A visualização no ensino de matemática: uma experiência com alunos surdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188410 |
Resumo: | Tese |
id |
UFSC_343e8e6d117bdf88d89312ab9a92fcf5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/188410 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A visualização no ensino de matemática: uma experiência com alunos surdosVisualização em Educação Matemática. Educação Matemática e Educação de Surdos. Ensino e Aprendizagem de Matemática. Educação Matemática e Inclusão.TeseO eixo central da pesquisa surgiu da necessidade de dirigir o olhar ao cenário que compõe o contexto da escola inclusiva, para investigar de que forma a visualidade da pessoa surda pode contribuir para o ensino e aprendizagem de matemática. A pesquisa tem como referencial teórico a educação escolar inclusiva. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, e os dados foram obtidos a partir de uma intervenção realizada em uma escola da rede pública de ensino da cidade de Rio Claro/SP, com oito alunos surdos, usuários da Língua Brasileira de Sinais (Libras), matriculados no 5º ano do Ensino Fundamental. O registro dos dados se deu a partir de anotações em caderno de campo e filmagens das atividades desenvolvidas. Houve também entrevistas com pais, alunos, professora e intérprete, com o intuito de coletar informações sobre um pouco da história de cada aluno observado. Os dados são discutidos tendo em vista dois aspectos: o processo metodológico envolvido no trabalho com alunos surdos e as aquisições conceituais apresentadas pelos alunos em relação aos conteúdos propostos. A discussão dos resultados está distribuída em três temas: determinação de sinais em Libras para as formas geométricas; a matemática emergindo e re-conhecendo formas geométricas. O plano de intervenção desenvolvido esteve em sintonia com a perspectiva de educação matemática defendida nesta pesquisa, que considerou e promoveu a geometria como algo importante na exploração do mundo das crianças. Os resultados reforçam a importância de se estreitar a relação entre universidade e escola, o desenvolvimento de uma colaboração mútua em prol da aprendizagem de crianças surdas e seus benefícios para os que nela se envolveram. Ao final propõe-se o desdobramento da presente pesquisa em novas investigações relacionadas ao tema.UNESP2018-07-18T19:21:48Z2018-07-18T19:21:48Z2013-05-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSALES, Elielson Ribeiro. A visualização no ensino de matemática: uma experiência com alunos surdos. 2013. 235 f.. Tese (doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Universidade Estadual Paulista - UNESP. Rio Claro, SP. 2013. Orientadora: Miriam Godoy Penteado.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188410SALES, Elielson Ribeiroporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-18T19:21:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/188410Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-07-18T19:21:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A visualização no ensino de matemática: uma experiência com alunos surdos |
title |
A visualização no ensino de matemática: uma experiência com alunos surdos |
spellingShingle |
A visualização no ensino de matemática: uma experiência com alunos surdos SALES, Elielson Ribeiro Visualização em Educação Matemática. Educação Matemática e Educação de Surdos. Ensino e Aprendizagem de Matemática. Educação Matemática e Inclusão. |
title_short |
A visualização no ensino de matemática: uma experiência com alunos surdos |
title_full |
A visualização no ensino de matemática: uma experiência com alunos surdos |
title_fullStr |
A visualização no ensino de matemática: uma experiência com alunos surdos |
title_full_unstemmed |
A visualização no ensino de matemática: uma experiência com alunos surdos |
title_sort |
A visualização no ensino de matemática: uma experiência com alunos surdos |
author |
SALES, Elielson Ribeiro |
author_facet |
SALES, Elielson Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SALES, Elielson Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Visualização em Educação Matemática. Educação Matemática e Educação de Surdos. Ensino e Aprendizagem de Matemática. Educação Matemática e Inclusão. |
topic |
Visualização em Educação Matemática. Educação Matemática e Educação de Surdos. Ensino e Aprendizagem de Matemática. Educação Matemática e Inclusão. |
description |
Tese |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-05-10 2018-07-18T19:21:48Z 2018-07-18T19:21:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SALES, Elielson Ribeiro. A visualização no ensino de matemática: uma experiência com alunos surdos. 2013. 235 f.. Tese (doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Universidade Estadual Paulista - UNESP. Rio Claro, SP. 2013. Orientadora: Miriam Godoy Penteado. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188410 |
identifier_str_mv |
SALES, Elielson Ribeiro. A visualização no ensino de matemática: uma experiência com alunos surdos. 2013. 235 f.. Tese (doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Universidade Estadual Paulista - UNESP. Rio Claro, SP. 2013. Orientadora: Miriam Godoy Penteado. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188410 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652343792631808 |