Organização da rotina na Educação Infantil: orientações da rede municipal de educação de Florianópolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bruna Lourena
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197196
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_33900f486d510b6c76716572844cfcdd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/197196
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Organização da rotina na Educação Infantil: orientações da rede municipal de educação de FlorianópolisEducação InfantilcurrículorotinaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.O objetivo geral deste TCC consistiu em analisar como é orientada a organização da rotina em creches e pré-escolas na rede municipal de ensino de Florianópolis. Os objetivos específicos, desdobrados do geral, buscaram: identificar no documento “Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis” se a rotina é uma preocupação presente nas definições do currículo para a rede; verificar a importância dada à rotina no trabalho pedagógico; verificar quais elementos são considerados na organização da rotina. A metodologia adotada constou de pesquisa bibliográfica com base em alguns autores que discutem a temática e de pesquisa documental com recorte para o documento “Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis”, volume III. A análise revelou que nas orientações constantes no documento estudado, o termo rotina quase não é mencionado. Porém, os elementos que comumente constam como sendo constituidores da rotina na prática pedagógica nas instituições de Educação Infantil estão presentes. Há, em muitas partes do documento, a substituição do termo rotina pelo termo cotidiano. A análise sobre o que essa substituição significa, no sentido teórico e também na prática pedagógica, constitui temática para outros estudos em razão do tempo disponível para a conclusão do TCC.Florianópolis, SCDurli, ZenildeUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Bruna Lourena2019-07-08T14:12:24Z2019-07-08T14:12:24Z2016-04-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197196info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-07-08T14:12:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/197196Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-08T14:12:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Organização da rotina na Educação Infantil: orientações da rede municipal de educação de Florianópolis
title Organização da rotina na Educação Infantil: orientações da rede municipal de educação de Florianópolis
spellingShingle Organização da rotina na Educação Infantil: orientações da rede municipal de educação de Florianópolis
Silva, Bruna Lourena
Educação Infantil
currículo
rotina
title_short Organização da rotina na Educação Infantil: orientações da rede municipal de educação de Florianópolis
title_full Organização da rotina na Educação Infantil: orientações da rede municipal de educação de Florianópolis
title_fullStr Organização da rotina na Educação Infantil: orientações da rede municipal de educação de Florianópolis
title_full_unstemmed Organização da rotina na Educação Infantil: orientações da rede municipal de educação de Florianópolis
title_sort Organização da rotina na Educação Infantil: orientações da rede municipal de educação de Florianópolis
author Silva, Bruna Lourena
author_facet Silva, Bruna Lourena
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Durli, Zenilde
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Bruna Lourena
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
currículo
rotina
topic Educação Infantil
currículo
rotina
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-20
2019-07-08T14:12:24Z
2019-07-08T14:12:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197196
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652281494634496