Uma ferramenta educacional para o ensino do design sustentável: um experimento no curso de desenho industrial da PUCPR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brunetti, Marcia Elizabeth
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102866
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental.
id UFSC_32f3389d8e76f00d39b077c12819de43
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102866
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Uma ferramenta educacional para o ensino do design sustentável: um experimento no curso de desenho industrial da PUCPREngenharia ambientalDesenho industrialAspectos ambientaisProdutos novosAspectos ambientaisDesenvolvimento sustentávelDesenhistas industriaisFormação profissionalTecnologia da informaçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental.Este trabalho envolve a fundamentação teórica da produção de uma ferramenta educacional dedicada a promover atitudes socioambientais na criação e desenvolvimento de produtos de design. Inicialmente, são apresentadas investigações e análises dos problemas e impactos ambientais gerados pela produção e o consumo de produtos industriais. Em seguida, são comentados os resultados de uma pesquisa sobre a educação do designer, que confirma a reduzida importância dada ao tema sustentabilidade nos currículos escolares e a demanda por material didático de cunho ambiental no Brasil. Tais elementos confirmaram a necessidade de ferramentas suplementares à educação formal, para envolver o designer com as questões ambientais. Nesse sentido, foi discutida a ética para o designer no século XXI e proposta uma ferramenta educacional com diretrizes para um design ambientalmente correto. A ferramenta denominada "Os doze princípios do Design Sustentável" baseia-se em um programa computacional, com conteúdos pedagógicos complementares àqueles previstos nos currículos de desenho industrial comuns. Para sua concepção, partiu-se do pressuposto de que com as novas Tecnologias da Informação, seja possível aproximar o designer dos problemas ligados à sustentabilidade, estimulando-o a buscar alternativas para a redução de impactos ambientais em suas criações. Esta ferramenta foi organizada na forma de um hipertexto a ser disponibilizado em espaço contínuo (internet). Finalmente, foi realizado um estudo experimental com 40 estudantes de Desenho Industrial da PUCPR, divididos em dois grupos (avaliadores do site e controle) para avaliação da qualidade da ferramenta. Os resultados confirmaram a preferência dos estudantes pelos recursos informatizados em suas pesquisas acadêmicas e o desconhecimento dos mesmos dos problemas ambientais e do conceito de desenvolvimento sustentável (85% do grupo de controle não haviam ouvido falar de Agenda 21). Os resultados desse estudo apontaram que 90% dos avaliadores gostaram ou acharam excelente a qualidade estética da ferramenta educacional, 75% consideraram adequado o volume de informações disponibilizado e 64,5% tiveram grande facilidade em manipular a ferramenta. Os resultados demonstraram, assim, o grande potencial da ferramenta educacional para informar e educar o designer, levando-o a abraçar os paradigmas do desenvolvimento sustentável.Florianópolis, SCSant'Anna, Fernando Soares PintoUniversidade Federal de Santa CatarinaBrunetti, Marcia Elizabeth2013-07-16T02:07:53Z2013-07-16T02:07:53Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisxi, 260 f.| il., tabs., grafs.application/pdf222936http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102866porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:51:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/102866Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:51:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma ferramenta educacional para o ensino do design sustentável: um experimento no curso de desenho industrial da PUCPR
title Uma ferramenta educacional para o ensino do design sustentável: um experimento no curso de desenho industrial da PUCPR
spellingShingle Uma ferramenta educacional para o ensino do design sustentável: um experimento no curso de desenho industrial da PUCPR
Brunetti, Marcia Elizabeth
Engenharia ambiental
Desenho industrial
Aspectos ambientais
Produtos novos
Aspectos ambientais
Desenvolvimento sustentável
Desenhistas industriais
Formação profissional
Tecnologia da informação
title_short Uma ferramenta educacional para o ensino do design sustentável: um experimento no curso de desenho industrial da PUCPR
title_full Uma ferramenta educacional para o ensino do design sustentável: um experimento no curso de desenho industrial da PUCPR
title_fullStr Uma ferramenta educacional para o ensino do design sustentável: um experimento no curso de desenho industrial da PUCPR
title_full_unstemmed Uma ferramenta educacional para o ensino do design sustentável: um experimento no curso de desenho industrial da PUCPR
title_sort Uma ferramenta educacional para o ensino do design sustentável: um experimento no curso de desenho industrial da PUCPR
author Brunetti, Marcia Elizabeth
author_facet Brunetti, Marcia Elizabeth
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sant'Anna, Fernando Soares Pinto
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Brunetti, Marcia Elizabeth
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia ambiental
Desenho industrial
Aspectos ambientais
Produtos novos
Aspectos ambientais
Desenvolvimento sustentável
Desenhistas industriais
Formação profissional
Tecnologia da informação
topic Engenharia ambiental
Desenho industrial
Aspectos ambientais
Produtos novos
Aspectos ambientais
Desenvolvimento sustentável
Desenhistas industriais
Formação profissional
Tecnologia da informação
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005
2013-07-16T02:07:53Z
2013-07-16T02:07:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 222936
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102866
identifier_str_mv 222936
url http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102866
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xi, 260 f.| il., tabs., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652298854858752