PEDAGOGO GENERALISTA – PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPLICAÇÕES E DESAFIOS DA FORMAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Maria Carmen Silveira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cancian, Viviane Ache, Weshenfelder, Noeli Valentina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4966
Resumo: O curso de Pedagogia vem ampliando seu espectro formativo nos últimos 30 anos. Da formação de especialistas para as escolas e o sistema educacional, aderiu à formação do pedagogo generalista e licenciado para o magistério nos Anos Iniciais, Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos. A mudança da exigência de habilitação de professores do Ensino Médio para o Ensino Superior e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (DCNP) com ênfase na docência não acompanharam necessidades de aprofundamento de formação docente. Este artigo propõe analisar as DCNP e as diretrizes de formação de professores, e a formação generalista do pedagogo licenciado em Pedagogia, em relação às capacidades profissionais exigidas do docente da Educação Infantil, definidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEI). A metodologia baseia-se na análise de conteúdo dos documentos legais balizadores da formação docente e da Educação Infantil. Observou-se que essas diretrizes, com suas múltiplas funcionalidades, não têm atendido às expectativas que as DCNEI apontam para o exercício qualificado da docência em creche e pré-escola
id UNEB-3_cb7d68b9e90edb3a58f1545809a1ea0c
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/4966
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling PEDAGOGO GENERALISTA – PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPLICAÇÕES E DESAFIOS DA FORMAÇÃOFormação de professoresCurso de pedagogiaEducação infantilDocênciaO curso de Pedagogia vem ampliando seu espectro formativo nos últimos 30 anos. Da formação de especialistas para as escolas e o sistema educacional, aderiu à formação do pedagogo generalista e licenciado para o magistério nos Anos Iniciais, Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos. A mudança da exigência de habilitação de professores do Ensino Médio para o Ensino Superior e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (DCNP) com ênfase na docência não acompanharam necessidades de aprofundamento de formação docente. Este artigo propõe analisar as DCNP e as diretrizes de formação de professores, e a formação generalista do pedagogo licenciado em Pedagogia, em relação às capacidades profissionais exigidas do docente da Educação Infantil, definidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEI). A metodologia baseia-se na análise de conteúdo dos documentos legais balizadores da formação docente e da Educação Infantil. Observou-se que essas diretrizes, com suas múltiplas funcionalidades, não têm atendido às expectativas que as DCNEI apontam para o exercício qualificado da docência em creche e pré-escolaUNEB2018-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/496610.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p45-67Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 27 n. 51 (2018): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 45-672358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v27.n51reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4966/3173Copyright (c) 2018 Maria Carmen Silveira Barbosa, Viviane Ache Cancian, Noeli Valentina Weshenfelderinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Maria Carmen SilveiraCancian, Viviane AcheWeshenfelder, Noeli Valentina2023-04-18T00:48:55Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/4966Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T00:48:55Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv PEDAGOGO GENERALISTA – PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPLICAÇÕES E DESAFIOS DA FORMAÇÃO
title PEDAGOGO GENERALISTA – PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPLICAÇÕES E DESAFIOS DA FORMAÇÃO
spellingShingle PEDAGOGO GENERALISTA – PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPLICAÇÕES E DESAFIOS DA FORMAÇÃO
Barbosa, Maria Carmen Silveira
Formação de professores
Curso de pedagogia
Educação infantil
Docência
title_short PEDAGOGO GENERALISTA – PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPLICAÇÕES E DESAFIOS DA FORMAÇÃO
title_full PEDAGOGO GENERALISTA – PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPLICAÇÕES E DESAFIOS DA FORMAÇÃO
title_fullStr PEDAGOGO GENERALISTA – PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPLICAÇÕES E DESAFIOS DA FORMAÇÃO
title_full_unstemmed PEDAGOGO GENERALISTA – PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPLICAÇÕES E DESAFIOS DA FORMAÇÃO
title_sort PEDAGOGO GENERALISTA – PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPLICAÇÕES E DESAFIOS DA FORMAÇÃO
author Barbosa, Maria Carmen Silveira
author_facet Barbosa, Maria Carmen Silveira
Cancian, Viviane Ache
Weshenfelder, Noeli Valentina
author_role author
author2 Cancian, Viviane Ache
Weshenfelder, Noeli Valentina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Maria Carmen Silveira
Cancian, Viviane Ache
Weshenfelder, Noeli Valentina
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Curso de pedagogia
Educação infantil
Docência
topic Formação de professores
Curso de pedagogia
Educação infantil
Docência
description O curso de Pedagogia vem ampliando seu espectro formativo nos últimos 30 anos. Da formação de especialistas para as escolas e o sistema educacional, aderiu à formação do pedagogo generalista e licenciado para o magistério nos Anos Iniciais, Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos. A mudança da exigência de habilitação de professores do Ensino Médio para o Ensino Superior e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (DCNP) com ênfase na docência não acompanharam necessidades de aprofundamento de formação docente. Este artigo propõe analisar as DCNP e as diretrizes de formação de professores, e a formação generalista do pedagogo licenciado em Pedagogia, em relação às capacidades profissionais exigidas do docente da Educação Infantil, definidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEI). A metodologia baseia-se na análise de conteúdo dos documentos legais balizadores da formação docente e da Educação Infantil. Observou-se que essas diretrizes, com suas múltiplas funcionalidades, não têm atendido às expectativas que as DCNEI apontam para o exercício qualificado da docência em creche e pré-escola
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4966
10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p45-67
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4966
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p45-67
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4966/3173
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 27 n. 51 (2018): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 45-67
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v27.n51
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210956687507456