O Lazer nas Alianças Estratégicas de Resorts Brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Marcos Aguiar
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Isayama, Helder Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Turismo em Análise
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/89486
Resumo: O objetivo desse estudo foi diagnosticar o lazer nos resorts brasileiros na perspectiva da estratégia organizacional, especificamente no que se refere ao lazer nas alianças estratégicas. Foi utilizada a combinação das pesquisas bibliográfica, de campo e documental. A pesquisa de campo foi realizada junto a nove resorts e para a documental foram utilizados como fonte os sites dos estabelecimentos. O estudo mostra a complexidade do ambiente de negócio e organizacional nos quais estão imersos os resorts e o lazer. Revela como a conjuntura social e econômica, o mercado consumidor, os investidores, a natureza do negócio e a administração de cada organização estabelecem uma intricada rede de relações que é decisiva na participação do lazer nas estratégias organizacionais.Palavras chave: Lazer, Resort, Estratégia, Organização, Turismo.
id USP - 65_609f3376334940b3641c15b1e0d34607
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/89486
network_acronym_str USP - 65
network_name_str Revista Turismo em Análise
repository_id_str
spelling O Lazer nas Alianças Estratégicas de Resorts BrasileirosLazerTurismoResortsO objetivo desse estudo foi diagnosticar o lazer nos resorts brasileiros na perspectiva da estratégia organizacional, especificamente no que se refere ao lazer nas alianças estratégicas. Foi utilizada a combinação das pesquisas bibliográfica, de campo e documental. A pesquisa de campo foi realizada junto a nove resorts e para a documental foram utilizados como fonte os sites dos estabelecimentos. O estudo mostra a complexidade do ambiente de negócio e organizacional nos quais estão imersos os resorts e o lazer. Revela como a conjuntura social e econômica, o mercado consumidor, os investidores, a natureza do negócio e a administração de cada organização estabelecem uma intricada rede de relações que é decisiva na participação do lazer nas estratégias organizacionais.Palavras chave: Lazer, Resort, Estratégia, Organização, Turismo.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2014-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/8948610.11606/issn.1984-4867.v25i3p733-762Revista Turismo em Análise; Vol. 25 No. 3 (2014); 733-762Revista Turismo em Análise; Vol. 25 Núm. 3 (2014); 733-762Revista Turismo em Análise; v. 25 n. 3 (2014); 733-7621984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/89486/92336Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Marcos AguiarIsayama, Helder Ferreira2016-01-14T16:41:32Zoai:revistas.usp.br:article/89486Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2016-01-14T16:41:32Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Lazer nas Alianças Estratégicas de Resorts Brasileiros
title O Lazer nas Alianças Estratégicas de Resorts Brasileiros
spellingShingle O Lazer nas Alianças Estratégicas de Resorts Brasileiros
Barbosa, Marcos Aguiar
Lazer
Turismo
Resorts
title_short O Lazer nas Alianças Estratégicas de Resorts Brasileiros
title_full O Lazer nas Alianças Estratégicas de Resorts Brasileiros
title_fullStr O Lazer nas Alianças Estratégicas de Resorts Brasileiros
title_full_unstemmed O Lazer nas Alianças Estratégicas de Resorts Brasileiros
title_sort O Lazer nas Alianças Estratégicas de Resorts Brasileiros
author Barbosa, Marcos Aguiar
author_facet Barbosa, Marcos Aguiar
Isayama, Helder Ferreira
author_role author
author2 Isayama, Helder Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Marcos Aguiar
Isayama, Helder Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Lazer
Turismo
Resorts
topic Lazer
Turismo
Resorts
description O objetivo desse estudo foi diagnosticar o lazer nos resorts brasileiros na perspectiva da estratégia organizacional, especificamente no que se refere ao lazer nas alianças estratégicas. Foi utilizada a combinação das pesquisas bibliográfica, de campo e documental. A pesquisa de campo foi realizada junto a nove resorts e para a documental foram utilizados como fonte os sites dos estabelecimentos. O estudo mostra a complexidade do ambiente de negócio e organizacional nos quais estão imersos os resorts e o lazer. Revela como a conjuntura social e econômica, o mercado consumidor, os investidores, a natureza do negócio e a administração de cada organização estabelecem uma intricada rede de relações que é decisiva na participação do lazer nas estratégias organizacionais.Palavras chave: Lazer, Resort, Estratégia, Organização, Turismo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Peer-reviewed
Revisado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/89486
10.11606/issn.1984-4867.v25i3p733-762
url https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/89486
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-4867.v25i3p733-762
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/89486/92336
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Revista Turismo em Análise; Vol. 25 No. 3 (2014); 733-762
Revista Turismo em Análise; Vol. 25 Núm. 3 (2014); 733-762
Revista Turismo em Análise; v. 25 n. 3 (2014); 733-762
1984-4867
0103-5541
reponame:Revista Turismo em Análise
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Turismo em Análise
collection Revista Turismo em Análise
repository.name.fl_str_mv Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv tanalise@usp.br || bragadc@usp.br
_version_ 1797054168105484288