Educação literária e currículo: uma análise dos programas de ensino do Brasil, Argentina, Inglaterra e Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Charles
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191178
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2018.
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Este trabalho é resultado da pesquisa documental realizada a partir de cinco categorias pré-estabelecidas: 1) concepção de Língua e Literatura presente nas diretrizes curriculares; 2) organização do Currículo de literatura ao longo dos programas de estudo; 3) orientações didáticas e metodológicas apresentadas para o trabalho com a formação do leitor literário; 4) critérios trazidos para a Seleção de textos e, por fim, 5) os Conhecimentos metaliterários contemplados nos documentos analisados. O estudo permitiu identificar que, assim como no documento nacional, a articulação entre língua e literatura ainda é um desafio, visto que, mesmo sendo tratadas dentro de uma única disciplina, há um desmembramento quando dispostas no currículo. Além disso, verificou-se que as diferentes concepções de língua ancoradas pelos documentos também delineiam a maneira com que a educação literária se materializa ao longo dos programas de ensino. Enquanto o documento nacional aponta para a especificidade do texto literário, sem trazer informações mais concretas sobre isso, o documento português traz um itinerário bastante completo, porém, pouco flexível, de leituras, além de apontar para a leitura integral de determinadas obras. O argentino e o inglês atentam para a literatura na modalidade oral, o que pouco se verifica nos documentos anteriormente mencionados, além de estes estarem bastante fixados à produção oral e escrita de textos literários, levando em consideração uma modalidade que não contempla apenas a sua leitura. Ao final do trabalho, foi proposto um currículo de literatura com base no referencial bibliográfico utilizado, bem como nas informações significativas apresentadas nos documentos analisados.Abstract : This research has aimed at analyzing the Brazilian National Curricular Parameters (BRASIL, 1998) and the curricular guidelines and educational programs of three other countries - Argentina, England and Portugal - with regard to the formation of the literary reader in the grades corresponding to the final years of elementary school. This work is the result of the research through five pre-established categories. Thus, the study was based on the analysis of the 1) Conception of Language and Literature present in the curricular guidelines; 2) the way in which the literature curriculum is organized throughout the curricula; 3) didactic and methodological guidelines presented for the formation of the literary reader; 4) criteria brought to the selection of texts and, finally, 5) study of the way in which the metaliterary knowledge is contemplated in the documents. The research allowed to identify that, as in the Brazilian document, the articulation between language and literature is still a challenge, despite the fact they are treated within a single discipline, there is a fragmentation when they are arranged in the curriculum. In addition, the different conceptions of language anchored by the documents also determine the way in which literary education materializes throughout the curricula. While the national document points to the specificity of the literary text, without providing more concrete information about it, the Portuguese document brings a quite complete itinerary of readings, but not very flexible, besides pointing to the integral reading of certain texts. The Argentinian and English teaching programs present the literature in the oral modality, which is little verified in the previously mentioned documents, besides being very fixed to the oral and written production of literary texts. At the end of the study, a suggestion of literature curriculum was proposed based on the bibliographical references used, as well as on the significant information presented in the documents that were analyzed.Fritzen, CeldonUniversidade Federal de Santa CatarinaMartins, Charles2018-11-08T03:04:32Z2018-11-08T03:04:32Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis160 p.| il.application/pdf355149https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191178porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-08T03:04:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/191178Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-11-08T03:04:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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