Informática educativa trabalhando com portadores de condutas típicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79519 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_3034a9b515a3c0e118c4b0acc8470938 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/79519 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Informática educativa trabalhando com portadores de condutas típicasEngenharia de produçãoEnsino auxiliado por computadorTecnologia educacionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Este trabalho tem como questão central a análise dos processos de desenvolvimento de indivíduos com condutas típicas, mediados pelo uso do computador. O objetivo básico é criar oportunidades para que os portadores de condutas típicas desenvolvam integralmente suas potencialidades, integrando-se como sujeitos na comunidade. Propõe-se, ainda, analisar as representações dos professores do Projeto: Informática Educativa no Ensino Especial, voltado para a linha distúrbio de comportamento, sobre a utilização de computadores e verificar como eles se percebem no processo de implantação e do uso desta tecnologia em sala de aula, contribuindo para implementar inovações sugeridas como plano estratégico da instituição. Este estudo teve como metodologia básica, um estudo de caso, realizado em duas escolas de educação especial. Como resultado, podem-se destacar algumas questões importantes, tais como: a necessidade do envolvimento de todos os membros da equipe reunidos em torno de um propósito; a necessidade de se garantir condições básicas para um projeto desse porte, tais como - equipamentos, mudança curricular, preparação continuada da equipe; os avanços alcançados pelos alunos de condutas típicas na mediação do processo pelo uso do computador. Este estudo levanta uma questão crucial para as escolas de educação especial, em relação a utilização de tecnologias avançadas, não conseguindo porém, responder todas as indagações existentes sobre o tema, mas limita-se a indicar algumas alternativas e abre espaço para novos trabalhos.Florianópolis, SCCatapan, Araci HackUniversidade Federal de Santa CatarinaFontolan, Andréa Muniz de Carvalho2012-10-18T04:53:05Z2012-10-18T04:53:05Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisviii, 121 f.| il., tabs., grafs.application/pdf192526http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79519porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-04T20:49:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/79519Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-04T20:49:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Informática educativa trabalhando com portadores de condutas típicas |
title |
Informática educativa trabalhando com portadores de condutas típicas |
spellingShingle |
Informática educativa trabalhando com portadores de condutas típicas Fontolan, Andréa Muniz de Carvalho Engenharia de produção Ensino auxiliado por computador Tecnologia educacional |
title_short |
Informática educativa trabalhando com portadores de condutas típicas |
title_full |
Informática educativa trabalhando com portadores de condutas típicas |
title_fullStr |
Informática educativa trabalhando com portadores de condutas típicas |
title_full_unstemmed |
Informática educativa trabalhando com portadores de condutas típicas |
title_sort |
Informática educativa trabalhando com portadores de condutas típicas |
author |
Fontolan, Andréa Muniz de Carvalho |
author_facet |
Fontolan, Andréa Muniz de Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Catapan, Araci Hack Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fontolan, Andréa Muniz de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Ensino auxiliado por computador Tecnologia educacional |
topic |
Engenharia de produção Ensino auxiliado por computador Tecnologia educacional |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2001 2012-10-18T04:53:05Z 2012-10-18T04:53:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
192526 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79519 |
identifier_str_mv |
192526 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79519 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
viii, 121 f.| il., tabs., grafs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652091749564416 |