Os métodos de ensino das escolas de aprendizes artífices: vestígios da constituição saberes para ensinar a partir da mobilização dos saberes aritméticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbaresco, Cleber Schaefer
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Costa, David Antonio da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234468
Resumo: Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3099
id UFSC_b60df346334fbd06d4e2104578238bc4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/234468
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Os métodos de ensino das escolas de aprendizes artífices: vestígios da constituição saberes para ensinar a partir da mobilização dos saberes aritméticosHistória da Educação MatemáticaMétodo SlöjdMétodo IntuitivoEnsino ProfissionalAritméticaEste artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3099As Escolas de Aprendizes Artífices são consideradas um marco para a constituição de uma rede voltada para ensino técnico profissional no período da primeira república. Essa rede, no decorrer de sua história apresentou problemas quanto à qualidade do seu ensino, o que levou o governo a tomar algumas medidas. Essas medidas apontam para a tentativa de difundir métodos de ensino que pudessem trazer uma solução para a demanda apresentada. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo descrever, por alguns indícios, quais métodos de ensino fizeram parte das ações e práticas educativas das Escolas de Aprendizes Artífices. Para tanto, utilizou-se da categoria saberes para ensinar para observar e interpretar a possibilidade da existência de um método próprio para a instituição. Como fonte primária, analisaram-se documentos normativos e relatórios ministeriais. Como fonte secundária valeu-se de literatura consolidada sobre ensino profissional e trabalhos acadêmicos que se relacionam com a temática deste trabalho. A conclusão é de que há indícios que a intersecção entre o método intuitivo e slöjd possam ter levado a instituição a realizar ações e práticas, voltadas para o ensino técnico profissional, que sejam próprios para a Escola de Aprendizes Artífices. Essa conclusão pode ser observada quando se analisa a mobilização dos saberes aritméticos.Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa)2022-05-16T23:58:02Z2022-05-16T23:58:02Z2021-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBARBARESCO, Cleber Schaefer ; COSTA, David Antonio da . Os métodos de ensino das escolas de aprendizes artífices: vestígios da constituição saberes para ensinar a partir da mobilização dos saberes aritméticos. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 12, p. 1-17, 2021.2179-426Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234468Barbaresco, Cleber SchaeferCosta, David Antonio daporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-17T00:03:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/234468Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-17T00:03:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os métodos de ensino das escolas de aprendizes artífices: vestígios da constituição saberes para ensinar a partir da mobilização dos saberes aritméticos
title Os métodos de ensino das escolas de aprendizes artífices: vestígios da constituição saberes para ensinar a partir da mobilização dos saberes aritméticos
spellingShingle Os métodos de ensino das escolas de aprendizes artífices: vestígios da constituição saberes para ensinar a partir da mobilização dos saberes aritméticos
Barbaresco, Cleber Schaefer
História da Educação Matemática
Método Slöjd
Método Intuitivo
Ensino Profissional
Aritmética
title_short Os métodos de ensino das escolas de aprendizes artífices: vestígios da constituição saberes para ensinar a partir da mobilização dos saberes aritméticos
title_full Os métodos de ensino das escolas de aprendizes artífices: vestígios da constituição saberes para ensinar a partir da mobilização dos saberes aritméticos
title_fullStr Os métodos de ensino das escolas de aprendizes artífices: vestígios da constituição saberes para ensinar a partir da mobilização dos saberes aritméticos
title_full_unstemmed Os métodos de ensino das escolas de aprendizes artífices: vestígios da constituição saberes para ensinar a partir da mobilização dos saberes aritméticos
title_sort Os métodos de ensino das escolas de aprendizes artífices: vestígios da constituição saberes para ensinar a partir da mobilização dos saberes aritméticos
author Barbaresco, Cleber Schaefer
author_facet Barbaresco, Cleber Schaefer
Costa, David Antonio da
author_role author
author2 Costa, David Antonio da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbaresco, Cleber Schaefer
Costa, David Antonio da
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação Matemática
Método Slöjd
Método Intuitivo
Ensino Profissional
Aritmética
topic História da Educação Matemática
Método Slöjd
Método Intuitivo
Ensino Profissional
Aritmética
description Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3099
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08
2022-05-16T23:58:02Z
2022-05-16T23:58:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARBARESCO, Cleber Schaefer ; COSTA, David Antonio da . Os métodos de ensino das escolas de aprendizes artífices: vestígios da constituição saberes para ensinar a partir da mobilização dos saberes aritméticos. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 12, p. 1-17, 2021.
2179-426X
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234468
identifier_str_mv BARBARESCO, Cleber Schaefer ; COSTA, David Antonio da . Os métodos de ensino das escolas de aprendizes artífices: vestígios da constituição saberes para ensinar a partir da mobilização dos saberes aritméticos. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 12, p. 1-17, 2021.
2179-426X
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234468
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa)
publisher.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652185369575424