Os Saberes Matemáticos na Formação de Professores Efetivos no Paraná da Primeira República

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Iara da Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Claras, Antonio Flavio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208125
Resumo: Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/jieem/article/view/4697
id UFSC_3193b91e41f797e951f07baf1aecc8ed
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/208125
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Os Saberes Matemáticos na Formação de Professores Efetivos no Paraná da Primeira RepúblicaHistória da EducaçãoFormação de ProfessoresSaberes MatemáticosDisponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/jieem/article/view/4697Os professores primários paranaenses denominados efetivos tinham formação diferente daquela ofertada pela Escola Normal e possuíam, em sua maioria, somente o Curso Primário. Nos estudos aqui apresentados interessou-nos saber que saberes matemáticos o curso primário proporcionava a esses futuros professores efetivos durante a Primeira República. Amparados na história cultural, buscamos respostas nos documentos oficiais pertinentes, em especial, nos Programas de Ensino. O estudo evidencia para os professores efetivos da Primeira República uma formação geral, com os saberes necessários a ensinar, carecendo em grande medida, dos saberes para ensinar matemática. As mudanças ocorridas nos Programas buscavam sustentar a finalidade do ensino primário, sem proporcionar a formação para ensinar, visto não ser essa a sua finalidade.Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática2020-04-07T15:11:25Z2020-04-07T15:11:25Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFRANÇA, I. S.; CLARAS, A. F. . Os Saberes Matemáticos na Formação de Professores Efetivos no Paraná da Primeira República. JIEEM, v. V. 11, p. 34-46, 2018.2176-5634https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208125França, Iara da SilvaClaras, Antonio Flavioporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-07T15:11:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/208125Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-04-07T15:11:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os Saberes Matemáticos na Formação de Professores Efetivos no Paraná da Primeira República
title Os Saberes Matemáticos na Formação de Professores Efetivos no Paraná da Primeira República
spellingShingle Os Saberes Matemáticos na Formação de Professores Efetivos no Paraná da Primeira República
França, Iara da Silva
História da Educação
Formação de Professores
Saberes Matemáticos
title_short Os Saberes Matemáticos na Formação de Professores Efetivos no Paraná da Primeira República
title_full Os Saberes Matemáticos na Formação de Professores Efetivos no Paraná da Primeira República
title_fullStr Os Saberes Matemáticos na Formação de Professores Efetivos no Paraná da Primeira República
title_full_unstemmed Os Saberes Matemáticos na Formação de Professores Efetivos no Paraná da Primeira República
title_sort Os Saberes Matemáticos na Formação de Professores Efetivos no Paraná da Primeira República
author França, Iara da Silva
author_facet França, Iara da Silva
Claras, Antonio Flavio
author_role author
author2 Claras, Antonio Flavio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Iara da Silva
Claras, Antonio Flavio
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação
Formação de Professores
Saberes Matemáticos
topic História da Educação
Formação de Professores
Saberes Matemáticos
description Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/jieem/article/view/4697
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-04-07T15:11:25Z
2020-04-07T15:11:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FRANÇA, I. S.; CLARAS, A. F. . Os Saberes Matemáticos na Formação de Professores Efetivos no Paraná da Primeira República. JIEEM, v. V. 11, p. 34-46, 2018.
2176-5634
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208125
identifier_str_mv FRANÇA, I. S.; CLARAS, A. F. . Os Saberes Matemáticos na Formação de Professores Efetivos no Paraná da Primeira República. JIEEM, v. V. 11, p. 34-46, 2018.
2176-5634
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651969054638080