A utilização de jogos didáticos no ensino e aprendizagem de genética: uma sequência didática com enfoque nos conteúdos da base nacional comum curricular para o nono ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232498 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
id |
UFSC_3238111e8198241b77a8a707a9642858 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/232498 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A utilização de jogos didáticos no ensino e aprendizagem de genética: uma sequência didática com enfoque nos conteúdos da base nacional comum curricular para o nono ano do ensino fundamentalCiências, Genética, jogos didáticos e vocabulário científico.TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.Muitas pesquisas feitas na área da Biologia, têm mostrado o quanto a maioria dos alunos possui dificuldades em aprender conceitos básicos de Ciências, principalmente quando tratam-se dos conteúdos de genética. Essa dificuldade é observada devido a forma como o conteúdo é abordado pelo docente, que muitas vezes adota uma metodologia ultrapassada de memorização por repetição de exercícios, o que pode tornar o aprendizado maçante e desinteressante. Com foco em tal realidade, o presente trabalho tem como objetivo produzir uma sequência didática (SD), que irá propiciar aos professores e alunos de Ciências, aulas de genética mais proveitosas, onde os alunos consigam fazer a ligação de um conteúdo a outro, através de jogos didáticos. Utilizando jogos de baixo custo para o professor e de linguagem acessível para o aluno, além de auxiliá-los no processo de aprendizagem do vocabulário científico, estes, colocarão em prática os conceitos aprendidos nas aulas teóricas, reforçando o seu aprendizado significativo.Many researches carried out in the field of Biology have shown the difficulty that most students have in learning basic Science concepts, especially when the content is about genetics. This difficulty is observed due to the way the content is approached by the teacher, who often adopts an outdated methodology of memorization through repetition of exercises, which can make learning boring and uninteresting. Focusing on this reality, this work aims to produce a didatic sequence (DS), which will provide science teachers and students a more efficient genetics classes, where students can connect from one content to another, through educational games. Low cost games for the teacher and accessible language for the student, which in addition to helping you in the process of learning scientific vocabulary, will put into practice the concepts learned in the theoretical class.Florianópolis, SCDe Toni, Daniela CristinaUniversidade Federal de Santa CatarinaBarbosa, Vanessa Marcelino2022-03-21T19:50:38Z2022-03-21T19:50:38Z2021-11-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232498info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-08-24T18:04:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/232498Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-08-24T18:04:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização de jogos didáticos no ensino e aprendizagem de genética: uma sequência didática com enfoque nos conteúdos da base nacional comum curricular para o nono ano do ensino fundamental |
title |
A utilização de jogos didáticos no ensino e aprendizagem de genética: uma sequência didática com enfoque nos conteúdos da base nacional comum curricular para o nono ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
A utilização de jogos didáticos no ensino e aprendizagem de genética: uma sequência didática com enfoque nos conteúdos da base nacional comum curricular para o nono ano do ensino fundamental Barbosa, Vanessa Marcelino Ciências, Genética, jogos didáticos e vocabulário científico. |
title_short |
A utilização de jogos didáticos no ensino e aprendizagem de genética: uma sequência didática com enfoque nos conteúdos da base nacional comum curricular para o nono ano do ensino fundamental |
title_full |
A utilização de jogos didáticos no ensino e aprendizagem de genética: uma sequência didática com enfoque nos conteúdos da base nacional comum curricular para o nono ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
A utilização de jogos didáticos no ensino e aprendizagem de genética: uma sequência didática com enfoque nos conteúdos da base nacional comum curricular para o nono ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A utilização de jogos didáticos no ensino e aprendizagem de genética: uma sequência didática com enfoque nos conteúdos da base nacional comum curricular para o nono ano do ensino fundamental |
title_sort |
A utilização de jogos didáticos no ensino e aprendizagem de genética: uma sequência didática com enfoque nos conteúdos da base nacional comum curricular para o nono ano do ensino fundamental |
author |
Barbosa, Vanessa Marcelino |
author_facet |
Barbosa, Vanessa Marcelino |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
De Toni, Daniela Cristina Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Vanessa Marcelino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências, Genética, jogos didáticos e vocabulário científico. |
topic |
Ciências, Genética, jogos didáticos e vocabulário científico. |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-26 2022-03-21T19:50:38Z 2022-03-21T19:50:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232498 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232498 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651907633250304 |