Segmentação não convencional de palavras: um estudo sobre a noção de palavra para crianças dos três primeiros anos do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Acordi, Daiana da Rosa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132750
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2014.
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spelling Segmentação não convencional de palavras: um estudo sobre a noção de palavra para crianças dos três primeiros anos do ensino fundamentalLinguísticaLingua portuguesaOrtografia e silabaçãoLingua portuguesaEstudo e ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2014.Este estudo tem o objetivo principal de localizar evidências sobre o nível conceitual da criança para expressar-se a respeito do conceito de palavra, a partir de tarefas de segmentações de palavras e de perguntas acerca da noção de palavra. Participaram deste estudo 18 alunos, 3 meninas e 3 meninos, do primeiro ao terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de ensino de Florianópolis/SC, no ano de 2013. Observou-se que a maioria dos participantes segmentou de maneira ortográfica e conseguiu indicar ao menos um critério para definir o que é uma palavra. Das segmentações não convencionais registradas, houve uma predominância para a junção de uma ou mais palavras, chamada de hipossegmentação, com maior frequência para os participantes do sexo masculino do primeiro ano. Já no terceiro ano, o desempenho de segmentações não convencionais foi muito semelhante entre os sexos e os critérios apontados para definir palavra arrolavam sobre sentido da palavra e sua função.<br>Abstract : This study has the main objective to find evidence on the conceptual level of the child to express themselves about the concept of word, from the task of segmentation of words and questions about the notion of word. The study included 18 students, three girls and three boys, from first to third year of elementary school a school of municipal schools in Florianópolis/SC, in the year 2013 observed that most participants segmented spell way and able to indicate at least one criterion for defining what a word is. Of non-conventional trademarks segmentations, there was a predominance for joining one or more words, more frequently for male participants of the first year. Now in its third year, the performance of unconventional segmentations was very similar between the sexes and the indicated criteria for defining word its sense and its function.Lazzarotto-Volcão, CristianeUniversidade Federal de Santa CatarinaAcordi, Daiana da Rosa2015-05-12T04:07:07Z2015-05-12T04:07:07Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis71 p.| il., grafs., tabs.application/pdf333236https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132750porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T19:01:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/132750Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T19:01:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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