Contribuições da História da Matemática para a Construção dos Saberes do Professor de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5839 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados de uma investigação a respeito da relevância dos conhecimentos advindos de estudos da história da matemática para o processo de formação dos saberes docentes. As investigações evidenciam que os conhecimentos teóricos e metodológicos da história da matemática são importantes para a formação do professor. Tivemos como objetivo analisar e evidenciar como tais conhecimentos colaboram para a estruturação dos saberes do professor de matemática. Para isso, entrevistamos professores que vivenciaram o processo de construção e aplicação de uma proposta pedagógica, apoiada na história da matemática, em sala de aula. Por meio da análise de conteúdo, estruturamos seis categorias que evidenciam alguns saberes docentes, que fazem parte ou vão além daqueles saberes já explicitados pela literatura. Palavras-chave: História da Matemática. Formação de Professores de Matemática. Saberes Docentes. Saberes Interdisciplinares. |
id |
UNESP-14_2fc43f79e04b5e479c956c117ccb63f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5839 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições da História da Matemática para a Construção dos Saberes do Professor de MatemáticaHistória da MatemáticaFormação de Professores de MatemáticaSaberes DocentesSaberes Interdisciplinares.Este artigo apresenta os resultados de uma investigação a respeito da relevância dos conhecimentos advindos de estudos da história da matemática para o processo de formação dos saberes docentes. As investigações evidenciam que os conhecimentos teóricos e metodológicos da história da matemática são importantes para a formação do professor. Tivemos como objetivo analisar e evidenciar como tais conhecimentos colaboram para a estruturação dos saberes do professor de matemática. Para isso, entrevistamos professores que vivenciaram o processo de construção e aplicação de uma proposta pedagógica, apoiada na história da matemática, em sala de aula. Por meio da análise de conteúdo, estruturamos seis categorias que evidenciam alguns saberes docentes, que fazem parte ou vão além daqueles saberes já explicitados pela literatura. Palavras-chave: História da Matemática. Formação de Professores de Matemática. Saberes Docentes. Saberes Interdisciplinares.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2013-08-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativa.application/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5839Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 27 n. 45 (2013); 01-301980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5839/5495Araman, Eliane Maria de OliveiraBatista, Irinéa de Lourdesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-14T00:01:15Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5839Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-14T00:01:15Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições da História da Matemática para a Construção dos Saberes do Professor de Matemática |
title |
Contribuições da História da Matemática para a Construção dos Saberes do Professor de Matemática |
spellingShingle |
Contribuições da História da Matemática para a Construção dos Saberes do Professor de Matemática Araman, Eliane Maria de Oliveira História da Matemática Formação de Professores de Matemática Saberes Docentes Saberes Interdisciplinares. |
title_short |
Contribuições da História da Matemática para a Construção dos Saberes do Professor de Matemática |
title_full |
Contribuições da História da Matemática para a Construção dos Saberes do Professor de Matemática |
title_fullStr |
Contribuições da História da Matemática para a Construção dos Saberes do Professor de Matemática |
title_full_unstemmed |
Contribuições da História da Matemática para a Construção dos Saberes do Professor de Matemática |
title_sort |
Contribuições da História da Matemática para a Construção dos Saberes do Professor de Matemática |
author |
Araman, Eliane Maria de Oliveira |
author_facet |
Araman, Eliane Maria de Oliveira Batista, Irinéa de Lourdes |
author_role |
author |
author2 |
Batista, Irinéa de Lourdes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araman, Eliane Maria de Oliveira Batista, Irinéa de Lourdes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Matemática Formação de Professores de Matemática Saberes Docentes Saberes Interdisciplinares. |
topic |
História da Matemática Formação de Professores de Matemática Saberes Docentes Saberes Interdisciplinares. |
description |
Este artigo apresenta os resultados de uma investigação a respeito da relevância dos conhecimentos advindos de estudos da história da matemática para o processo de formação dos saberes docentes. As investigações evidenciam que os conhecimentos teóricos e metodológicos da história da matemática são importantes para a formação do professor. Tivemos como objetivo analisar e evidenciar como tais conhecimentos colaboram para a estruturação dos saberes do professor de matemática. Para isso, entrevistamos professores que vivenciaram o processo de construção e aplicação de uma proposta pedagógica, apoiada na história da matemática, em sala de aula. Por meio da análise de conteúdo, estruturamos seis categorias que evidenciam alguns saberes docentes, que fazem parte ou vão além daqueles saberes já explicitados pela literatura. Palavras-chave: História da Matemática. Formação de Professores de Matemática. Saberes Docentes. Saberes Interdisciplinares. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Qualitativa. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5839 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5839 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5839/5495 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 27 n. 45 (2013); 01-30 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215874409332737 |