Os métodos de ensino das escolas de aprendizes artífices: vestígios da constituição saberes para ensinar a partir da mobilização dos saberes aritméticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234468 |
Resumo: | Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3099 |
id |
UFSC_b60df346334fbd06d4e2104578238bc4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/234468 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Os métodos de ensino das escolas de aprendizes artífices: vestígios da constituição saberes para ensinar a partir da mobilização dos saberes aritméticosHistória da Educação MatemáticaMétodo SlöjdMétodo IntuitivoEnsino ProfissionalAritméticaEste artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3099As Escolas de Aprendizes Artífices são consideradas um marco para a constituição de uma rede voltada para ensino técnico profissional no período da primeira república. Essa rede, no decorrer de sua história apresentou problemas quanto à qualidade do seu ensino, o que levou o governo a tomar algumas medidas. Essas medidas apontam para a tentativa de difundir métodos de ensino que pudessem trazer uma solução para a demanda apresentada. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo descrever, por alguns indícios, quais métodos de ensino fizeram parte das ações e práticas educativas das Escolas de Aprendizes Artífices. Para tanto, utilizou-se da categoria saberes para ensinar para observar e interpretar a possibilidade da existência de um método próprio para a instituição. Como fonte primária, analisaram-se documentos normativos e relatórios ministeriais. Como fonte secundária valeu-se de literatura consolidada sobre ensino profissional e trabalhos acadêmicos que se relacionam com a temática deste trabalho. A conclusão é de que há indícios que a intersecção entre o método intuitivo e slöjd possam ter levado a instituição a realizar ações e práticas, voltadas para o ensino técnico profissional, que sejam próprios para a Escola de Aprendizes Artífices. Essa conclusão pode ser observada quando se analisa a mobilização dos saberes aritméticos.Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa)2022-05-16T23:58:02Z2022-05-16T23:58:02Z2021-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBARBARESCO, Cleber Schaefer ; COSTA, David Antonio da . Os métodos de ensino das escolas de aprendizes artífices: vestígios da constituição saberes para ensinar a partir da mobilização dos saberes aritméticos. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 12, p. 1-17, 2021.2179-426Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234468Barbaresco, Cleber SchaeferCosta, David Antonio daporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-17T00:03:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/234468Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-17T00:03:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os métodos de ensino das escolas de aprendizes artífices: vestígios da constituição saberes para ensinar a partir da mobilização dos saberes aritméticos |
title |
Os métodos de ensino das escolas de aprendizes artífices: vestígios da constituição saberes para ensinar a partir da mobilização dos saberes aritméticos |
spellingShingle |
Os métodos de ensino das escolas de aprendizes artífices: vestígios da constituição saberes para ensinar a partir da mobilização dos saberes aritméticos Barbaresco, Cleber Schaefer História da Educação Matemática Método Slöjd Método Intuitivo Ensino Profissional Aritmética |
title_short |
Os métodos de ensino das escolas de aprendizes artífices: vestígios da constituição saberes para ensinar a partir da mobilização dos saberes aritméticos |
title_full |
Os métodos de ensino das escolas de aprendizes artífices: vestígios da constituição saberes para ensinar a partir da mobilização dos saberes aritméticos |
title_fullStr |
Os métodos de ensino das escolas de aprendizes artífices: vestígios da constituição saberes para ensinar a partir da mobilização dos saberes aritméticos |
title_full_unstemmed |
Os métodos de ensino das escolas de aprendizes artífices: vestígios da constituição saberes para ensinar a partir da mobilização dos saberes aritméticos |
title_sort |
Os métodos de ensino das escolas de aprendizes artífices: vestígios da constituição saberes para ensinar a partir da mobilização dos saberes aritméticos |
author |
Barbaresco, Cleber Schaefer |
author_facet |
Barbaresco, Cleber Schaefer Costa, David Antonio da |
author_role |
author |
author2 |
Costa, David Antonio da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbaresco, Cleber Schaefer Costa, David Antonio da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação Matemática Método Slöjd Método Intuitivo Ensino Profissional Aritmética |
topic |
História da Educação Matemática Método Slöjd Método Intuitivo Ensino Profissional Aritmética |
description |
Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3099 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08 2022-05-16T23:58:02Z 2022-05-16T23:58:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BARBARESCO, Cleber Schaefer ; COSTA, David Antonio da . Os métodos de ensino das escolas de aprendizes artífices: vestígios da constituição saberes para ensinar a partir da mobilização dos saberes aritméticos. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 12, p. 1-17, 2021. 2179-426X https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234468 |
identifier_str_mv |
BARBARESCO, Cleber Schaefer ; COSTA, David Antonio da . Os métodos de ensino das escolas de aprendizes artífices: vestígios da constituição saberes para ensinar a partir da mobilização dos saberes aritméticos. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 12, p. 1-17, 2021. 2179-426X |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234468 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652185369575424 |