ESTRUTURA ACADÊMICA E A PRÁTICA EM SALA DE AULA EM UMA GRANDE UNIVERSIDADE PRIVADA DA CIDADE DE SÃO PAULO/SP: EXISTE CONVERGÊNCIA?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Davi Lucas Arruda De
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Guedes, Alberto Augusto, Santos, Márcia Amorim, M. Filho, Marcos Gonçalves N. De, Ornellas, Regina S., Sant'anna, Fabio Dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26093
Resumo: Este artigo apresenta um estudo a respeito das práticas de ensino-aprendizagem e sua adequação com o projeto político pedagógico (PPP) de em uma grande universidade privada na cidade de São Paulo/SP. O objetivo desse trabalho é verificar a dinâmica da sala de aula do professor, os recursos utilizados, a discussão na construção da aprendizagem, o planejamento do curso de administração de empresas, as conexões com o mercado no processo de aprendizagem e a avaliação do estudante. Na primeira parte desse estudo serão considerados como pilares teóricos os principais conceitos referentes aos elementos pedagógicos, tais como: planejamento do curso, metodologias, a necessidade do saber e avalição. A metodologia utilizada é qualitativa de caráter descritiva e como estratégia de análise de dados adota-se a análise de conteúdo. Neste estudo foram utilizadas duas fontes de informações: as observações do ambiente de aula e documentos da universidade a respeito de suas práticas pedagógicas coletando-se a mais completa sequência possível de dados pertinentes ao processo estudado. Na conclusão indicaram-se como fatores críticos a busca de uma identidade própria por parte dos professores e alunos na construção, integração e aplicação de teorias e práticas, buscando a uma consistência no aprendizado.
id UFSC_31a96909dd633c67a3c50a69d9469941
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/26093
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling ESTRUTURA ACADÊMICA E A PRÁTICA EM SALA DE AULA EM UMA GRANDE UNIVERSIDADE PRIVADA DA CIDADE DE SÃO PAULO/SP: EXISTE CONVERGÊNCIA?Este artigo apresenta um estudo a respeito das práticas de ensino-aprendizagem e sua adequação com o projeto político pedagógico (PPP) de em uma grande universidade privada na cidade de São Paulo/SP. O objetivo desse trabalho é verificar a dinâmica da sala de aula do professor, os recursos utilizados, a discussão na construção da aprendizagem, o planejamento do curso de administração de empresas, as conexões com o mercado no processo de aprendizagem e a avaliação do estudante. Na primeira parte desse estudo serão considerados como pilares teóricos os principais conceitos referentes aos elementos pedagógicos, tais como: planejamento do curso, metodologias, a necessidade do saber e avalição. A metodologia utilizada é qualitativa de caráter descritiva e como estratégia de análise de dados adota-se a análise de conteúdo. Neste estudo foram utilizadas duas fontes de informações: as observações do ambiente de aula e documentos da universidade a respeito de suas práticas pedagógicas coletando-se a mais completa sequência possível de dados pertinentes ao processo estudado. Na conclusão indicaram-se como fatores críticos a busca de uma identidade própria por parte dos professores e alunos na construção, integração e aplicação de teorias e práticas, buscando a uma consistência no aprendizado.INPEAU2012-09-20T17:13:19Z2012-09-20T17:13:19Z2011-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26093Araújo, Davi Lucas Arruda DeGuedes, Alberto AugustoSantos, Márcia AmorimM. Filho, Marcos Gonçalves N. DeOrnellas, Regina S.Sant'anna, Fabio Dos Santosporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T12:00:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/26093Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T12:00:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTRUTURA ACADÊMICA E A PRÁTICA EM SALA DE AULA EM UMA GRANDE UNIVERSIDADE PRIVADA DA CIDADE DE SÃO PAULO/SP: EXISTE CONVERGÊNCIA?
title ESTRUTURA ACADÊMICA E A PRÁTICA EM SALA DE AULA EM UMA GRANDE UNIVERSIDADE PRIVADA DA CIDADE DE SÃO PAULO/SP: EXISTE CONVERGÊNCIA?
spellingShingle ESTRUTURA ACADÊMICA E A PRÁTICA EM SALA DE AULA EM UMA GRANDE UNIVERSIDADE PRIVADA DA CIDADE DE SÃO PAULO/SP: EXISTE CONVERGÊNCIA?
Araújo, Davi Lucas Arruda De
title_short ESTRUTURA ACADÊMICA E A PRÁTICA EM SALA DE AULA EM UMA GRANDE UNIVERSIDADE PRIVADA DA CIDADE DE SÃO PAULO/SP: EXISTE CONVERGÊNCIA?
title_full ESTRUTURA ACADÊMICA E A PRÁTICA EM SALA DE AULA EM UMA GRANDE UNIVERSIDADE PRIVADA DA CIDADE DE SÃO PAULO/SP: EXISTE CONVERGÊNCIA?
title_fullStr ESTRUTURA ACADÊMICA E A PRÁTICA EM SALA DE AULA EM UMA GRANDE UNIVERSIDADE PRIVADA DA CIDADE DE SÃO PAULO/SP: EXISTE CONVERGÊNCIA?
title_full_unstemmed ESTRUTURA ACADÊMICA E A PRÁTICA EM SALA DE AULA EM UMA GRANDE UNIVERSIDADE PRIVADA DA CIDADE DE SÃO PAULO/SP: EXISTE CONVERGÊNCIA?
title_sort ESTRUTURA ACADÊMICA E A PRÁTICA EM SALA DE AULA EM UMA GRANDE UNIVERSIDADE PRIVADA DA CIDADE DE SÃO PAULO/SP: EXISTE CONVERGÊNCIA?
author Araújo, Davi Lucas Arruda De
author_facet Araújo, Davi Lucas Arruda De
Guedes, Alberto Augusto
Santos, Márcia Amorim
M. Filho, Marcos Gonçalves N. De
Ornellas, Regina S.
Sant'anna, Fabio Dos Santos
author_role author
author2 Guedes, Alberto Augusto
Santos, Márcia Amorim
M. Filho, Marcos Gonçalves N. De
Ornellas, Regina S.
Sant'anna, Fabio Dos Santos
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Davi Lucas Arruda De
Guedes, Alberto Augusto
Santos, Márcia Amorim
M. Filho, Marcos Gonçalves N. De
Ornellas, Regina S.
Sant'anna, Fabio Dos Santos
description Este artigo apresenta um estudo a respeito das práticas de ensino-aprendizagem e sua adequação com o projeto político pedagógico (PPP) de em uma grande universidade privada na cidade de São Paulo/SP. O objetivo desse trabalho é verificar a dinâmica da sala de aula do professor, os recursos utilizados, a discussão na construção da aprendizagem, o planejamento do curso de administração de empresas, as conexões com o mercado no processo de aprendizagem e a avaliação do estudante. Na primeira parte desse estudo serão considerados como pilares teóricos os principais conceitos referentes aos elementos pedagógicos, tais como: planejamento do curso, metodologias, a necessidade do saber e avalição. A metodologia utilizada é qualitativa de caráter descritiva e como estratégia de análise de dados adota-se a análise de conteúdo. Neste estudo foram utilizadas duas fontes de informações: as observações do ambiente de aula e documentos da universidade a respeito de suas práticas pedagógicas coletando-se a mais completa sequência possível de dados pertinentes ao processo estudado. Na conclusão indicaram-se como fatores críticos a busca de uma identidade própria por parte dos professores e alunos na construção, integração e aplicação de teorias e práticas, buscando a uma consistência no aprendizado.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-09
2012-09-20T17:13:19Z
2012-09-20T17:13:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26093
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652232410791936