Habilidades e competências na formação do cirurgião-dentista no contexto da sindemia da Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Mariana de Carvalho
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245601
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Odontologia.
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spelling Habilidades e competências na formação do cirurgião-dentista no contexto da sindemia da Covid-19Educação em OdontologiaEducação Baseada em CompetênciasSindemiaCOVID-19TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Odontologia.As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) foram implementadas, por meio da Resolução CNE/CES 3, de 19 de fevereiro de 2002, com o objetivo de definir a formação do cirurgião-dentista, através do estabelecimento do perfil do egresso e de habilidades e competências necessárias à prática profissional desse. Tendo em vista o atual contexto sindêmico, este estudo, transversal e descritivo, pretendeu avaliar o desenvolvimento de habilidades e competências na formação do cirurgião-dentista, na visão do graduando em odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Para isso, foi aplicado um questionário semiestruturado, desenvolvido pelos autores, com questões abertas e fechadas, na plataforma Google Forms®, aos discentes, com idade igual ou maior que 18 (dezoito) anos no momento da aplicação, do 4º ao 10º semestre. O instrumento foi divulgado mediante Fórum de Graduação e grupos de whatsapp. A partir disso e da análise do referencial teórico, foi possível identificar que todos os entrevistados foram capazes de “reconhecer a saúde como direito e condição digna de vida” no período após a sindemia, 96,7% se sentiam hábeis a “desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção/reabilitação da saúde, em nível individual e coletivo, com pensamento crítico”. Além disso, 16,7% dos participantes não se sentiam capazes de “atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente, em todos os níveis de atenção à saúde” no período anterior à sindemia, enquanto no período posterior apenas 3,3% não se percebiam capazes. Já em relação à dimensão do impacto do Ensino Remoto Emergencial, 93,4% concordaram parcial ou totalmente que este instituiu mudanças no processo ensino-aprendizagem e 46,7% realizaram atividades práticas durante o ERE.The National Curriculum Guidelines were implemented, through Resolution CNE/CES 3, of February 19, 2002, aiming to define the education of the dental surgeon by the establishment of the profile of egress and by the necessary capacities for the professional practice. In view of the current syndemic context, this cross-sectional and descriptive study aimed to evaluate the development of the necessary skills to dental education, in the point of view of graduating dental students at the Federal University of Santa Catarina. In order to achieve this, a semi-structured questionnaire, developed by the authors, with open-ended and closed-ended questions, using Google Forms®, was applied to students, aged 18 or over at the time of application, from the 4th to the 10th semester. The instrument was sent through the Graduation Forum and whatsapp groups. With these results and the theoretical framework analysis, it was identified that all interviewed students were capable of "acknowledging health as a right and decent living condition" after the syndemic, 96,7% felt able to "develop actions of prevention, promotion, protection and rehabilitation of health, on an individual and collective level, with critical thinking skills". Also, 16,7% of the participants didn't feel able to "act multidisciplinary, interdisciplinary and transdisciplinary, in all levels of health attention" during the period before the syndemic, while in the period after the syndemic only 3,3% didn't feel able to do so. In relation to the impact of Online Learning (OL), 93,4% agreed partially or totally that this instituted changes in the process of teaching-learning and 33,3% performed practical activities during OL.Florianópolis, SC.Carcereri, Daniela LemosSpiger, ViniciusUniversidade Federal de Santa Catarina.Maciel, Mariana de Carvalho2023-04-14T14:41:28Z2023-04-14T14:41:28Z2023-04-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis72application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245601Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-04-14T14:41:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/245601Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-04-14T14:41:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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