Pedagogia e infância na perspectiva intercultural: implicações para a formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomazzetti, Cleonice Maria
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87986
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
id UFSC_3284b4f2629da7fed78a352941a40558
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/87986
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Pedagogia e infância na perspectiva intercultural: implicações para a formação de professoresEducaçãoEducação infantilProfessores -FormaçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.O presente trabalho teve por objetivo abordar a potencialidade da educação intercultural para a formação de professores de educação infantil no curso de Pedagogia. Através da experiência no ensino universitário, este trabalho buscou elucidar as relações entre infância e Pedagogia segundo a perspectiva intercultural, indicando suas implicações para a formação de professores. Com vistas a este objetivo, se apresentaram duas práticas formativas problematizadas e escrutinadas pelo questionamento e argumento científico. O eixo condutor deste trabalho é a organização de situações educativas pautadas pelo diálogo com a realidade, estabelecendo relações entre as diretrizes didático-pedagógicas (expressões da política pública) e as temáticas advindas dos contextos sócio-culturais de educandos e educadores, bem como os conhecimentos formulados pela cultura acadêmica. Para a constituição dos referenciais de análise da tese, a educação intercultural foi adotada como abordagem epistemológica em sintonia com a perspectiva crítica da investigação-ação educativa. A pesquisa possibilitou identificar a criança como centralidade a ser considerada na formação de professores a partir da ampliação das referências que o campo da Didática produz ao mobilizar conhecimentos de ordem metodológica, epistemológica e pedagógica. Os elementos trazidos à discussão referem-se, portanto, à necessidade de se constituir uma perspectiva formativa cuja centralidade seja a criança, em que suas lógicas, seus modos de ser, suas referências de mundo sejam o ponto de partida e de chegada para a pedagogia que a sustentam.Florianópolis, SCFleuri, Reinaldo MatiasUniversidade Federal de Santa CatarinaTomazzetti, Cleonice Maria2012-10-22T04:24:27Z2012-10-22T04:24:27Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf205023http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87986porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T18:17:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/87986Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T18:17:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia e infância na perspectiva intercultural: implicações para a formação de professores
title Pedagogia e infância na perspectiva intercultural: implicações para a formação de professores
spellingShingle Pedagogia e infância na perspectiva intercultural: implicações para a formação de professores
Tomazzetti, Cleonice Maria
Educação
Educação infantil
Professores -
Formação
title_short Pedagogia e infância na perspectiva intercultural: implicações para a formação de professores
title_full Pedagogia e infância na perspectiva intercultural: implicações para a formação de professores
title_fullStr Pedagogia e infância na perspectiva intercultural: implicações para a formação de professores
title_full_unstemmed Pedagogia e infância na perspectiva intercultural: implicações para a formação de professores
title_sort Pedagogia e infância na perspectiva intercultural: implicações para a formação de professores
author Tomazzetti, Cleonice Maria
author_facet Tomazzetti, Cleonice Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fleuri, Reinaldo Matias
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomazzetti, Cleonice Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação infantil
Professores -
Formação
topic Educação
Educação infantil
Professores -
Formação
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004
2012-10-22T04:24:27Z
2012-10-22T04:24:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 205023
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87986
identifier_str_mv 205023
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87986
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652367255568384