O "Se-movimentar" na dança: uma abertura para novas significações - diálogos na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Danieli Alves Pereira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96373
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
id UFSC_319e5b9b3c84226800bdd75b8e42b3b8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96373
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O "Se-movimentar" na dança: uma abertura para novas significações - diálogos na educaçãoEducação físicaDançaMovimento -EducaçãoCorpoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.Esta pesquisa tem o propósito de investigar as possibilidades da dança na Educação como expressão criadora, aberta a novas significações. Para tanto, buscamos bases teóricas que permitam ler a dança e o sujeito que participa desse acontecimento, a partir de uma perspectiva fenomenológica, compreendendo como a dança, enquanto expressão humana, se aproxima dessa concepção. Caracterizando-se como pesquisa teórica, o estudo tem como principal fundamentação, uma aproximação entre os pressupostos fenomenológicos do corpo-próprio de Merleau-Ponty e a teoria do "se-movimentar" humano de Kunz. A partir dessa perspectiva, destacamos um entrelaçamento entre corpo, movimento e mundo, seus desdobramentos para a experiência de dançar, assim como as possibilidades da dança na educação como um processo aberto para a criação, recriação e ressignificação do "se-movimentar". Essas teorias nos permitem repensar conceitos de corpo, movimento, dança e educação, na busca de possibilidades de uma experiência que reconheça um "ser" como centro do processo artístico, um "ser" que é sua própria temporalidade, que entrelaça significações já disponíveis, projetando-se em novas significações vivas. Assim, o ato de dançar, enquanto #expressão criadora#, permite que os sujeitos confiram sempre novos sentidos e significações à sua existência no mundo.This research has the purpose of investigating the possibilities of the dance activity in education as a creative expression, and open to new meanings. Thus, we looked for theoretical basis that allowed us to read the dance and the individual who attends such events from a phenomenological perspective, comprehending how dance, as a human expression, gets close to such conception. Marked as a theoretical research, this study has as its main basis an approach between the phenomenological assumptions of Merleau-Ponty#s self-body and the Human "Self Move" Theory by Kunz. From that perspective, an interlacement among body, movement and the world was pointed out, as well as their unfolding for the dancing experience, and the possibilities of having dance in the education as an open process to creation, re-creation and resignification of the "Human Self Move". Those theories allowed us to rethink body, movement, dance and education concepts on the search of possibilities of an experience that recognizes a #being# as the center of the artistic process, a #being# who is one#s own temporality, that interlaces meanings already available, projecting oneself in new live meanings. Thus, the dancing act, while #creative expression#, allows the individuals always to confer new meanings and significations to their own existence.Florianópolis, SCKunz, ElenorUniversidade Federal de Santa CatarinaMarques, Danieli Alves Pereira2012-10-26T11:23:54Z2012-10-26T11:23:54Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis156 p.| il.application/pdf301741http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96373porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-06T16:26:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96373Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-06T16:26:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O "Se-movimentar" na dança: uma abertura para novas significações - diálogos na educação
title O "Se-movimentar" na dança: uma abertura para novas significações - diálogos na educação
spellingShingle O "Se-movimentar" na dança: uma abertura para novas significações - diálogos na educação
Marques, Danieli Alves Pereira
Educação física
Dança
Movimento -
Educação
Corpo
title_short O "Se-movimentar" na dança: uma abertura para novas significações - diálogos na educação
title_full O "Se-movimentar" na dança: uma abertura para novas significações - diálogos na educação
title_fullStr O "Se-movimentar" na dança: uma abertura para novas significações - diálogos na educação
title_full_unstemmed O "Se-movimentar" na dança: uma abertura para novas significações - diálogos na educação
title_sort O "Se-movimentar" na dança: uma abertura para novas significações - diálogos na educação
author Marques, Danieli Alves Pereira
author_facet Marques, Danieli Alves Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kunz, Elenor
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Danieli Alves Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Dança
Movimento -
Educação
Corpo
topic Educação física
Dança
Movimento -
Educação
Corpo
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-26T11:23:54Z
2012-10-26T11:23:54Z
2012
2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 301741
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96373
identifier_str_mv 301741
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 156 p.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651930053902336