A educação para as relações étnico-raciais e o ensino de literatura no ensino médio: diálogos e silêncios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Maria Aparecida Rita
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123406
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2014.
id UFSC_31618cc4c18e3fe6dcac3068a5c571a2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/123406
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A educação para as relações étnico-raciais e o ensino de literatura no ensino médio: diálogos e silênciosLiteraturaEstudo e ensinoLiteratura brasileiraRelações étnicasRelações raciaisTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2014.O debate sobre a literatura afro-brasileira vem se fortalecendo nos últimos anos, e, na mesma proporção seu corpus vem crescendo e se estabelecendo. Percebe-se, no entanto, que o ensino da literatura no ensino médio encontra dificuldades para incluir essa literatura. Este estudo apresenta uma proposta de inserção da literatura afro-brasileira no espaço de sala de aula que visa demonstrar que a educação literária pode dialogar com a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), uma vez que esta se estrutura a partir de problemáticas relacionadas à identidade dos sujeitos negros e sobre o debate de sua presença/invisibilidade na construção da sociedade brasileira. A invisibilidade desses sujeitos pode ser percebida no cânone literário. Portanto, se pretende, através da análise dos contos "Boneca", de Cuti; "A descida" de Júlio Emílio Braz; "Uma furtiva lágrima", de Nei Lopes e "Olhos d'água" e "Zaíta esqueceu de guardar os brinquedos", de Conceiçao Evaristo, que trazem um novo ponto de vista sobre as personagens negras, apresentar uma proposta de educação literária diferenciada, pelo viés da Educação para as Relações Étnico-Raciais, para que os professores e professoras da rede pública de Santa Catarina, e quiçá de outros estados, possam ser multiplicadores de uma nova pedagogia literária, estética e política, comprometida com a luta antirracista no Brasil. Os dados foram levantados a partir de dois corpus - um, constituído pela análise dos cinco contos, em uma perspectiva da literatura afro-brasileira; e outro extraído de uma formação a distância oferecida a professores e professoras de ensino médio da rede pública estadual de Santa Catarina.<br>Abstract : Discussions about black Brazilian literature have strengthened in the last years, and, accordingly, its corpus has been increasing and settling. Nevertheless, it is possible to notice that the teaching of literature in high schools has difficulties to include black Brazilian literature. This study presents a proposal to incorporate this type of literature in the classroom environment in order to show that literary education can establish a dialogue with racial and ethnic education, since it is structured on some issues related to black people' identities and on the debate around the presence/invisibility of them in the construction of Brazilian society. The invisibility of the Black people can be perceived in the literary canon, and the denunciation of that suppression can be captured in the black literature texts, responsible for allowing the black characters to act as 'agents' throughout the narratives. Therefore, this study intends to offer, through the analyses of five short stories, "Boneca", by Cuti; "A descida" by Júlio Emílio Braz; "Uma furtiva lágrima", by Nei Lopes and "Olhos d'água"and "Zaíta esqueceu de guardar os brinquedos", de Conceiçao Evaristo which show a new point of view about the black characters, a proposal of literary education, based on an education for racial and ethnic relations, which can help Santa Catarina public school teachers, and, maybe other teachers, to become multipliers of an aesthetic and political literary pedagogy committed with the anti-racist struggle in Brazil. The data came from two corpora - one elaborated with the analyses of five short stories, from an African-Brazilian literature perspective, and another with data from a distance learning course attended by the public high school teachers from Santa Catarina.Schmidt, Simone PereiraDebus, Eliane Santana DiasUniversidade Federal de Santa CatarinaMoreira, Maria Aparecida Rita2014-08-06T18:10:18Z2014-08-06T18:10:18Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis228 p.| il., grafs.application/pdf327438https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123406porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-08-06T18:10:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/123406Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-08-06T18:10:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação para as relações étnico-raciais e o ensino de literatura no ensino médio: diálogos e silêncios
title A educação para as relações étnico-raciais e o ensino de literatura no ensino médio: diálogos e silêncios
spellingShingle A educação para as relações étnico-raciais e o ensino de literatura no ensino médio: diálogos e silêncios
Moreira, Maria Aparecida Rita
Literatura
Estudo e ensino
Literatura brasileira
Relações étnicas
Relações raciais
title_short A educação para as relações étnico-raciais e o ensino de literatura no ensino médio: diálogos e silêncios
title_full A educação para as relações étnico-raciais e o ensino de literatura no ensino médio: diálogos e silêncios
title_fullStr A educação para as relações étnico-raciais e o ensino de literatura no ensino médio: diálogos e silêncios
title_full_unstemmed A educação para as relações étnico-raciais e o ensino de literatura no ensino médio: diálogos e silêncios
title_sort A educação para as relações étnico-raciais e o ensino de literatura no ensino médio: diálogos e silêncios
author Moreira, Maria Aparecida Rita
author_facet Moreira, Maria Aparecida Rita
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schmidt, Simone Pereira
Debus, Eliane Santana Dias
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Maria Aparecida Rita
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Estudo e ensino
Literatura brasileira
Relações étnicas
Relações raciais
topic Literatura
Estudo e ensino
Literatura brasileira
Relações étnicas
Relações raciais
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-06T18:10:18Z
2014-08-06T18:10:18Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 327438
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123406
identifier_str_mv 327438
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 228 p.| il., grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652346984497152