A cadeia global de valor do turismo: estudo sobre os Resorts internacionais no nordeste do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Comerlatto, Lairton Marcelo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158785
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2015.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaComerlatto, Lairton MarceloDias, Leila Christina DuarteOuriques, Helton Ricardo2016-02-09T03:03:23Z2016-02-09T03:03:23Z2015336976https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158785Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2015.A participação do Brasil na distribuição mundial das receitas turísticas ainda é bastante pequena: inferior a 1%. Contudo, entendemos que tais receitas façam parte de uma parcela do gasto total do turista em viagem pelo Brasil, ficando com as companhias aéreas e com as redes hoteleiras as parcelas mais significativas desses gastos. Ou seja, do total das recompensas geradas pelo turismo internacional no Brasil, a parcela maior ficaria com os principais atores do turismo mundial, e o que sobra para os empreendedores locais seria a parcela menor. Entre os principais atores do turismo mundial estão as redes internacionais de resorts, que a partir dos anos 2000 se instalaram de maneira mais expressiva ao longo do litoral brasileiro. A Região Nordeste do Brasil foi a que mais recebeu esse tipo de empreendimento. Com apenas um resort de capital internacional localizado no Nordeste até os anos 2000, atualmente são 19 resorts pertencentes a 13 redes internacionais de resorts. A noção de cadeias globais de valor é útil para examinar o quanto das recompensas do turismo é apropriado pelos municípios que abrigam tais empreendimentos, pois para que um resort possa operar é necessário movimentar produtos, pessoas e insumos.Tais pressupostos são as linhas de raciocínio que nos auxiliarão a responder a seguinte questão norteadora: Qual a configuração espacial da cadeia global de valor no turismo para os resorts de capital internacional e de que forma os territórios receptores do turismo internacional participam dessa cadeia? Em outros termos, queremos compreender e se possível identificar o quanto das recompensas geradas pelo turismo internacional no Brasil é apropriado pelos locais onde estão os resorts internacionais.Embora não tenha sido possível quantificar a magnitude das recompensas geradas na cadeia de valor do turismo dos resorts pesquisados, é possível dizer, com base na localização dos elos que compõem a cadeia (a montante e a jusante), que parte significativa das recompensas, além de estar beneficiando outros municípios brasileiros, onde estão localizados os fornecedores dos insumos e também de onde saem os hóspedes dos resorts, pois 80% deles são de origem nacional, também tem beneficiado os elos localizados no exterior, onde estão localizados as instituições financeiras, como o BID, que emprestou recursos para as obras de infraestrutura do PRODETUR, os elos das operadoras turísticas e agências de viagens, que remetem através de pacotes turísticos os hóspedes estrangeiros para os resorts, e também os elos em que se encontram as matrizes das grandes redes de resorts, querecebem os lucros enviados por suas filiais do Brasil. Para os municípios onde os resorts estão instalados restam os empregos com baixa qualificação e baixos salários, geralmente as funções de garçons, camareiras, recreadores, babás e auxiliares de cozinha e a parte dos impostos arrecadados que não é subsidiada.<br>Abstract : Brazil's participation in the global distribution of income from tourism is still very small: less than 1%. However, we believe that such revenues are part of a share of total expenditures of tourists traveling to Brazil, leaving airlines and chains the most significant portion of these expenses. That is, the total of the rewards generated by international tourism in Brazil, the largest share would be with the main actors of world tourism, and what is left to local entrepreneurs would be the smallest portion. Among the main actors of world tourism are international networks of resorts that since the 2000s have settled more expressive way along the Brazilian coast. Brazil's Northeast was the most received this type of project. With only one international capital resort located in the Northeast until the 2000s, currently are 19 resorts belonging to 13 international networks of resorts. The notion of global value chains is useful to examine how much of tourism is appropriate rewards for municipalities that are home to such developments, as for a resort to operate it is necessary to move goods, people and supplies.These assumptions are the lines of reasoning that will help us to answer the following question: What is the spatial configuration of the global value chain in tourism for the resorts of international capital and that of international tourism receivers territories form part of that chain? In other words, we want to understand and can identify how much of the rewards generated by international tourism in Brazil is suitable for the places where are the international resorts.Although it was not possible to quantify the magnitude of the rewards generated in the tourism value chain of respondents resorts, you can tell, based on the location of the links that make up the chain (upstream and downstream), a significant portion of rewards, and be benefiting other Brazilian cities, where are the suppliers of inputs and also from where guests of the resorts, as 80% of them are of domestic origin, has also benefited the links located overseas, where financial institutions are located, such as IDB, which lent funds for infrastructure works PRODETUR, the links of tour operators and travel agencies, which refer through foreign guests tour packages to the resorts, and also the links that are matrices of large networks resorts, receiving profits made in its subsidiaries in Brazil. For municipalities where the resorts are installed left jobs with low skills and low wages, usually the functions of waiters, maids, entertainers, nannies and kitchen assistants and the share of taxes collected that is not subsidized.176 p.| il., grafs., tabs.porGeografiaTurismoBrasil, NordesteResortsBrasil, NordesteA cadeia global de valor do turismo: estudo sobre os Resorts internacionais no nordeste do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL336976.pdfapplication/pdf2069945https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/158785/1/336976.pdfcf2b708252cd5d3e505a1f518a9175beMD51123456789/1587852016-03-07 16:00:52.645oai:repositorio.ufsc.br:123456789/158785Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T19:00:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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