Saberes a ensinar aritmética na Escola de Aprendizes Artífices (1909-1937) lidos nos documentos normativos e livros didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbaresco, Cleber Schaefer
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211661
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2019.
id UFSC_30ad61ea2ace4e52f422f034658bd344
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/211661
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaBarbaresco, Cleber SchaeferCosta, David Antonio da2020-08-20T05:57:16Z2020-08-20T05:57:16Z2019362434https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211661Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2019.A Escola de Aprendizes Artífices (EAA) foi um marco para o ensino profissional no Brasil, pois inaugura uma rede federal de ensino com o propósito de oferecer a jovens uma qualificação profissional. Em 1920 inicia-se um movimento de reforma do ensino profissional das EAA, que dá origem ao Serviço de Remodelação do Ensino Profissional Técnico. Esse movimento chega na Escola de Aprendizes Artífices de Santa Catarina (EAA-SC) como um conjunto de novas prescrições que reorganiza os saberes ligados ao ensino profissional. Este trabalho tem por objetivo identificar os saberes a ensinar aritmética a partir dos documentos normativos e caracterizá-los a partir dos livros didáticos adotados para o ensino de aritmética no curso primário da EAA-SC. Esta pesquisa se apoia no ferramental teórico-metodológico da histórica cultural e mobiliza conceitos teóricos desenvolvidos pela Equipe de Pesquisa em História Social da Educação, como os saberes a ensinar, usados nesta pesquisa para captar e analisar as rubricas para o ensino de aritmética. Para tanto, inventariamos um conjunto de documentos: os relatórios do Serviço de Remodelação do Ensino Profissional Técnico, presentes nos relatórios do Ministério da Agricultura, Industria e Comércio; os relatórios dos diretores da EAA-SC; os livros adquiridos e voltados para o ensino de aritmética; jornais e periódicos. Os resultados apontam que a escolha e organização dos saberes a ensinar para o ensino de aritmética dessa instituição possuía dois propósitos: o primeiro é servir ao que está posto nos decretos, ou seja, ensinar o aluno a ler, escrever e contar, alfabetizá-los e, o segundo, dar suporte para demanda das práticas das oficinas. Ainda, quanto a caracterização da aritmética lida a partir das páginas dos livros acima citados, como resultado entendemos que há a presença de duas aritméticas: uma teórica, voltada para a alfabetização dos alunos e, outra, prática, voltada para formação profissional.Abstract : The Escola de Aprendizes Artífices (EAA - School of Artisan Apprentices) was a landmark for professional education in Brazil, because it marks the beginning of a federal education system with the purpose of offering young people a professional qualification. In 1920 it?s initiated a project to reform the professional education in the EAAs, wich creates the Service of Remodeling of the Professional Technical Education. Those actions arrive at the Escola de Aprendizes Artífices of Santa Catarina (EAA-SC) as a series of new prescriptions that organize the knowledge connected to the professional education. As such, this work aim to identify the knowledge to teach arithmetic from normative documents and characterize them from the textbooks adopted to the teaching of arithmetic in the elementary course of the EAA-SC. This research is based on the theoretical-methodological tool of cultural history and mobilizes theoretical concepts developed by the Research Team on Social History of Education, such as the knowledge to teach, used in this research to collect and analyze the headings for the teaching of arithmetics. To do so, we inventoried a group of documents: reports from the Service of Remodeling of Professional Technical Education, presents in the reports of the Ministry of Agriculture, Industry and Commerce; reports of the principals of the EAA-SC; the textbooks acquired and aimed to the teaching of arithmetics; newspapers and periodics. The results indicate that the selection and organization of the knowledge to teach to the instruction of arithmetics in this institution had two purposes: the first is to serve to what is present in the legislation, that is, to teach the student to read, to write and to count, to literate them and, the second, to support the demand of the pratical workshops. As to the characterization of the arithmetics read from the pages of the mentioned books, as a result we understand that there are two arithmetics: one theoretical, aimed at the literacy of the students and another, practice, intend to a professional training.183 p.| il.porEducação científica e tecnológicaMatemáticaSaberes a ensinar aritmética na Escola de Aprendizes Artífices (1909-1937) lidos nos documentos normativos e livros didáticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPECT0394-D.pdfPECT0394-D.pdfapplication/pdf1649266https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/211661/-1/PECT0394-D.pdfa8682357daa3217ccb267a83441c14ccMD5-1123456789/2116612020-08-20 02:57:16.218oai:repositorio.ufsc.br:123456789/211661Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-08-20T05:57:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes a ensinar aritmética na Escola de Aprendizes Artífices (1909-1937) lidos nos documentos normativos e livros didáticos
title Saberes a ensinar aritmética na Escola de Aprendizes Artífices (1909-1937) lidos nos documentos normativos e livros didáticos
spellingShingle Saberes a ensinar aritmética na Escola de Aprendizes Artífices (1909-1937) lidos nos documentos normativos e livros didáticos
Barbaresco, Cleber Schaefer
Educação científica e tecnológica
Matemática
title_short Saberes a ensinar aritmética na Escola de Aprendizes Artífices (1909-1937) lidos nos documentos normativos e livros didáticos
title_full Saberes a ensinar aritmética na Escola de Aprendizes Artífices (1909-1937) lidos nos documentos normativos e livros didáticos
title_fullStr Saberes a ensinar aritmética na Escola de Aprendizes Artífices (1909-1937) lidos nos documentos normativos e livros didáticos
title_full_unstemmed Saberes a ensinar aritmética na Escola de Aprendizes Artífices (1909-1937) lidos nos documentos normativos e livros didáticos
title_sort Saberes a ensinar aritmética na Escola de Aprendizes Artífices (1909-1937) lidos nos documentos normativos e livros didáticos
author Barbaresco, Cleber Schaefer
author_facet Barbaresco, Cleber Schaefer
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbaresco, Cleber Schaefer
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, David Antonio da
contributor_str_mv Costa, David Antonio da
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Matemática
topic Educação científica e tecnológica
Matemática
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2019.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-20T05:57:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-20T05:57:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211661
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 362434
identifier_str_mv 362434
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211661
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 183 p.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/211661/-1/PECT0394-D.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a8682357daa3217ccb267a83441c14cc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805130670243840