Uma análise dos modelos de implantação e consolidação do uso de tecnologias nas escolas pelas empresas privadas na relação professor, aluno e informática educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Túlia D'arc Gadelha
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83197
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_47dc6972084d420bf5aed7a550c9f838
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83197
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaCosta, Túlia D'arc GadelhaCruz, Dulce Márcia2012-10-19T21:47:05Z2012-10-19T21:47:05Z20022002197740http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83197Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.A pesquisa refere-se ao processo de integração e aplicação da Informática Educativa pelas empresas privadas nas escolas públicas e particulares. A proliferação de recursos de informática e o grande avanço na tecnologia de transmissão de dados na educação destacam-se como facilitadores de uma aprendizagem mais criativa, criadora e lúdica. Neste contexto, as empresas privadas de informática em parcerias com escolas têm se destacado como um recurso no processo de inserção e domínio das novas tecnologias na escola. O objetivo desta pesquisa é identificar se as empresas de informática parceiras das escolas se integram ao processo pedagógico, conseguindo estabelecer o processo de consolidação da Informática Educativa e contribuir na relação professor, aluno e Informática Educativa. A pesquisa foi elaborada no período de 2001 e 2002, é qualitativa e foi aplicada com questionário para os coordenadores ou professores de informática, entrevista com os professores das escolas e entrevista com os diretores das empresas parceiras das escolas pesquisadas. Na análise dos dados fazemos uma reflexão do processo de introdução do uso de tecnologias nas escolas e detectamos falhas, incoerências e deficiências nos modelos de implantação da parceria escola e empresas privadas no processo pedagógico escolar.106 f.| tabs., grafs.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoTecnologia educacionalEnsino auxiliado por computadorAvaliaçãoUma análise dos modelos de implantação e consolidação do uso de tecnologias nas escolas pelas empresas privadas na relação professor, aluno e informática educativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL197740.pdfapplication/pdf1208515https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/83197/1/197740.pdf80dfdabf401a208e3a91ae6edc197a42MD51TEXT197740.pdf.txt197740.pdf.txtExtracted Texttext/plain216352https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/83197/2/197740.pdf.txt8826e0e2563b14456bd6d7d788f64692MD52THUMBNAIL197740.pdf.jpg197740.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1210https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/83197/3/197740.pdf.jpg1da8843b25a0cfad6887a661df8c5013MD53123456789/831972013-05-02 01:11:36.489oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83197Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T04:11:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma análise dos modelos de implantação e consolidação do uso de tecnologias nas escolas pelas empresas privadas na relação professor, aluno e informática educativa
title Uma análise dos modelos de implantação e consolidação do uso de tecnologias nas escolas pelas empresas privadas na relação professor, aluno e informática educativa
spellingShingle Uma análise dos modelos de implantação e consolidação do uso de tecnologias nas escolas pelas empresas privadas na relação professor, aluno e informática educativa
Costa, Túlia D'arc Gadelha
Engenharia de produção
Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
Avaliação
title_short Uma análise dos modelos de implantação e consolidação do uso de tecnologias nas escolas pelas empresas privadas na relação professor, aluno e informática educativa
title_full Uma análise dos modelos de implantação e consolidação do uso de tecnologias nas escolas pelas empresas privadas na relação professor, aluno e informática educativa
title_fullStr Uma análise dos modelos de implantação e consolidação do uso de tecnologias nas escolas pelas empresas privadas na relação professor, aluno e informática educativa
title_full_unstemmed Uma análise dos modelos de implantação e consolidação do uso de tecnologias nas escolas pelas empresas privadas na relação professor, aluno e informática educativa
title_sort Uma análise dos modelos de implantação e consolidação do uso de tecnologias nas escolas pelas empresas privadas na relação professor, aluno e informática educativa
author Costa, Túlia D'arc Gadelha
author_facet Costa, Túlia D'arc Gadelha
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Túlia D'arc Gadelha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cruz, Dulce Márcia
contributor_str_mv Cruz, Dulce Márcia
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Engenharia de produção
Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
Avaliação
topic Engenharia de produção
Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
Avaliação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2002
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-19T21:47:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-19T21:47:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83197
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 197740
identifier_str_mv 197740
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 106 f.| tabs., grafs.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/83197/1/197740.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/83197/2/197740.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/83197/3/197740.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 80dfdabf401a208e3a91ae6edc197a42
8826e0e2563b14456bd6d7d788f64692
1da8843b25a0cfad6887a661df8c5013
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805246228561920