Entre o dever-fazer e o viver da criança: a significação das regras nas interações bebê-professora-bebês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrada, Edla Grisard Caldeira de
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80045
Resumo: Dissertação(mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia
id UFSC_322ed8de2ac079f3d7fb148e29c5f3ab
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/80045
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Entre o dever-fazer e o viver da criança: a significação das regras nas interações bebê-professora-bebêsPsicologiaPsicologia infantilInteração social em criançasSignificação(Psicologia)Análise de interação em educaçãoDissertação(mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaPartindo do pressuposto da Psicologia histórico-cultural, este trabalho objetivou compreender como se dá o processo de significação das regras nas interações bebê-professora-bebês, numa creche pública. Para tanto, foram filmados 6 bebês em interações durante um dia. As filmagens possibilitaram a construção de categorias das atividades engendradas no contexto, que resultaram em quadros com os tempos vividos pelos bebês em um dia de creche. Os episódos analisados demonstraram que quando a professora tinha que escolher entre suas responsabilidades e as necessidades das crianças, ou seja, entre o dever-fazer e o viver das crianças, a professora agia de acordo com as regras da instituição, significando os movimentos dos bebês a partir das mesmas. Sem flexibilizá-las, mesmo que a situação exigisse, as ações da professora não visavam os interesses das crianças.Florianópolis, SCZanella, Andrea VieiraUniversidade Federal de Santa CatarinaAndrada, Edla Grisard Caldeira de2012-10-18T09:55:04Z2012-10-18T09:55:04Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisviii,132 f.| il.application/pdf182366http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80045porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-26T00:01:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/80045Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-26T00:01:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre o dever-fazer e o viver da criança: a significação das regras nas interações bebê-professora-bebês
title Entre o dever-fazer e o viver da criança: a significação das regras nas interações bebê-professora-bebês
spellingShingle Entre o dever-fazer e o viver da criança: a significação das regras nas interações bebê-professora-bebês
Andrada, Edla Grisard Caldeira de
Psicologia
Psicologia infantil
Interação social em crianças
Significação
(Psicologia)
Análise de interação em educação
title_short Entre o dever-fazer e o viver da criança: a significação das regras nas interações bebê-professora-bebês
title_full Entre o dever-fazer e o viver da criança: a significação das regras nas interações bebê-professora-bebês
title_fullStr Entre o dever-fazer e o viver da criança: a significação das regras nas interações bebê-professora-bebês
title_full_unstemmed Entre o dever-fazer e o viver da criança: a significação das regras nas interações bebê-professora-bebês
title_sort Entre o dever-fazer e o viver da criança: a significação das regras nas interações bebê-professora-bebês
author Andrada, Edla Grisard Caldeira de
author_facet Andrada, Edla Grisard Caldeira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zanella, Andrea Vieira
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrada, Edla Grisard Caldeira de
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Psicologia infantil
Interação social em crianças
Significação
(Psicologia)
Análise de interação em educação
topic Psicologia
Psicologia infantil
Interação social em crianças
Significação
(Psicologia)
Análise de interação em educação
description Dissertação(mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001
2012-10-18T09:55:04Z
2012-10-18T09:55:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 182366
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80045
identifier_str_mv 182366
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80045
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv viii,132 f.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651968277643264