Pesquisa em visualização na educação matemática: conceitos, tendências e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Cláudia Regina
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Wagner, Débora Regina, Buratto, Ivone Catarina Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202549
Resumo: Este artigo apresenta um estudo sobre como pesquisadores conceituam, ou dão significado ao termo visualização na pesquisa em educação matemática. Busca-se mapear e classificar tendências na pesquisa brasileira sobre visualização na educação matemática, tomando os trabalhos apresentados no Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). Por fim, destaca-se que uma nova tendência teórica vem sendo problematizada tanto para descontruir os princípios fundantes sobre os quais se construíram a noção de visão e percepção, quanto para fomentar novos aportes teóricos para a pesquisa sobre visualização matemática.
id UFSC_87bf55c48ef34e786354bf3d17c9c1b0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/202549
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Pesquisa em visualização na educação matemática: conceitos, tendências e perspectivasVisualização MatemáticaPesquisa em Educação MatemáticaVisualidadeEste artigo apresenta um estudo sobre como pesquisadores conceituam, ou dão significado ao termo visualização na pesquisa em educação matemática. Busca-se mapear e classificar tendências na pesquisa brasileira sobre visualização na educação matemática, tomando os trabalhos apresentados no Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). Por fim, destaca-se que uma nova tendência teórica vem sendo problematizada tanto para descontruir os princípios fundantes sobre os quais se construíram a noção de visão e percepção, quanto para fomentar novos aportes teóricos para a pesquisa sobre visualização matemática.2019-12-09T13:50:28Z2019-12-09T13:50:28Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202549Flores, Cláudia ReginaWagner, Débora ReginaBuratto, Ivone Catarina Freitasporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-09T13:50:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202549Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-09T13:50:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa em visualização na educação matemática: conceitos, tendências e perspectivas
title Pesquisa em visualização na educação matemática: conceitos, tendências e perspectivas
spellingShingle Pesquisa em visualização na educação matemática: conceitos, tendências e perspectivas
Flores, Cláudia Regina
Visualização Matemática
Pesquisa em Educação Matemática
Visualidade
title_short Pesquisa em visualização na educação matemática: conceitos, tendências e perspectivas
title_full Pesquisa em visualização na educação matemática: conceitos, tendências e perspectivas
title_fullStr Pesquisa em visualização na educação matemática: conceitos, tendências e perspectivas
title_full_unstemmed Pesquisa em visualização na educação matemática: conceitos, tendências e perspectivas
title_sort Pesquisa em visualização na educação matemática: conceitos, tendências e perspectivas
author Flores, Cláudia Regina
author_facet Flores, Cláudia Regina
Wagner, Débora Regina
Buratto, Ivone Catarina Freitas
author_role author
author2 Wagner, Débora Regina
Buratto, Ivone Catarina Freitas
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores, Cláudia Regina
Wagner, Débora Regina
Buratto, Ivone Catarina Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Visualização Matemática
Pesquisa em Educação Matemática
Visualidade
topic Visualização Matemática
Pesquisa em Educação Matemática
Visualidade
description Este artigo apresenta um estudo sobre como pesquisadores conceituam, ou dão significado ao termo visualização na pesquisa em educação matemática. Busca-se mapear e classificar tendências na pesquisa brasileira sobre visualização na educação matemática, tomando os trabalhos apresentados no Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). Por fim, destaca-se que uma nova tendência teórica vem sendo problematizada tanto para descontruir os princípios fundantes sobre os quais se construíram a noção de visão e percepção, quanto para fomentar novos aportes teóricos para a pesquisa sobre visualização matemática.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2019-12-09T13:50:28Z
2019-12-09T13:50:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202549
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202549
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652089201524736