Formação continuada a distância e atuação profissional dos egressos: um estudo sobre o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Fabiana Lopes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187052
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.
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spelling Formação continuada a distância e atuação profissional dos egressos: um estudo sobre o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos EscolaresEducaçãoEducação permanenteEnsino à distânciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.A presente pesquisa visa identificar quais as contribuições dos cursos de Formação Continuada em Conselhos Escolares (FCCE) para a atuação profissional de seus egressos. Esses cursos são ações do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares (PNFCE) e foram realizados na modalidade a distância, em parceria com 14 Instituições Federais de Ensino (IFES) do país, tendo como público alvo técnicos das secretarias estaduais e municipais de educação. Os cursos têm como objetivo fomentar a implantação e o fortalecimento dos conselhos escolares como estratégias para a promoção da gestão democrática na educação. É necessário identificar as contribuições da formação na perspectiva do egresso, seja como forma de prestar contas à sociedade acerca de um programa do governo federal, seja pela demanda de reflexão sobre as contribuições possíveis de uma formação continuada a distância. Para tanto, primeiramente foi realizada uma revisão sistemática da literatura, na qual foi possível identificar o grande potencial que os processos de formação a distância oferecem na geração de modificações nas práticas dos seus egressos, bem como o benefício que esse tipo de avaliação traz para a reflexão e o planejamento de novas formações. Em seguida, foi realizado um grande survey, que interpelou 1113 respondentes, egressos dos diversos cursos ofertados pelas IFES em todo o país. Nessa etapa, foi possível identificar a influência do perfil e dos aspectos relacionados com o ensino a distância desde a percepção desses egressos sobre as contribuições do curso em sua atuação profissional, bem como as principais dificuldades encontradas por eles para estudarem na modalidade a distância. A principal contribuição das referidas formações a distância identificada pela pesquisa foi a aquisição e/ou ampliação de conhecimentos teóricos e práticos, quase unanimemente mencionada, seguida pela sensibilização e motivação sobre a importância dos Conselhos Escolares e da gestão democrática da educação. Tais questões levaram a concluir a importância do PNFCE e dos cursos de FCCE para a promoção de processos que gerem modificações nas realidades em que seus egressos estavam inseridos, com vistas à melhoria da qualidade da educação.Abstract : The present research aims to identify the contributions of the Continuing Education in School Councils (FCCE, in the original) courses for the professional performance of their graduates. These courses are actions of the National Program to Strengthen School Councils (PNFCE, in the original) and were carried out in the distance modality, in partnership with 14 Federal Teaching Institutions (IFES, in the original) of Brazil, targeting technicians from the state and municipal education secretariats. The purpose of the courses is to foster the implementation and strengthening of school councils as strategies for promoting democratic management in education. It is necessary to identify the contributions of training from the egress perspective, either as a way of accounting to the society about a program from the federal government, or by the demand for reflection on the possible contributions of distance learning. For this, a systematic review of the literature was carried out, in which it was possible to identify the great potential that the processes of distance training offer to generate modifications in the practices of its graduates, as well as the benefit that this type of evaluation brings to the reflection and the planning of new trainings. Then, a large survey was carried out, questioning 1.113 respondents - graduates of the various courses offered by the IFES throughout the country. At this stage, it was possible to identify the influence of the profile and aspects related to distance learning from the perception of these graduates about the contributions of the course in their professional performance, as well as the main difficulties encountered by them to study in the distance modality. The main contribution of the aforementioned formations at distance modality identified by the research was the acquisition and/or amplification of theoretical and practical knowledge, almost unanimously mentioned, followed by the sensitization and motivation about the importance of School Boards and the democratic management of education. These questions led to the conclusion of the importance of the PNFCE and the FCCE courses to promote processes that generate changes in the realities in which their graduates were inserted, with a view to improving the quality of education.Ramos, Daniela KarineUniversidade Federal de Santa CatarinaRibeiro, Fabiana Lopes2018-06-15T04:03:05Z2018-06-15T04:03:05Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis181 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf352391https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187052porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-15T04:03:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/187052Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-06-15T04:03:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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