Infância: uma alterbiografia de Graciliano Ramos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmitz, Lygia Barbachan de A.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129739
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão.Curso de Licenciatura e Bacharelado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa
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spelling Infância: uma alterbiografia de Graciliano RamosGraciliano Ramos; Autobiografia; Alterbiografia; Sujeito; Alteridade.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão.Curso de Licenciatura e Bacharelado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua PortuguesaA partir do questionamento de conceitos como realidade e verdade, enveredamos neste trabalho em desmistificar a ingênua ideia de autobiografia como “vida de um indivíduo escrita por ele mesmo”. A autobiografia foi pensada como uma abertura pela evocação das memórias e pelo trabalho com a linguagem; como uma forma de autoconhecimento e de reconhecimento de si no outro, a partir das ideias de Foucault; e como um jogo dialógico entre a identidade-mesmidade (eu, no tempo da enunciação) e identidade-ipseidade (o outro-eu, no tempo do enunciado) de Ricoeur; por oferecerem a ideia de uma realidade e de uma verdade do indivíduo que se altera com o tempo no movimento de se escrever, se ler e se reler, de abrir-se ao outro, por meio da narrativa. Nesse sentido, intentamos demonstrar que é a performance da linguagem que lhe garante a inscrição como narrativa de vida, refutando, pois, o conceito de Lejeune de “pacto autobiográfico”. Assim, entendemos a escrita de si como a leitura do outro, a autobiografia como alterbiografia, porque, ao passo que o sujeito escreve sobre si, já aí ele opera um movimento de projetar-se como um outro, para então penetrar a própria alma; e por também revelar uma coletividade, já que, conforme Mikhail Bakhtin, o sujeito se constitui pela linguagem e em sua práxis social. A partir disso, empreendemos uma análise de Infância como um jogo de espelhos, num eterno movimento de girar o caleidoscópio do eu.Florianópolis, SCWolff, Jorge HoffmannUniversidade Federal de Santa CatarinaSchmitz, Lygia Barbachan de A.2015-02-09T16:32:58Z2015-02-09T16:32:58Z2015-02-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis51 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129739porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-09T16:32:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129739Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-09T16:32:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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