Entre o dever-fazer e o viver da criança: a significação das regras nas interações bebê-professora-bebês
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80045 |
Resumo: | Dissertação(mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
id |
UFSC_322ed8de2ac079f3d7fb148e29c5f3ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/80045 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Entre o dever-fazer e o viver da criança: a significação das regras nas interações bebê-professora-bebêsPsicologiaPsicologia infantilInteração social em criançasSignificação(Psicologia)Análise de interação em educaçãoDissertação(mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaPartindo do pressuposto da Psicologia histórico-cultural, este trabalho objetivou compreender como se dá o processo de significação das regras nas interações bebê-professora-bebês, numa creche pública. Para tanto, foram filmados 6 bebês em interações durante um dia. As filmagens possibilitaram a construção de categorias das atividades engendradas no contexto, que resultaram em quadros com os tempos vividos pelos bebês em um dia de creche. Os episódos analisados demonstraram que quando a professora tinha que escolher entre suas responsabilidades e as necessidades das crianças, ou seja, entre o dever-fazer e o viver das crianças, a professora agia de acordo com as regras da instituição, significando os movimentos dos bebês a partir das mesmas. Sem flexibilizá-las, mesmo que a situação exigisse, as ações da professora não visavam os interesses das crianças.Florianópolis, SCZanella, Andrea VieiraUniversidade Federal de Santa CatarinaAndrada, Edla Grisard Caldeira de2012-10-18T09:55:04Z2012-10-18T09:55:04Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisviii,132 f.| il.application/pdf182366http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80045porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-26T00:01:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/80045Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-26T00:01:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre o dever-fazer e o viver da criança: a significação das regras nas interações bebê-professora-bebês |
title |
Entre o dever-fazer e o viver da criança: a significação das regras nas interações bebê-professora-bebês |
spellingShingle |
Entre o dever-fazer e o viver da criança: a significação das regras nas interações bebê-professora-bebês Andrada, Edla Grisard Caldeira de Psicologia Psicologia infantil Interação social em crianças Significação (Psicologia) Análise de interação em educação |
title_short |
Entre o dever-fazer e o viver da criança: a significação das regras nas interações bebê-professora-bebês |
title_full |
Entre o dever-fazer e o viver da criança: a significação das regras nas interações bebê-professora-bebês |
title_fullStr |
Entre o dever-fazer e o viver da criança: a significação das regras nas interações bebê-professora-bebês |
title_full_unstemmed |
Entre o dever-fazer e o viver da criança: a significação das regras nas interações bebê-professora-bebês |
title_sort |
Entre o dever-fazer e o viver da criança: a significação das regras nas interações bebê-professora-bebês |
author |
Andrada, Edla Grisard Caldeira de |
author_facet |
Andrada, Edla Grisard Caldeira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Zanella, Andrea Vieira Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrada, Edla Grisard Caldeira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Psicologia infantil Interação social em crianças Significação (Psicologia) Análise de interação em educação |
topic |
Psicologia Psicologia infantil Interação social em crianças Significação (Psicologia) Análise de interação em educação |
description |
Dissertação(mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2001 2012-10-18T09:55:04Z 2012-10-18T09:55:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
182366 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80045 |
identifier_str_mv |
182366 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80045 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
viii,132 f.| il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651968277643264 |