidade aumentada junto com jogos de xadrez tradicional e modificado
title_full_unstemmed Desenvolvimento de protótipo para o uso de recursos de realidade aumentada junto com jogos de xadrez tradicional e modificado
title_sort Desenvolvimento de protótipo para o uso de recursos de realidade aumentada junto com jogos de xadrez tradicional e modificado
author Lemos, Márcio José de
author_facet Lemos, Márcio José de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Yevseyeva, Olga
Frigo, Luciana Bolan
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos, Márcio José de
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da informação e comunicação
Realidade aumentada
Xadrez
topic Tecnologias da informação e comunicação
Realidade aumentada
Xadrez
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-03-31T13:34:15Z
2020-03-31T13:34:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 360942
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205290
identifier_str_mv 360942
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 159 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652006168985600