Os Saberes Matemáticos na Formação de Professores Efetivos no Paraná da Primeira República
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208125 |
Resumo: | Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/jieem/article/view/4697 |
id |
UFSC_3193b91e41f797e951f07baf1aecc8ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/208125 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Os Saberes Matemáticos na Formação de Professores Efetivos no Paraná da Primeira RepúblicaHistória da EducaçãoFormação de ProfessoresSaberes MatemáticosDisponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/jieem/article/view/4697Os professores primários paranaenses denominados efetivos tinham formação diferente daquela ofertada pela Escola Normal e possuíam, em sua maioria, somente o Curso Primário. Nos estudos aqui apresentados interessou-nos saber que saberes matemáticos o curso primário proporcionava a esses futuros professores efetivos durante a Primeira República. Amparados na história cultural, buscamos respostas nos documentos oficiais pertinentes, em especial, nos Programas de Ensino. O estudo evidencia para os professores efetivos da Primeira República uma formação geral, com os saberes necessários a ensinar, carecendo em grande medida, dos saberes para ensinar matemática. As mudanças ocorridas nos Programas buscavam sustentar a finalidade do ensino primário, sem proporcionar a formação para ensinar, visto não ser essa a sua finalidade.Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática2020-04-07T15:11:25Z2020-04-07T15:11:25Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFRANÇA, I. S.; CLARAS, A. F. . Os Saberes Matemáticos na Formação de Professores Efetivos no Paraná da Primeira República. JIEEM, v. V. 11, p. 34-46, 2018.2176-5634https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208125França, Iara da SilvaClaras, Antonio Flavioporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-07T15:11:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/208125Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-04-07T15:11:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os Saberes Matemáticos na Formação de Professores Efetivos no Paraná da Primeira República |
title |
Os Saberes Matemáticos na Formação de Professores Efetivos no Paraná da Primeira República |
spellingShingle |
Os Saberes Matemáticos na Formação de Professores Efetivos no Paraná da Primeira República França, Iara da Silva História da Educação Formação de Professores Saberes Matemáticos |
title_short |
Os Saberes Matemáticos na Formação de Professores Efetivos no Paraná da Primeira República |
title_full |
Os Saberes Matemáticos na Formação de Professores Efetivos no Paraná da Primeira República |
title_fullStr |
Os Saberes Matemáticos na Formação de Professores Efetivos no Paraná da Primeira República |
title_full_unstemmed |
Os Saberes Matemáticos na Formação de Professores Efetivos no Paraná da Primeira República |
title_sort |
Os Saberes Matemáticos na Formação de Professores Efetivos no Paraná da Primeira República |
author |
França, Iara da Silva |
author_facet |
França, Iara da Silva Claras, Antonio Flavio |
author_role |
author |
author2 |
Claras, Antonio Flavio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
França, Iara da Silva Claras, Antonio Flavio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação Formação de Professores Saberes Matemáticos |
topic |
História da Educação Formação de Professores Saberes Matemáticos |
description |
Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/jieem/article/view/4697 |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2020-04-07T15:11:25Z 2020-04-07T15:11:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FRANÇA, I. S.; CLARAS, A. F. . Os Saberes Matemáticos na Formação de Professores Efetivos no Paraná da Primeira República. JIEEM, v. V. 11, p. 34-46, 2018. 2176-5634 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208125 |
identifier_str_mv |
FRANÇA, I. S.; CLARAS, A. F. . Os Saberes Matemáticos na Formação de Professores Efetivos no Paraná da Primeira República. JIEEM, v. V. 11, p. 34-46, 2018. 2176-5634 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208125 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651969054638080 |