Informática educativa trabalhando com portadores de condutas típicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontolan, Andréa Muniz de Carvalho
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79519
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_3034a9b515a3c0e118c4b0acc8470938
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/79519
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Informática educativa trabalhando com portadores de condutas típicasEngenharia de produçãoEnsino auxiliado por computadorTecnologia educacionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Este trabalho tem como questão central a análise dos processos de desenvolvimento de indivíduos com condutas típicas, mediados pelo uso do computador. O objetivo básico é criar oportunidades para que os portadores de condutas típicas desenvolvam integralmente suas potencialidades, integrando-se como sujeitos na comunidade. Propõe-se, ainda, analisar as representações dos professores do Projeto: Informática Educativa no Ensino Especial, voltado para a linha distúrbio de comportamento, sobre a utilização de computadores e verificar como eles se percebem no processo de implantação e do uso desta tecnologia em sala de aula, contribuindo para implementar inovações sugeridas como plano estratégico da instituição. Este estudo teve como metodologia básica, um estudo de caso, realizado em duas escolas de educação especial. Como resultado, podem-se destacar algumas questões importantes, tais como: a necessidade do envolvimento de todos os membros da equipe reunidos em torno de um propósito; a necessidade de se garantir condições básicas para um projeto desse porte, tais como - equipamentos, mudança curricular, preparação continuada da equipe; os avanços alcançados pelos alunos de condutas típicas na mediação do processo pelo uso do computador. Este estudo levanta uma questão crucial para as escolas de educação especial, em relação a utilização de tecnologias avançadas, não conseguindo porém, responder todas as indagações existentes sobre o tema, mas limita-se a indicar algumas alternativas e abre espaço para novos trabalhos.Florianópolis, SCCatapan, Araci HackUniversidade Federal de Santa CatarinaFontolan, Andréa Muniz de Carvalho2012-10-18T04:53:05Z2012-10-18T04:53:05Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisviii, 121 f.| il., tabs., grafs.application/pdf192526http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79519porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-04T20:49:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/79519Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-04T20:49:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Informática educativa trabalhando com portadores de condutas típicas
title Informática educativa trabalhando com portadores de condutas típicas
spellingShingle Informática educativa trabalhando com portadores de condutas típicas
Fontolan, Andréa Muniz de Carvalho
Engenharia de produção
Ensino auxiliado por computador
Tecnologia educacional
title_short Informática educativa trabalhando com portadores de condutas típicas
title_full Informática educativa trabalhando com portadores de condutas típicas
title_fullStr Informática educativa trabalhando com portadores de condutas típicas
title_full_unstemmed Informática educativa trabalhando com portadores de condutas típicas
title_sort Informática educativa trabalhando com portadores de condutas típicas
author Fontolan, Andréa Muniz de Carvalho
author_facet Fontolan, Andréa Muniz de Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Catapan, Araci Hack
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontolan, Andréa Muniz de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Ensino auxiliado por computador
Tecnologia educacional
topic Engenharia de produção
Ensino auxiliado por computador
Tecnologia educacional
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001
2012-10-18T04:53:05Z
2012-10-18T04:53:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 192526
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79519
identifier_str_mv 192526
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv viii, 121 f.| il., tabs., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652091749564416