Uma ferramenta educacional para o ensino do design sustentável: um experimento no curso de desenho industrial da PUCPR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102866 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. |
id |
UFSC_32f3389d8e76f00d39b077c12819de43 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102866 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Uma ferramenta educacional para o ensino do design sustentável: um experimento no curso de desenho industrial da PUCPREngenharia ambientalDesenho industrialAspectos ambientaisProdutos novosAspectos ambientaisDesenvolvimento sustentávelDesenhistas industriaisFormação profissionalTecnologia da informaçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental.Este trabalho envolve a fundamentação teórica da produção de uma ferramenta educacional dedicada a promover atitudes socioambientais na criação e desenvolvimento de produtos de design. Inicialmente, são apresentadas investigações e análises dos problemas e impactos ambientais gerados pela produção e o consumo de produtos industriais. Em seguida, são comentados os resultados de uma pesquisa sobre a educação do designer, que confirma a reduzida importância dada ao tema sustentabilidade nos currículos escolares e a demanda por material didático de cunho ambiental no Brasil. Tais elementos confirmaram a necessidade de ferramentas suplementares à educação formal, para envolver o designer com as questões ambientais. Nesse sentido, foi discutida a ética para o designer no século XXI e proposta uma ferramenta educacional com diretrizes para um design ambientalmente correto. A ferramenta denominada "Os doze princípios do Design Sustentável" baseia-se em um programa computacional, com conteúdos pedagógicos complementares àqueles previstos nos currículos de desenho industrial comuns. Para sua concepção, partiu-se do pressuposto de que com as novas Tecnologias da Informação, seja possível aproximar o designer dos problemas ligados à sustentabilidade, estimulando-o a buscar alternativas para a redução de impactos ambientais em suas criações. Esta ferramenta foi organizada na forma de um hipertexto a ser disponibilizado em espaço contínuo (internet). Finalmente, foi realizado um estudo experimental com 40 estudantes de Desenho Industrial da PUCPR, divididos em dois grupos (avaliadores do site e controle) para avaliação da qualidade da ferramenta. Os resultados confirmaram a preferência dos estudantes pelos recursos informatizados em suas pesquisas acadêmicas e o desconhecimento dos mesmos dos problemas ambientais e do conceito de desenvolvimento sustentável (85% do grupo de controle não haviam ouvido falar de Agenda 21). Os resultados desse estudo apontaram que 90% dos avaliadores gostaram ou acharam excelente a qualidade estética da ferramenta educacional, 75% consideraram adequado o volume de informações disponibilizado e 64,5% tiveram grande facilidade em manipular a ferramenta. Os resultados demonstraram, assim, o grande potencial da ferramenta educacional para informar e educar o designer, levando-o a abraçar os paradigmas do desenvolvimento sustentável.Florianópolis, SCSant'Anna, Fernando Soares PintoUniversidade Federal de Santa CatarinaBrunetti, Marcia Elizabeth2013-07-16T02:07:53Z2013-07-16T02:07:53Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisxi, 260 f.| il., tabs., grafs.application/pdf222936http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102866porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:51:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/102866Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:51:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma ferramenta educacional para o ensino do design sustentável: um experimento no curso de desenho industrial da PUCPR |
title |
Uma ferramenta educacional para o ensino do design sustentável: um experimento no curso de desenho industrial da PUCPR |
spellingShingle |
Uma ferramenta educacional para o ensino do design sustentável: um experimento no curso de desenho industrial da PUCPR Brunetti, Marcia Elizabeth Engenharia ambiental Desenho industrial Aspectos ambientais Produtos novos Aspectos ambientais Desenvolvimento sustentável Desenhistas industriais Formação profissional Tecnologia da informação |
title_short |
Uma ferramenta educacional para o ensino do design sustentável: um experimento no curso de desenho industrial da PUCPR |
title_full |
Uma ferramenta educacional para o ensino do design sustentável: um experimento no curso de desenho industrial da PUCPR |
title_fullStr |
Uma ferramenta educacional para o ensino do design sustentável: um experimento no curso de desenho industrial da PUCPR |
title_full_unstemmed |
Uma ferramenta educacional para o ensino do design sustentável: um experimento no curso de desenho industrial da PUCPR |
title_sort |
Uma ferramenta educacional para o ensino do design sustentável: um experimento no curso de desenho industrial da PUCPR |
author |
Brunetti, Marcia Elizabeth |
author_facet |
Brunetti, Marcia Elizabeth |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sant'Anna, Fernando Soares Pinto Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brunetti, Marcia Elizabeth |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia ambiental Desenho industrial Aspectos ambientais Produtos novos Aspectos ambientais Desenvolvimento sustentável Desenhistas industriais Formação profissional Tecnologia da informação |
topic |
Engenharia ambiental Desenho industrial Aspectos ambientais Produtos novos Aspectos ambientais Desenvolvimento sustentável Desenhistas industriais Formação profissional Tecnologia da informação |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005 2013-07-16T02:07:53Z 2013-07-16T02:07:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
222936 http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102866 |
identifier_str_mv |
222936 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102866 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
xi, 260 f.| il., tabs., grafs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652298854858752 |