A sequência didática no ensino de língua inglesa para educação infantil: o vídeo como recurso intercultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Rebeca de Sousa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11896/3729
Resumo: As mídias de comunicação se tornam cada vez mais necessárias para o cotidiano do ser humano. Devido às novas demandas exigidas por conta do surto do novo coronavírus (COVID-19), essas mídias assumem, então, função imprescindível para as sociedades, e servem de instrumento para a viabilização da educação. Dada a escassez de materiais e recursos voltados ao ensino de Língua Inglesa nos anos iniciais de uma criança, a pesquisa propõe o uso do recurso vídeo como auxiliar na introdução da língua inglesa para esses indivíduos. Devido à faixa etária dos grupos da educação infantil, as impossibilidades de ações presenciais por conta das leis de isolamento, a pesquisa não foi aplicada, tratando-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico-documental. Esse artigo, cuja abordagem é qualitativa, propõe refletir a relevância de sequências didáticas (SD) apoiados no uso de vídeo como recurso intercultural com possível eficácia para o ensino de Lingua Inglesa na educação infantil, para crianças de 03 a 05 anos de idade, em um contexto pandêmico. Para tanto, elaboramos uma SD, como objeto de análise desse estudo utilizando quatro vídeos como base, para o desenvolvimento de uma unidade temática na Educação Infantil, utilizando-se de pressupostos teóricos que discutem as Metodologias de Ensino (XAVIER, 2009; BROWN, 1994; KUMARAVADIVELU, 1994), a Sequência Didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY 2013; ANACLETO; CAMARGO, 2018; ZABALA, 1998), e por meio dos documentos regentes à Educação Infantil no Brasil: (RCNEI, 1998; BNCC, 2017).
id UNEB-8_c669581bd17e5b20d60f4a2c3a458d1e
oai_identifier_str oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/3729
network_acronym_str UNEB-8
network_name_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository_id_str
spelling A sequência didática no ensino de língua inglesa para educação infantil: o vídeo como recurso interculturalThe Didactic Sequence in English Language Teaching for Early Childhood Education: Video as an Intercultural ResourceEducação InfantilSequência didáticaLíngua InglesaVocabulárioVídeosAs mídias de comunicação se tornam cada vez mais necessárias para o cotidiano do ser humano. Devido às novas demandas exigidas por conta do surto do novo coronavírus (COVID-19), essas mídias assumem, então, função imprescindível para as sociedades, e servem de instrumento para a viabilização da educação. Dada a escassez de materiais e recursos voltados ao ensino de Língua Inglesa nos anos iniciais de uma criança, a pesquisa propõe o uso do recurso vídeo como auxiliar na introdução da língua inglesa para esses indivíduos. Devido à faixa etária dos grupos da educação infantil, as impossibilidades de ações presenciais por conta das leis de isolamento, a pesquisa não foi aplicada, tratando-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico-documental. Esse artigo, cuja abordagem é qualitativa, propõe refletir a relevância de sequências didáticas (SD) apoiados no uso de vídeo como recurso intercultural com possível eficácia para o ensino de Lingua Inglesa na educação infantil, para crianças de 03 a 05 anos de idade, em um contexto pandêmico. Para tanto, elaboramos uma SD, como objeto de análise desse estudo utilizando quatro vídeos como base, para o desenvolvimento de uma unidade temática na Educação Infantil, utilizando-se de pressupostos teóricos que discutem as Metodologias de Ensino (XAVIER, 2009; BROWN, 1994; KUMARAVADIVELU, 1994), a Sequência Didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY 2013; ANACLETO; CAMARGO, 2018; ZABALA, 1998), e por meio dos documentos regentes à Educação Infantil no Brasil: (RCNEI, 1998; BNCC, 2017).The communication media become increasingly necessary to the daily lives of human beings. Due to the new demands because of the outbreak of the new coronavirus (COVID-19), these medias take on an indispensable role to the societies and serve as means to enable education. As a consequence of the lack of materials and resources directed to the early years of childhood, the article suggests the use of the resort video as the assistant in the introduction of the English language to these individuals. Giving the young age of the groups of kindergarten, the impossibilities of presential meetings because of the laws of isolation, this was not an applied-research, being a bibliographicdocumental research. This paper, which has a qualitative approach, aims to reflect on the relevance of didactic sequences (DS) that are based on the usage of videos as an intercultural resource, with possible effectiveness to the teaching of English language in the kindergarten, to kids of 03 to 05 years old, in a pandemic context. To do so, it was elaborated a didactic sequence, as an object of analysis of this study, which suggest the use of four videos as base of the development of a thematic unit to kindergarten. It was used the theoretical assumption that discuss the Teaching Methodologies (XAVIER, 2009; BROWN, 1994; KUMARAVADIVELU, 1994), the Didactic Sequences (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY 2013; ANACLETO; CAMARGO, 2018; ZABALA, 1998), and by document that deal with the Kindengarten Education in Brazil: (RCNEI, 1998; BNCC, 2017).Silva, Jamile de OliveiraAraújo, Edna Suzart deBastos, Pérola CunhaLima, Rebeca de Sousa2022-11-09T18:29:54Z2022-11-09T18:29:54Z2022-11-08info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfLIMA, Rebeca de Souza. A sequência didática no ensino de língua inglesa para educação infantil: o vídeo como recurso intercultural. Orientadora: Jamile de Oliveira Silva. 2022. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em letras - língua inglesa e literaturas) - Departamento de Linguística, Literatura e Artes, Campus II, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2022.http://hdl.handle.net/20.500.11896/3729porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-22T03:00:41Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/3729Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-22T03:00:41Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv A sequência didática no ensino de língua inglesa para educação infantil: o vídeo como recurso intercultural
The Didactic Sequence in English Language Teaching for Early Childhood Education: Video as an Intercultural Resource
title A sequência didática no ensino de língua inglesa para educação infantil: o vídeo como recurso intercultural
spellingShingle A sequência didática no ensino de língua inglesa para educação infantil: o vídeo como recurso intercultural
Lima, Rebeca de Sousa
Educação Infantil
Sequência didática
Língua Inglesa
Vocabulário
Vídeos
title_short A sequência didática no ensino de língua inglesa para educação infantil: o vídeo como recurso intercultural
title_full A sequência didática no ensino de língua inglesa para educação infantil: o vídeo como recurso intercultural
title_fullStr A sequência didática no ensino de língua inglesa para educação infantil: o vídeo como recurso intercultural
title_full_unstemmed A sequência didática no ensino de língua inglesa para educação infantil: o vídeo como recurso intercultural
title_sort A sequência didática no ensino de língua inglesa para educação infantil: o vídeo como recurso intercultural
author Lima, Rebeca de Sousa
author_facet Lima, Rebeca de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Jamile de Oliveira
Araújo, Edna Suzart de
Bastos, Pérola Cunha
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Rebeca de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Sequência didática
Língua Inglesa
Vocabulário
Vídeos
topic Educação Infantil
Sequência didática
Língua Inglesa
Vocabulário
Vídeos
description As mídias de comunicação se tornam cada vez mais necessárias para o cotidiano do ser humano. Devido às novas demandas exigidas por conta do surto do novo coronavírus (COVID-19), essas mídias assumem, então, função imprescindível para as sociedades, e servem de instrumento para a viabilização da educação. Dada a escassez de materiais e recursos voltados ao ensino de Língua Inglesa nos anos iniciais de uma criança, a pesquisa propõe o uso do recurso vídeo como auxiliar na introdução da língua inglesa para esses indivíduos. Devido à faixa etária dos grupos da educação infantil, as impossibilidades de ações presenciais por conta das leis de isolamento, a pesquisa não foi aplicada, tratando-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico-documental. Esse artigo, cuja abordagem é qualitativa, propõe refletir a relevância de sequências didáticas (SD) apoiados no uso de vídeo como recurso intercultural com possível eficácia para o ensino de Lingua Inglesa na educação infantil, para crianças de 03 a 05 anos de idade, em um contexto pandêmico. Para tanto, elaboramos uma SD, como objeto de análise desse estudo utilizando quatro vídeos como base, para o desenvolvimento de uma unidade temática na Educação Infantil, utilizando-se de pressupostos teóricos que discutem as Metodologias de Ensino (XAVIER, 2009; BROWN, 1994; KUMARAVADIVELU, 1994), a Sequência Didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY 2013; ANACLETO; CAMARGO, 2018; ZABALA, 1998), e por meio dos documentos regentes à Educação Infantil no Brasil: (RCNEI, 1998; BNCC, 2017).
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-09T18:29:54Z
2022-11-09T18:29:54Z
2022-11-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Rebeca de Souza. A sequência didática no ensino de língua inglesa para educação infantil: o vídeo como recurso intercultural. Orientadora: Jamile de Oliveira Silva. 2022. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em letras - língua inglesa e literaturas) - Departamento de Linguística, Literatura e Artes, Campus II, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2022.
http://hdl.handle.net/20.500.11896/3729
identifier_str_mv LIMA, Rebeca de Souza. A sequência didática no ensino de língua inglesa para educação infantil: o vídeo como recurso intercultural. Orientadora: Jamile de Oliveira Silva. 2022. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em letras - língua inglesa e literaturas) - Departamento de Linguística, Literatura e Artes, Campus II, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2022.
url http://hdl.handle.net/20.500.11896/3729
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
collection Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository.name.fl_str_mv Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br
_version_ 1802131150457536512