Yes, I can: a representação das pessoas com deficiência no videoclipe “We’re the Superhumans” do Channel 4

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Velasco, Amanda Paola
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Fermino, Antonio Luis, Poffo, Bianca Natália, Santos, Silvan Menezes dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241770
Resumo: Este trabalho se propôs a responder a seguinte questão: de que maneira as pessoas com deficiência são retratadas no videoclipe “We’re the Superhumans” produzido pelo canal de televisão inglês, Channel 4, e divulgado pelo IPC para promover os Jogos Paralímpicos Rio/2016? Como base metodológica, utilizamos a análise do discurso e elencamos duas categorias: Espetacularização da deficiência (supercrip) e Representação das pessoas com deficiência. Identificamos que as pessoas com deficiência foram apresentadas sob a ótica das capacidades e habilidades socioesportivas. A peça publicitária se restringiu em veicular conteúdos que promovem a surpresa e o encantamento do público, omitindo, por vezes, problemáticas desse universo, assim como a questão da acessibilidade. Constatamos também a mobilização de três elementos para a representação das pessoas com deficiência: 1 – Discurso nacionalista; 2 – A mediação informativa das modalidades paralímpicas; e 3 – A projeção de futuro a partir da imagem da criança e de novas modalidades esportivas.
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