Contribuições da História da Matemática para a Construção dos Saberes do Professor de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araman, Eliane Maria de Oliveira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Batista, Irinéa de Lourdes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5839
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma investigação a respeito da relevância dos conhecimentos advindos de estudos da história da matemática para o processo de formação dos saberes docentes. As investigações evidenciam que os conhecimentos teóricos e metodológicos da história da matemática são importantes para a formação do professor. Tivemos como objetivo analisar e evidenciar como tais conhecimentos colaboram para a estruturação dos saberes do professor de matemática. Para isso, entrevistamos professores que vivenciaram o processo de construção e aplicação de uma proposta pedagógica, apoiada na história da matemática, em sala de aula. Por meio da análise de conteúdo, estruturamos seis categorias que evidenciam alguns saberes docentes, que fazem parte ou vão além daqueles saberes já explicitados pela literatura. Palavras-chave: História da Matemática. Formação de Professores de Matemática. Saberes Docentes. Saberes Interdisciplinares.
id UNESP-14_2fc43f79e04b5e479c956c117ccb63f9
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5839
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Contribuições da História da Matemática para a Construção dos Saberes do Professor de MatemáticaHistória da MatemáticaFormação de Professores de MatemáticaSaberes DocentesSaberes Interdisciplinares.Este artigo apresenta os resultados de uma investigação a respeito da relevância dos conhecimentos advindos de estudos da história da matemática para o processo de formação dos saberes docentes. As investigações evidenciam que os conhecimentos teóricos e metodológicos da história da matemática são importantes para a formação do professor. Tivemos como objetivo analisar e evidenciar como tais conhecimentos colaboram para a estruturação dos saberes do professor de matemática. Para isso, entrevistamos professores que vivenciaram o processo de construção e aplicação de uma proposta pedagógica, apoiada na história da matemática, em sala de aula. Por meio da análise de conteúdo, estruturamos seis categorias que evidenciam alguns saberes docentes, que fazem parte ou vão além daqueles saberes já explicitados pela literatura. Palavras-chave: História da Matemática. Formação de Professores de Matemática. Saberes Docentes. Saberes Interdisciplinares.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2013-08-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativa.application/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5839Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 27 n. 45 (2013); 01-301980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5839/5495Araman, Eliane Maria de OliveiraBatista, Irinéa de Lourdesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-14T00:01:15Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5839Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-14T00:01:15Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da História da Matemática para a Construção dos Saberes do Professor de Matemática
title Contribuições da História da Matemática para a Construção dos Saberes do Professor de Matemática
spellingShingle Contribuições da História da Matemática para a Construção dos Saberes do Professor de Matemática
Araman, Eliane Maria de Oliveira
História da Matemática
Formação de Professores de Matemática
Saberes Docentes
Saberes Interdisciplinares.
title_short Contribuições da História da Matemática para a Construção dos Saberes do Professor de Matemática
title_full Contribuições da História da Matemática para a Construção dos Saberes do Professor de Matemática
title_fullStr Contribuições da História da Matemática para a Construção dos Saberes do Professor de Matemática
title_full_unstemmed Contribuições da História da Matemática para a Construção dos Saberes do Professor de Matemática
title_sort Contribuições da História da Matemática para a Construção dos Saberes do Professor de Matemática
author Araman, Eliane Maria de Oliveira
author_facet Araman, Eliane Maria de Oliveira
Batista, Irinéa de Lourdes
author_role author
author2 Batista, Irinéa de Lourdes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araman, Eliane Maria de Oliveira
Batista, Irinéa de Lourdes
dc.subject.por.fl_str_mv História da Matemática
Formação de Professores de Matemática
Saberes Docentes
Saberes Interdisciplinares.
topic História da Matemática
Formação de Professores de Matemática
Saberes Docentes
Saberes Interdisciplinares.
description Este artigo apresenta os resultados de uma investigação a respeito da relevância dos conhecimentos advindos de estudos da história da matemática para o processo de formação dos saberes docentes. As investigações evidenciam que os conhecimentos teóricos e metodológicos da história da matemática são importantes para a formação do professor. Tivemos como objetivo analisar e evidenciar como tais conhecimentos colaboram para a estruturação dos saberes do professor de matemática. Para isso, entrevistamos professores que vivenciaram o processo de construção e aplicação de uma proposta pedagógica, apoiada na história da matemática, em sala de aula. Por meio da análise de conteúdo, estruturamos seis categorias que evidenciam alguns saberes docentes, que fazem parte ou vão além daqueles saberes já explicitados pela literatura. Palavras-chave: História da Matemática. Formação de Professores de Matemática. Saberes Docentes. Saberes Interdisciplinares.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Qualitativa.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5839
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5839/5495
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 27 n. 45 (2013); 01-30
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215874409332737