A visualização no ensino de matemática: uma experiência com alunos surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SALES, Elielson Ribeiro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188410
Resumo: Tese
id UFSC_343e8e6d117bdf88d89312ab9a92fcf5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/188410
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A visualização no ensino de matemática: uma experiência com alunos surdosVisualização em Educação Matemática. Educação Matemática e Educação de Surdos. Ensino e Aprendizagem de Matemática. Educação Matemática e Inclusão.TeseO eixo central da pesquisa surgiu da necessidade de dirigir o olhar ao cenário que compõe o contexto da escola inclusiva, para investigar de que forma a visualidade da pessoa surda pode contribuir para o ensino e aprendizagem de matemática. A pesquisa tem como referencial teórico a educação escolar inclusiva. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, e os dados foram obtidos a partir de uma intervenção realizada em uma escola da rede pública de ensino da cidade de Rio Claro/SP, com oito alunos surdos, usuários da Língua Brasileira de Sinais (Libras), matriculados no 5º ano do Ensino Fundamental. O registro dos dados se deu a partir de anotações em caderno de campo e filmagens das atividades desenvolvidas. Houve também entrevistas com pais, alunos, professora e intérprete, com o intuito de coletar informações sobre um pouco da história de cada aluno observado. Os dados são discutidos tendo em vista dois aspectos: o processo metodológico envolvido no trabalho com alunos surdos e as aquisições conceituais apresentadas pelos alunos em relação aos conteúdos propostos. A discussão dos resultados está distribuída em três temas: determinação de sinais em Libras para as formas geométricas; a matemática emergindo e re-conhecendo formas geométricas. O plano de intervenção desenvolvido esteve em sintonia com a perspectiva de educação matemática defendida nesta pesquisa, que considerou e promoveu a geometria como algo importante na exploração do mundo das crianças. Os resultados reforçam a importância de se estreitar a relação entre universidade e escola, o desenvolvimento de uma colaboração mútua em prol da aprendizagem de crianças surdas e seus benefícios para os que nela se envolveram. Ao final propõe-se o desdobramento da presente pesquisa em novas investigações relacionadas ao tema.UNESP2018-07-18T19:21:48Z2018-07-18T19:21:48Z2013-05-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSALES, Elielson Ribeiro. A visualização no ensino de matemática: uma experiência com alunos surdos. 2013. 235 f.. Tese (doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Universidade Estadual Paulista - UNESP. Rio Claro, SP. 2013. Orientadora: Miriam Godoy Penteado.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188410SALES, Elielson Ribeiroporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-18T19:21:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/188410Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-07-18T19:21:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A visualização no ensino de matemática: uma experiência com alunos surdos
title A visualização no ensino de matemática: uma experiência com alunos surdos
spellingShingle A visualização no ensino de matemática: uma experiência com alunos surdos
SALES, Elielson Ribeiro
Visualização em Educação Matemática. Educação Matemática e Educação de Surdos. Ensino e Aprendizagem de Matemática. Educação Matemática e Inclusão.
title_short A visualização no ensino de matemática: uma experiência com alunos surdos
title_full A visualização no ensino de matemática: uma experiência com alunos surdos
title_fullStr A visualização no ensino de matemática: uma experiência com alunos surdos
title_full_unstemmed A visualização no ensino de matemática: uma experiência com alunos surdos
title_sort A visualização no ensino de matemática: uma experiência com alunos surdos
author SALES, Elielson Ribeiro
author_facet SALES, Elielson Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SALES, Elielson Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Visualização em Educação Matemática. Educação Matemática e Educação de Surdos. Ensino e Aprendizagem de Matemática. Educação Matemática e Inclusão.
topic Visualização em Educação Matemática. Educação Matemática e Educação de Surdos. Ensino e Aprendizagem de Matemática. Educação Matemática e Inclusão.
description Tese
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-10
2018-07-18T19:21:48Z
2018-07-18T19:21:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SALES, Elielson Ribeiro. A visualização no ensino de matemática: uma experiência com alunos surdos. 2013. 235 f.. Tese (doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Universidade Estadual Paulista - UNESP. Rio Claro, SP. 2013. Orientadora: Miriam Godoy Penteado.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188410
identifier_str_mv SALES, Elielson Ribeiro. A visualização no ensino de matemática: uma experiência com alunos surdos. 2013. 235 f.. Tese (doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Universidade Estadual Paulista - UNESP. Rio Claro, SP. 2013. Orientadora: Miriam Godoy Penteado.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652343792631808