Infográfico animado sob cuidados com o cateter vesical de demora para idosos no domicílio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gelsleuchter, Juliete Coelho
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220408
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem, Florianópolis, 2020.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaGelsleuchter, Juliete CoelhoLocks, Melissa Orlandi HonórioStein, Mônica2021-02-26T14:50:17Z2021-02-26T14:50:17Z2020371093https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220408Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem, Florianópolis, 2020.Objetivo: construir um infográfico animado educacional para o cuidado domiciliar de idosos pós-cirúrgicos em uso de cateter vesical de demora. Método: Trata-se de um estudo metodológico com abordagem qualitativa, fundamentado no processo de produção de Winder e Dowlatabadi. Foi realizado em uma clínica urológica de Florianópolis, entre março e outubro de 2020. Participaram do estudo idosos acima de 60 anos, submetidos à cirurgia que necessitaram ir para o domicílio em uso de cateter vesical. Além dos idosos, participaram do estudo enfermeiros que contribuíram na última etapa de avaliação do infográfico. O método de animação conteve de três etapas de construção: pré-produção, produção e pós-produção. Na etapa de pré-produção foi desenvolvida a criação do roteiro a partir da revisão integrativa iniciada em março de 2020 e pesquisa de campo com aplicação do questionário com os idosos, no período de maio a julho de 2020. O questionário aplicado aos idosos foi composto de duas partes sendo a primeira aplicada durante a internação do idoso e a segunda realizada após a alta. Ainda na etapa de pré-produção, foi desenvolvido a direção de arte, gravação de voz, storyboard e o amimatic para a junção da voz e imagens. Na segunda etapa procedeu-se a produção propriamente dita, onde se contemplou a execução da animação, seguindo as definições prévias da pré-produção. Na terceira etapa de pós-produção, ocorreu a avaliação do infográfico por seis enfermeiras da instituição e seis idosos participantes do estudo. O instrumento de avaliação continha aspectos referentes à avaliação das imagens, conteúdo, compreensão das legendas, tempo de duração da animação e qualidade do áudio. Os dados qualitativos oriundos da revisão da literatura e questionários receberam análise temática e os quantitativos foram submetidos à estatística descritiva. Resultados: participaram do estudo 16 idosos do sexo masculino, em uso de cateter vesical sendo a permanência destes com o cateter foi de três a 24 dias, onde a principal causa para o uso do memso foram as cirurgias relacionadas à próstata (n 9). A partir dos questionários identificou-se quatro categorias temáticas a saber: Desafios em fazer uso do cateter; Necessidade de suporte no cuidado com o cateter; Complicações relacionadas ao cateter e Orientações de alta. As principais dúvidas levantadas pelos idosos foram sobre a fixação do cateter, locomoção e esvaziamento da bolsa. Acerca das complicações a obstrução foi a mais recorrente. As evidências de cuidados identificadas na literatura associada às demandas trazidas pelos próprios idosos compuseram o conteúdo do infográfico. O mesmo foi composto de 65 telas e duração de sete minutos e 35 segundos, contemplando cuidados gerais com higiene, sono, repouso e eliminações. Conclusão: Após finalizado, o mesmo foi avaliado por enfermeiros e idosos, onde pôde-se concluir que se trata de uma ferramenta educativa relevante, clara e elucidativa, contribuindo para o enfermeiro no processo de alta do paciente idoso em uso deste dispositivo no domicílio. Os aspectos éticos desta pesquisa estão de acordo com a Resolução 466/12. Este projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa, sendo aprovado por meio do parecer consubstanciado nº 3.945.629.Abstract: Objective: to build an animated educational infographic for home care of post-surgical elderly people using a bladder catheter. Method: This is a methodological study with a qualitative approach, based on the production process of Winder and Dowlatabadi. It was carried out in a urological clinic in Florianópolis, between March and October 2020. The study included elderly people over 60 years, who underwent surgery who needed to go home using a bladder catheter. In addition to the elderly, nurses who contributed to the last stage of evaluation of the infographic participated in the study. The animation method consisted of three stages of construction: pre-production, production and post-production. In the pre-production stage, the script was created based on the integrative review initiated in March 2020 and field research with the application of the questionnaire with the elderly, from May to July 2020. The questionnaire applied to the elderly was composed of two parts, the first being applied during the elderly's hospitalization and the second performed after discharge. Still in the pre-production stage, art direction, voice recording, storyboard and amimatic were developed for the joining of voice and images. In the second stage, the production itself proceeded, where the execution of the animation was contemplated, following the previous definitions of the pre-production. In the third stage of post-production, the evaluation of the infographic by six nurses from the institution and six elderly participants in the study took place. The evaluation instrument contained aspects related to the evaluation of images, content, understanding of subtitles, duration of animation and audio quality. Qualitative data from the literature review and questionnaires received thematic analysis and quantitative data were submitted to descriptive statistics. Results: the study included 16 elderly men, using a bladder catheter, and their stay with the catheter lasted from three to 24 days, where the main cause for the use of the same was the prostate-related surgeries (n 9). From the questionnaires, four thematic categories were identified, namely: Challenges in using the catheter; Need for support in the care of the catheter; Catheter-related complications and discharge guidelines. The main doubts raised by the elderly were about fixing the catheter, locomotion and emptying the bag. Concerning complications, obstruction was the most recurrent. The care evidences identified in the literature associated with the demands brought by the elderly themselves made up the content of the infographic. It consisted of 65 screens and duration of seven minutes and 35 seconds, including general care with hygiene, sleep, rest and eliminations. Conclusion: Once completed, it was evaluated by nurses and the elderly, where it could be concluded that it is a relevant educational tool, clear and elucidative, contributing to the nurse in the process of discharge of the elderly patient using this device at home. The ethical aspects of this research are in accordance with Resolution 466/12. This project was submitted to the Research Ethics Committee, being approved by means of the consubstantiated opinion nº 3.945.629.157 p.| il.porEnfermagemCateterismo uninárioCuidados de enfermagemIdososAlta do PacienteTecnologia educacionalInfografiaInfográfico animado sob cuidados com o cateter vesical de demora para idosos no domicílioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPGCF0137-D.pdfPGCF0137-D.pdfapplication/pdf6607827https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/220408/-1/PGCF0137-D.pdf37face79ad54a1cb427c1302af0ce713MD5-1123456789/2204082021-02-26 11:50:17.54oai:repositorio.ufsc.br:123456789/220408Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-02-26T14:50:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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