ESTRUTURA ACADÊMICA E A PRÁTICA EM SALA DE AULA EM UMA GRANDE UNIVERSIDADE PRIVADA DA CIDADE DE SÃO PAULO/SP: EXISTE CONVERGÊNCIA?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26093 |
Resumo: | Este artigo apresenta um estudo a respeito das práticas de ensino-aprendizagem e sua adequação com o projeto político pedagógico (PPP) de em uma grande universidade privada na cidade de São Paulo/SP. O objetivo desse trabalho é verificar a dinâmica da sala de aula do professor, os recursos utilizados, a discussão na construção da aprendizagem, o planejamento do curso de administração de empresas, as conexões com o mercado no processo de aprendizagem e a avaliação do estudante. Na primeira parte desse estudo serão considerados como pilares teóricos os principais conceitos referentes aos elementos pedagógicos, tais como: planejamento do curso, metodologias, a necessidade do saber e avalição. A metodologia utilizada é qualitativa de caráter descritiva e como estratégia de análise de dados adota-se a análise de conteúdo. Neste estudo foram utilizadas duas fontes de informações: as observações do ambiente de aula e documentos da universidade a respeito de suas práticas pedagógicas coletando-se a mais completa sequência possível de dados pertinentes ao processo estudado. Na conclusão indicaram-se como fatores críticos a busca de uma identidade própria por parte dos professores e alunos na construção, integração e aplicação de teorias e práticas, buscando a uma consistência no aprendizado. |
id |
UFSC_31a96909dd633c67a3c50a69d9469941 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/26093 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
ESTRUTURA ACADÊMICA E A PRÁTICA EM SALA DE AULA EM UMA GRANDE UNIVERSIDADE PRIVADA DA CIDADE DE SÃO PAULO/SP: EXISTE CONVERGÊNCIA?Este artigo apresenta um estudo a respeito das práticas de ensino-aprendizagem e sua adequação com o projeto político pedagógico (PPP) de em uma grande universidade privada na cidade de São Paulo/SP. O objetivo desse trabalho é verificar a dinâmica da sala de aula do professor, os recursos utilizados, a discussão na construção da aprendizagem, o planejamento do curso de administração de empresas, as conexões com o mercado no processo de aprendizagem e a avaliação do estudante. Na primeira parte desse estudo serão considerados como pilares teóricos os principais conceitos referentes aos elementos pedagógicos, tais como: planejamento do curso, metodologias, a necessidade do saber e avalição. A metodologia utilizada é qualitativa de caráter descritiva e como estratégia de análise de dados adota-se a análise de conteúdo. Neste estudo foram utilizadas duas fontes de informações: as observações do ambiente de aula e documentos da universidade a respeito de suas práticas pedagógicas coletando-se a mais completa sequência possível de dados pertinentes ao processo estudado. Na conclusão indicaram-se como fatores críticos a busca de uma identidade própria por parte dos professores e alunos na construção, integração e aplicação de teorias e práticas, buscando a uma consistência no aprendizado.INPEAU2012-09-20T17:13:19Z2012-09-20T17:13:19Z2011-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26093Araújo, Davi Lucas Arruda DeGuedes, Alberto AugustoSantos, Márcia AmorimM. Filho, Marcos Gonçalves N. DeOrnellas, Regina S.Sant'anna, Fabio Dos Santosporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T12:00:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/26093Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T12:00:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTRUTURA ACADÊMICA E A PRÁTICA EM SALA DE AULA EM UMA GRANDE UNIVERSIDADE PRIVADA DA CIDADE DE SÃO PAULO/SP: EXISTE CONVERGÊNCIA? |
title |
ESTRUTURA ACADÊMICA E A PRÁTICA EM SALA DE AULA EM UMA GRANDE UNIVERSIDADE PRIVADA DA CIDADE DE SÃO PAULO/SP: EXISTE CONVERGÊNCIA? |
spellingShingle |
ESTRUTURA ACADÊMICA E A PRÁTICA EM SALA DE AULA EM UMA GRANDE UNIVERSIDADE PRIVADA DA CIDADE DE SÃO PAULO/SP: EXISTE CONVERGÊNCIA? Araújo, Davi Lucas Arruda De |
title_short |
ESTRUTURA ACADÊMICA E A PRÁTICA EM SALA DE AULA EM UMA GRANDE UNIVERSIDADE PRIVADA DA CIDADE DE SÃO PAULO/SP: EXISTE CONVERGÊNCIA? |
title_full |
ESTRUTURA ACADÊMICA E A PRÁTICA EM SALA DE AULA EM UMA GRANDE UNIVERSIDADE PRIVADA DA CIDADE DE SÃO PAULO/SP: EXISTE CONVERGÊNCIA? |
title_fullStr |
ESTRUTURA ACADÊMICA E A PRÁTICA EM SALA DE AULA EM UMA GRANDE UNIVERSIDADE PRIVADA DA CIDADE DE SÃO PAULO/SP: EXISTE CONVERGÊNCIA? |
title_full_unstemmed |
ESTRUTURA ACADÊMICA E A PRÁTICA EM SALA DE AULA EM UMA GRANDE UNIVERSIDADE PRIVADA DA CIDADE DE SÃO PAULO/SP: EXISTE CONVERGÊNCIA? |
title_sort |
ESTRUTURA ACADÊMICA E A PRÁTICA EM SALA DE AULA EM UMA GRANDE UNIVERSIDADE PRIVADA DA CIDADE DE SÃO PAULO/SP: EXISTE CONVERGÊNCIA? |
author |
Araújo, Davi Lucas Arruda De |
author_facet |
Araújo, Davi Lucas Arruda De Guedes, Alberto Augusto Santos, Márcia Amorim M. Filho, Marcos Gonçalves N. De Ornellas, Regina S. Sant'anna, Fabio Dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Guedes, Alberto Augusto Santos, Márcia Amorim M. Filho, Marcos Gonçalves N. De Ornellas, Regina S. Sant'anna, Fabio Dos Santos |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Davi Lucas Arruda De Guedes, Alberto Augusto Santos, Márcia Amorim M. Filho, Marcos Gonçalves N. De Ornellas, Regina S. Sant'anna, Fabio Dos Santos |
description |
Este artigo apresenta um estudo a respeito das práticas de ensino-aprendizagem e sua adequação com o projeto político pedagógico (PPP) de em uma grande universidade privada na cidade de São Paulo/SP. O objetivo desse trabalho é verificar a dinâmica da sala de aula do professor, os recursos utilizados, a discussão na construção da aprendizagem, o planejamento do curso de administração de empresas, as conexões com o mercado no processo de aprendizagem e a avaliação do estudante. Na primeira parte desse estudo serão considerados como pilares teóricos os principais conceitos referentes aos elementos pedagógicos, tais como: planejamento do curso, metodologias, a necessidade do saber e avalição. A metodologia utilizada é qualitativa de caráter descritiva e como estratégia de análise de dados adota-se a análise de conteúdo. Neste estudo foram utilizadas duas fontes de informações: as observações do ambiente de aula e documentos da universidade a respeito de suas práticas pedagógicas coletando-se a mais completa sequência possível de dados pertinentes ao processo estudado. Na conclusão indicaram-se como fatores críticos a busca de uma identidade própria por parte dos professores e alunos na construção, integração e aplicação de teorias e práticas, buscando a uma consistência no aprendizado. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-09 2012-09-20T17:13:19Z 2012-09-20T17:13:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26093 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26093 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652232410791936 |