A utilização de jogos didáticos no ensino e aprendizagem de genética: uma sequência didática com enfoque nos conteúdos da base nacional comum curricular para o nono ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Vanessa Marcelino
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232498
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
id UFSC_3238111e8198241b77a8a707a9642858
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/232498
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A utilização de jogos didáticos no ensino e aprendizagem de genética: uma sequência didática com enfoque nos conteúdos da base nacional comum curricular para o nono ano do ensino fundamentalCiências, Genética, jogos didáticos e vocabulário científico.TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.Muitas pesquisas feitas na área da Biologia, têm mostrado o quanto a maioria dos alunos possui dificuldades em aprender conceitos básicos de Ciências, principalmente quando tratam-se dos conteúdos de genética. Essa dificuldade é observada devido a forma como o conteúdo é abordado pelo docente, que muitas vezes adota uma metodologia ultrapassada de memorização por repetição de exercícios, o que pode tornar o aprendizado maçante e desinteressante. Com foco em tal realidade, o presente trabalho tem como objetivo produzir uma sequência didática (SD), que irá propiciar aos professores e alunos de Ciências, aulas de genética mais proveitosas, onde os alunos consigam fazer a ligação de um conteúdo a outro, através de jogos didáticos. Utilizando jogos de baixo custo para o professor e de linguagem acessível para o aluno, além de auxiliá-los no processo de aprendizagem do vocabulário científico, estes, colocarão em prática os conceitos aprendidos nas aulas teóricas, reforçando o seu aprendizado significativo.Many researches carried out in the field of Biology have shown the difficulty that most students have in learning basic Science concepts, especially when the content is about genetics. This difficulty is observed due to the way the content is approached by the teacher, who often adopts an outdated methodology of memorization through repetition of exercises, which can make learning boring and uninteresting. Focusing on this reality, this work aims to produce a didatic sequence (DS), which will provide science teachers and students a more efficient genetics classes, where students can connect from one content to another, through educational games. Low cost games for the teacher and accessible language for the student, which in addition to helping you in the process of learning scientific vocabulary, will put into practice the concepts learned in the theoretical class.Florianópolis, SCDe Toni, Daniela CristinaUniversidade Federal de Santa CatarinaBarbosa, Vanessa Marcelino2022-03-21T19:50:38Z2022-03-21T19:50:38Z2021-11-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232498info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-08-24T18:04:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/232498Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-08-24T18:04:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de jogos didáticos no ensino e aprendizagem de genética: uma sequência didática com enfoque nos conteúdos da base nacional comum curricular para o nono ano do ensino fundamental
title A utilização de jogos didáticos no ensino e aprendizagem de genética: uma sequência didática com enfoque nos conteúdos da base nacional comum curricular para o nono ano do ensino fundamental
spellingShingle A utilização de jogos didáticos no ensino e aprendizagem de genética: uma sequência didática com enfoque nos conteúdos da base nacional comum curricular para o nono ano do ensino fundamental
Barbosa, Vanessa Marcelino
Ciências, Genética, jogos didáticos e vocabulário científico.
title_short A utilização de jogos didáticos no ensino e aprendizagem de genética: uma sequência didática com enfoque nos conteúdos da base nacional comum curricular para o nono ano do ensino fundamental
title_full A utilização de jogos didáticos no ensino e aprendizagem de genética: uma sequência didática com enfoque nos conteúdos da base nacional comum curricular para o nono ano do ensino fundamental
title_fullStr A utilização de jogos didáticos no ensino e aprendizagem de genética: uma sequência didática com enfoque nos conteúdos da base nacional comum curricular para o nono ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed A utilização de jogos didáticos no ensino e aprendizagem de genética: uma sequência didática com enfoque nos conteúdos da base nacional comum curricular para o nono ano do ensino fundamental
title_sort A utilização de jogos didáticos no ensino e aprendizagem de genética: uma sequência didática com enfoque nos conteúdos da base nacional comum curricular para o nono ano do ensino fundamental
author Barbosa, Vanessa Marcelino
author_facet Barbosa, Vanessa Marcelino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv De Toni, Daniela Cristina
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Vanessa Marcelino
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências, Genética, jogos didáticos e vocabulário científico.
topic Ciências, Genética, jogos didáticos e vocabulário científico.
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-26
2022-03-21T19:50:38Z
2022-03-21T19:50:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232498
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232498
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651907633250304