Uma análise dos modelos de implantação e consolidação do uso de tecnologias nas escolas pelas empresas privadas na relação professor, aluno e informática educativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83197 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_47dc6972084d420bf5aed7a550c9f838 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83197 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaCosta, Túlia D'arc GadelhaCruz, Dulce Márcia2012-10-19T21:47:05Z2012-10-19T21:47:05Z20022002197740http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83197Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.A pesquisa refere-se ao processo de integração e aplicação da Informática Educativa pelas empresas privadas nas escolas públicas e particulares. A proliferação de recursos de informática e o grande avanço na tecnologia de transmissão de dados na educação destacam-se como facilitadores de uma aprendizagem mais criativa, criadora e lúdica. Neste contexto, as empresas privadas de informática em parcerias com escolas têm se destacado como um recurso no processo de inserção e domínio das novas tecnologias na escola. O objetivo desta pesquisa é identificar se as empresas de informática parceiras das escolas se integram ao processo pedagógico, conseguindo estabelecer o processo de consolidação da Informática Educativa e contribuir na relação professor, aluno e Informática Educativa. A pesquisa foi elaborada no período de 2001 e 2002, é qualitativa e foi aplicada com questionário para os coordenadores ou professores de informática, entrevista com os professores das escolas e entrevista com os diretores das empresas parceiras das escolas pesquisadas. Na análise dos dados fazemos uma reflexão do processo de introdução do uso de tecnologias nas escolas e detectamos falhas, incoerências e deficiências nos modelos de implantação da parceria escola e empresas privadas no processo pedagógico escolar.106 f.| tabs., grafs.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoTecnologia educacionalEnsino auxiliado por computadorAvaliaçãoUma análise dos modelos de implantação e consolidação do uso de tecnologias nas escolas pelas empresas privadas na relação professor, aluno e informática educativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL197740.pdfapplication/pdf1208515https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/83197/1/197740.pdf80dfdabf401a208e3a91ae6edc197a42MD51TEXT197740.pdf.txt197740.pdf.txtExtracted Texttext/plain216352https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/83197/2/197740.pdf.txt8826e0e2563b14456bd6d7d788f64692MD52THUMBNAIL197740.pdf.jpg197740.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1210https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/83197/3/197740.pdf.jpg1da8843b25a0cfad6887a661df8c5013MD53123456789/831972013-05-02 01:11:36.489oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83197Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T04:11:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma análise dos modelos de implantação e consolidação do uso de tecnologias nas escolas pelas empresas privadas na relação professor, aluno e informática educativa |
title |
Uma análise dos modelos de implantação e consolidação do uso de tecnologias nas escolas pelas empresas privadas na relação professor, aluno e informática educativa |
spellingShingle |
Uma análise dos modelos de implantação e consolidação do uso de tecnologias nas escolas pelas empresas privadas na relação professor, aluno e informática educativa Costa, Túlia D'arc Gadelha Engenharia de produção Tecnologia educacional Ensino auxiliado por computador Avaliação |
title_short |
Uma análise dos modelos de implantação e consolidação do uso de tecnologias nas escolas pelas empresas privadas na relação professor, aluno e informática educativa |
title_full |
Uma análise dos modelos de implantação e consolidação do uso de tecnologias nas escolas pelas empresas privadas na relação professor, aluno e informática educativa |
title_fullStr |
Uma análise dos modelos de implantação e consolidação do uso de tecnologias nas escolas pelas empresas privadas na relação professor, aluno e informática educativa |
title_full_unstemmed |
Uma análise dos modelos de implantação e consolidação do uso de tecnologias nas escolas pelas empresas privadas na relação professor, aluno e informática educativa |
title_sort |
Uma análise dos modelos de implantação e consolidação do uso de tecnologias nas escolas pelas empresas privadas na relação professor, aluno e informática educativa |
author |
Costa, Túlia D'arc Gadelha |
author_facet |
Costa, Túlia D'arc Gadelha |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Túlia D'arc Gadelha |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cruz, Dulce Márcia |
contributor_str_mv |
Cruz, Dulce Márcia |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Engenharia de produção Tecnologia educacional Ensino auxiliado por computador Avaliação |
topic |
Engenharia de produção Tecnologia educacional Ensino auxiliado por computador Avaliação |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2002 |
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv |
2002 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2002 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-19T21:47:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-19T21:47:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83197 |
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv |
197740 |
identifier_str_mv |
197740 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83197 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
106 f.| tabs., grafs. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/83197/1/197740.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/83197/2/197740.pdf.txt https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/83197/3/197740.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
80dfdabf401a208e3a91ae6edc197a42 8826e0e2563b14456bd6d7d788f64692 1da8843b25a0cfad6887a661df8c5013 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805246228561920 |